Autor Tópico: Testando a Sigma 8-16mm f/4.5-5.6  (Lida 5385 vezes)

atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Outubro de 2010, 21:30:50
1






2






3






4



Não é a mais nítida das lentes mas é bem interessante.
O ângulo de visão é bem dramático para uma DX.
abs
 :ok:
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2010, 21:43:27
Muito Legal. Efeito bem interesante quando bem usado. Nitidez boa apesar da sua ressalva, acho um PS dá jeito se essa for a intenção.

abraço


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2010, 22:23:14
A foto 3 está fuderástica.

Essa seria a lente grande angular que eu compraria pra APS-C.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2010, 22:47:35
Belas fotos, Aguinaldo.

Essa lente é bem interessante, gostei dos resultados com ela.


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2010, 09:53:51
- Interessantes !!!! Não conhecia esta lente...

- Me perdoem a ignorância... A maior "grade" Ângular q eu já usei foi a do Kit do meu equipo 18/55 DX... A qual eu percebo que em 18mm dependendo do ângulo cria uma curvatura relativamente grande ( situações próximas ) Horizontes e coisas bem distantes fica bem "nivelada"... Vendo as tuas fotos todas em 8mm as P&B's demonstram uma leve curvatura, mas creio q seja mais composição do q a lente, a julgar pelas coloridas... Daí a dúvida... Em 8mm em uma APS(D80) não deveria dar um efeito de quase fisheye ?????
- Lembrando q o amigo possui uma coleção de maquinas (((risos)))  Já fizestes um teste com uma Full Frame ????
- Por casualidade ontem estava lendo um tópico sobre diferenças de APS e FF, até onde eu entendi...(devagarinho eu vou aprendendo (((risos)))) O sensor FF é bem maior oq provavelmente não daria curvatura alguma a imagem, certo ????

Abração !!!


JoaoSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
    • Foto com Celular
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2010, 10:04:23
Gostei de todas, um pouco mais da primeira. Todas bonitas.
Canon SX130 IS / SONY Xperia ARC


Sander

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2010, 11:31:58
Não é a mais nítida das lentes mas é bem interessante.
O ângulo de visão é bem dramático para uma DX.

O que você achou da velocidade e precisão do AF?
Abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2010, 11:42:47
- Interessantes !!!! Não conhecia esta lente...

- Me perdoem a ignorância... A maior "grade" Ângular q eu já usei foi a do Kit do meu equipo 18/55 DX... A qual eu percebo que em 18mm dependendo do ângulo cria uma curvatura relativamente grande ( situações próximas ) Horizontes e coisas bem distantes fica bem "nivelada"... Vendo as tuas fotos todas em 8mm as P&B's demonstram uma leve curvatura, mas creio q seja mais composição do q a lente, a julgar pelas coloridas... Daí a dúvida... Em 8mm em uma APS(D80) não deveria dar um efeito de quase fisheye ?????
- Lembrando q o amigo possui uma coleção de maquinas (((risos)))  Já fizestes um teste com uma Full Frame ????
- Por casualidade ontem estava lendo um tópico sobre diferenças de APS e FF, até onde eu entendi...(devagarinho eu vou aprendendo (((risos)))) O sensor FF é bem maior oq provavelmente não daria curvatura alguma a imagem, certo ????

Abração !!!

Acho que essa questão da "curvatura" depende do tratamento ótico (da construção) de cada lente. A Grande Angular naturalmente tende ao "Olho de Peixe" mas elementos óticos corrigem isso e permitem que uma lente G.A de 10mm "curvem" muito menos que uma FishEye 15mm, por exemplo. Creio também que a maioria delas tendem a "curvar" mais nas bordas e menos no centro, por isso, talvez em FF o efeito seja mais evidente.

A 18-55mm Canon em 18mm tem esse efeito de curvatura muito mais acentuado que a 10-22mm em 10mm, por exemplo.

Abraço.


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2010, 12:30:21
Acho que essa questão da "curvatura" depende do tratamento ótico (da construção) de cada lente. A Grande Angular naturalmente tende ao "Olho de Peixe" mas elementos óticos corrigem isso e permitem que uma lente G.A de 10mm "curvem" muito menos que uma FishEye 15mm, por exemplo. Creio também que a maioria delas tendem a "curvar" mais nas bordas e menos no centro, por isso, talvez em FF o efeito seja mais evidente.

A 18-55mm Canon em 18mm tem esse efeito de curvatura muito mais acentuado que a 10-22mm em 10mm, por exemplo.

Abraço.

- Powww valeu pela explicação !!!! Abração !!!


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2010, 12:59:50
- Interessantes !!!! Não conhecia esta lente...

