Autor Tópico: Analogia  (Lida 1797 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Online: 23 de Dezembro de 2005, 17:17:57
Olá pessoal.

Muita gente acha que comprado "a" câmera vai começar a tirar fotos maravilhosas. Bom, vou fazer uma pequena analogia. Eu jogo tênis há cerca de 5 anos, e estive parado nos últimos meses porque minha raquete quebrou. Bom, eu pensei: já que vou comprar uma raquete nova, vou comprar uma profissional.

Comprei, paguei quase 700 reais. Só que eu sabia que não era isso que ia fazer eu jogar melhor. Dito e feito, eu joguei com a raquete, meu jogo sem dúvida melhorou, mas pouco, não foi nada impressionante. E eu percebi que é muito mais difícil jogar com ela.

Resumindo, eu paguei 10x o preço de uma raquete básica, mas para meu jogo melhorar talvez uns 30%.

E tenho certeza absoluta que se eu comprasse uma raquete assim logo no começo, eu não conseguiria jogar com ela, e provavelmente não saberia nem escolher, já que há centenas de modelos no mercado.

Bom, o objetivo disso é só pra mostrar que o equipamento certo em mãos erradas é muito pior que qualquer equipamento em mãos certas. Não adianta o cara comprar a melhor câmera do mundo se não souber o básico do básico.

PS: não me arrependo da compra, pois eu sabia o que estava comprando e o que esperar dela.

Abraços e feliz natal para todos!

Ricardo
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2005, 17:36:36
Reflexão interessante, Ricardo.

Com fotografia não é diferente. Tanto é assim que há um ano mesmo com o dinheiro já separado postergo a compra de uma DSRL, venho pensando em antes pegar uma câmera no estilo de uma Fuji F11, sensor interessante, controles manuais, se ela tivesse raw já seria minha escolha certa. Provavelmente vou aproveitar mt mais uma câmera assim do que uma D50, fotografar muito mais.

Numa época em que o consumismo dispara, tá na cara que o próprio fotógrafo precisa colocar um 'freio' nisso - não entrar nesse jogo. Na época das câmeras de filme comprava-se uma Pentax e era 10, 15 anos com ela, agora a cada novidade a câmera é vendida e uma nova se torna objeto de desejo, às vezes esse período é de 6 meses.

Assim como jogar mais é mt mais causa de evolução do teu tênis, sem dúvida fotografar mais, estudar mais é causa de evolução na foto mais do que uma câmera.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2005, 17:37:49 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2005, 19:04:34
Bem, eu acho tudo muito relativo.

Existem várias variáveis!

Sabemos que existem fotógrafos iniciantes, intermediários e profissionais e podemos fazer as combinações de equipamento básico, intermediário até o avançado e ai começam as ramificações.

Eu ainda encaixaria mais uma incógnita nesta equação, que seria o lugar onde ele se encontra ou o assunto que ele tem a disposição!

Imaginem por exemplo se com o equipamento que tenho hoje e cons os conhecimentos que adquiri nestes meus 2 anos de fotografia digital, eu ainda tivesse grana para viajar. Imaginem se eu pudesse hoje ir para a Rússia ou para algum país oriental passar um mês lá despreocupado fotografando tudo que eu quisesse ou conseguisse. Tenho certeza que faria boas fotos e teria muito assunto e história pra contar.

Agora vamos imaginar outra situação. Imaginem dois fotógrafos com experiências semelhantes, com equipamentos semelhantes, mas um está no Rio de Janeiro por exemplo e outro está numa cidadezinha pobre do interior do pais. Quem poderia nos oferecer melhores fotos? É relativo, eu sei, mas... eu aposto que o cara do Rio de Janeiro iria ter uma imensa vantagem e nos apresentaria fotos melhores. (Rio de Janeiro foi só um exemplo, poderia ser Floripa, Búzios, Curitiba, Fernando de Noronha, etc...)

Então, na minha opinião, acredito que para se fazer boas fotos é necessário o fotógrafo se dedicar, querer fazer bem feito, se interessar, gostar de fotografia, mas também ter um bom equipamento, saber usa-lo, e claro, também ter acesso a lugares ou pessoas.

No meu ver, não adianta vc dar uma compactazinha para um fotógrafo fodão, que eu tenho certeza de que ele não fará muita coisa. Pra mim tem que ter conhecimento + equipamento + lugar. Qto mais melhor.
 
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2005, 19:33:46
Citar
Agora vamos imaginar outra situação. Imaginem dois fotógrafos com experiências semelhantes, com equipamentos semelhantes, mas um está no Rio de Janeiro por exemplo e outro está numa cidadezinha pobre do interior do pais. Quem poderia nos oferecer melhores fotos? É relativo, eu sei, mas... eu aposto que o cara do Rio de Janeiro iria ter uma imensa vantagem e nos apresentaria fotos melhores. (Rio de Janeiro foi só um exemplo, poderia ser Floripa, Búzios, Curitiba, Fernando de Noronha, etc...)

É uma verdade. Em algumas viagens com uma Canon 35mm de filme (que custou R$90 e lentes plásticas) fiz fotos incríveis, sequer sabia algo de fotografia (meu interesse só surgiu há dois anos com as digitais), de volta ao Brasil já é bem mais complicado conseguir assuntos interessantes no dia a dia de quem vive no interior, como é meu caso.

Citar
No meu ver, não adianta vc dar uma compactazinha para um fotógrafo fodão, que eu tenho certeza de que ele não fará muita coisa. Pra mim tem que ter conhecimento + equipamento + lugar. Qto mais melhor.

Agora isso não dá p concordar, têm caras da NatGeo fotografando de compacta Panasonic. Não é a câmera que faz o fotográfo.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2005, 20:22:22 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2005, 20:05:48
Não vejo o local como principal....

Depende muito do objetivo de cada fotógrafo. Vale o mesmo raciocínio do equipamento, tem que saber usar o que se tem.
Eu acho que faria fotos melhores numa cidadezinha do interior do que no Rio de Janeiro....rs depende muito do que se curte fotografar, do olhar que cada um tem.
 
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2005, 20:23:49
Se fosse possível transformar esses raciocínios em números eu arriscaria dizendo que uma boa foto é 50% cenário, objeto e principalmente luz (para não limitar ao local, como diz o Alex), 30% conhecimento/uso (composição p. ex),  e 20% equipamento - deixando claro que isso se refere a amadores, para profissionais penso que o equipamento conta mais em função de limitações e exigências de cada trabalho.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2005, 20:27:45 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2005, 21:48:01
Eu acho que é 80%  a Habilidade e Sensibilidade do profissional, 10% o lugar e 10% o equipamento.

Cara que é bom faz fotos incriveis com uma Apitek no fundo do quintal, hehehe.

Tenho uma Canon Manual de baixo custo justamente para aprender a tirar fotos, porem, é necessario cursos e estudar muito, coisa que ultimamente nao estou com tempo para me dedicar... :bye2:  
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Marie LaStrange

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2006, 10:57:43
Citar
Eu acho que faria fotos melhores numa cidadezinha do interior do que no Rio de Janeiro....rs depende muito do que se curte fotografar, do olhar que cada um tem.
Concordo plenamente. Eu também preferiria a cidadezinha do interior, pra mim seria mais rica. É muito fácil, por exemplo, tendo noções básicas de fotografia e sabendo usar um bom equipamento, apontar as lentes pro cristo redentor, a lagoa rodrigo de freitas ou a corcovado e fazer uma foto que vai agradar a todos.

Mais olhar para uma cerca velha de madeira cheia de fungos e extrair dali uma foto interessante pode sim ser mais difícil, mas aí já entra em jogo o talento do fotógrafo de "fazer" uma foto e não apenas fotografar o que já está pronto, diante dos seus olhos. Eu preferiria o desafio, já que "fotos de paisagens" no geral só me agradam se forem muito, muito boas e tiverem algum elemento criativo incorporado.
Marie LaStrange
Jersey, Channel Islands
http://www.flickr.com/photos/cherrysoda/


Marie LaStrange

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2006, 11:06:34
Citar
Eu acho que é 80%  a Habilidade e Sensibilidade do profissional, 10% o lugar e 10% o equipamento.