- Me perdoem a ignorância... A maior "grade" Ângular q eu já usei foi a do Kit do meu equipo 18/55 DX... A qual eu percebo que em 18mm dependendo do ângulo cria uma curvatura relativamente grande ( situações próximas ) Horizontes e coisas bem distantes fica bem "nivelada"... Vendo as tuas fotos todas em 8mm as P&B's demonstram uma leve curvatura, mas creio q seja mais composição do q a lente, a julgar pelas coloridas... Daí a dúvida... Em 8mm em uma APS(D80) não deveria dar um efeito de quase fisheye ?????
- Lembrando q o amigo possui uma coleção de maquinas (((risos)))  Já fizestes um teste com uma Full Frame ????
- Por casualidade ontem estava lendo um tópico sobre diferenças de APS e FF, até onde eu entendi...(devagarinho eu vou aprendendo (((risos)))) O sensor FF é bem maior oq provavelmente não daria curvatura alguma a imagem, certo ????

Abração !!!

Não sei se entendi sua pergunta, mas a curvatura a que voce se refere deve ser a "distorção de barril" (barrel distortion) que entorta as linhas retas para fora.
Essa distorção ocorre até em algumas lentes normais, e em zoom grande angular aumenta com a diminuição da distância focal.
No caso das minhas duas fotos P&B a curvatura é da duna e não foi causada pela lente.

A propósito essa lente tem alguma distorção deste tipo sim.

Quanto a relação entre a distância focal e olho de peixe/GA, já que há olhos de peixe com 16mm e GA retilínea com 14mm, a resposta deve ser o tipo de construção.

Não testei na FF, mas o resultado será o mesmo, já que para eliminar a vinheta pela câmera o enquadramento ficará o mesmo.

abs
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2010, 13:01:12
O que você achou da velocidade e precisão do AF?
Abs.

Muito bons.

abs
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2010, 19:37:43
Cara, fiquei apaixonado com a lente. Estava pensando em uma 10-20mm da Sigma + uma 8mm FE da Bower mas estou mudando de idéia. Vou perder um pouco do efeito da FE, mas em compensação o conjunto fica mais leve e economizo uns 130 dólares :assobi:... Antes de ver seu post estava vendo esse aqui: http://darwinwiggett.wordpress.com/2010/06/29/field-test-sigma-af-8-16mm-f4-5-5-6-dc-hsm/ com a mesma lente e fiquei de queixo caido.

Vi em outros lugares gente reclamando do AF dela, mas acho que não é o seu caso. Vi outras pessoas falando bem também. De uma forma geral, vc está satisfeito com ela? Há quanto tempo está usando? A questão de não poder colocar um filtro UV chega a incomodar?

Abraço e parabéns :clap:.

Muito bons.

abs


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2010, 19:57:07
Cara, fiquei apaixonado com a lente. Estava pensando em uma 10-20mm da Sigma + uma 8mm FE da Bower mas estou mudando de idéia. Vou perder um pouco do efeito da FE, mas em compensação o conjunto fica mais leve e economizo uns 130 dólares :assobi:... Antes de ver seu post estava vendo esse aqui: http://darwinwiggett.wordpress.com/2010/06/29/field-test-sigma-af-8-16mm-f4-5-5-6-dc-hsm/ com a mesma lente e fiquei de queixo caido.

Vi em outros lugares gente reclamando do AF dela, mas acho que não é o seu caso. Vi outras pessoas falando bem também. De uma forma geral, vc está satisfeito com ela? Há quanto tempo está usando? A questão de não poder colocar um filtro UV chega a incomodar?

Abraço e parabéns :clap:.


Estou vendendo ela justamente pela impossibilidade de usar o filtro. Está no ML.
Tenho a 10-20mm que fica direto com o PL.
Estou com ela há menos de um mes.
O AF dela é OK.
abs
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2010, 09:37:44
Não sei se entendi sua pergunta, mas a curvatura a que voce se refere deve ser a "distorção de barril" (barrel distortion) que entorta as linhas retas para fora.
Essa distorção ocorre até em algumas lentes normais, e em zoom grande angular aumenta com a diminuição da distância focal.
No caso das minhas duas fotos P&B a curvatura é da duna e não foi causada pela lente.

A propósito essa lente tem alguma distorção deste tipo sim.

Quanto a relação entre a distância focal e olho de peixe/GA, já que há olhos de peixe com 16mm e GA retilínea com 14mm, a resposta deve ser o tipo de construção.

Não testei na FF, mas o resultado será o mesmo, já que para eliminar a vinheta pela câmera o enquadramento ficará o mesmo.

abs


 :ok:

- Valeu !!! Não havia visto a tua resposta...


anapaulalr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2010, 11:03:17
A 3 ficou maravilhosa! Parabéns!
Ana Paula Lobato
Canon 500D | 18-55mm IS | 55-250mm IS | 50mm f1.8 II