Cara que é bom faz fotos incriveis com uma Apitek no fundo do quintal, hehehe.
Concordo também. :)
Mas não fala mal da Aiptek não, ô... rsrs
Foi minha primeira câmera, e eu consegui fotos como essa:

http://images12.fotki.com/v236/photos/5/58...4/abuh05-vi.jpg

http://images15.fotki.com/v245/photos/5/58...4/hair01-vi.jpg

Enfim, eu estou sofrendo pra aprender a lidar com uma Olympus C770, porque o manual que veio com a câmera é inútil. Difícil de achar informação online, mas prefiro quebrar a cabeça do que investir num equipamento mais caro achando que assim minhas fotos vão automaticamente melhorar.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2006, 11:10:20 por Marie LaStrange »
Marie LaStrange
Jersey, Channel Islands
http://www.flickr.com/photos/cherrysoda/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2006, 12:47:29
Eu diria o seguinte, o equipamento representa cerca de 10% do resultado final da imagem, é importante? Não só é importante como tem casos em que é fundamental. Sou contra essa história que cara que é bom faz até com aiptek, considero isso um verdadeiro desperdício, cara que é bom faz 500X melhor com uma D50 do que faria com uma aiptek.
Agora quando tratamos de local, me desculpem, mas a escolha do local também faz parte da qualidade do fotógrafo, não existe essa história de que o bom fot'gorafo deixa algo bonito, o bom fotógrafo só consegue mostrar a beleza que já está em algum lugar, e para isso ele tem que primeiro escolher o loca e depois identificar como mostrar essa beleza que ele viu. Se o lugar não ajudar fica realmente complicado.
Muitos aqui devem ficar pensando porque temos dificuldades de fazer boas fotos coloridas no Brasil, enquanto pegamos os estrangeiros e eles tem ótimas fotos. Bom tirando a região central do Brasil a luz no restante do país é péssima para trabalhar, a maioria dos bons fotógrafos pelo mundo não escolheriam o sul e o sudestre brasileiro para trabalhar à luz do dia, pois a luz simplesmente não ajudaria.
Bom o que quero dizer com isso que o que vcs chamam de local eu continuo chamando de fotógrafo, escolher um bom assunto é parte do que eu defino por bom fotógrafo, normalmente todos os locais de bons assuntos (tá o Rio realmente é fantástico nesse quesito), mas cabe ao fotógrafo identificar esses assuntos, definir como embelezar esses assuntos e se tratando de luz natural ter a paciência necessária para aguardar uma luz realmente interessante. :)
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2006, 12:48:43 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2006, 14:52:37
Citar
Enfim, eu estou sofrendo pra aprender a lidar com uma Olympus C770, porque o manual que veio com a câmera é inútil. Difícil de achar informação online, mas prefiro quebrar a cabeça do que investir num equipamento mais caro achando que assim minhas fotos vão automaticamente melhorar.
Talvez ajude...

A Quick Introduction to the Olympus C-770 Zoom Digital Camera
http://www.wellesley.edu/Computing/Cameras...m/C770zoom.html

Full manual
http://www.olympusamerica.com/files/c770-refman.pdf
 


Marie LaStrange

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2006, 15:32:29
Citar
Sou contra essa história que cara que é bom faz até com aiptek, considero isso um verdadeiro desperdício, cara que é bom faz 500X melhor com uma D50 do que faria com uma aiptek. (...) não existe essa história de que o bom fot'gorafo deixa algo bonito, o bom fotógrafo só consegue mostrar a beleza que já está em algum lugar, e para isso ele tem que primeiro escolher o loca e depois identificar como mostrar essa beleza que ele viu.
Fica complicado, mas não impossível. Eis o desafio da fotografia, não é verdade? Apontar para um lugar bonito e fazer fotos legais é relativamente fácil. Basta conhecimento técnico. Já conseguir tirar algo belíssimo (como já vi tantas vezes) de um subject considerado comum, como uma concha na areia, ao escolher ângulo e composição interessantes é arte.

E sobre a Aiptek... Bem, é evidente e indiscutível que um puta fotógrafo fará maravilhas com uma SLR, mas se ele for bom mesmo, consegue achar uso tirar fotos interessantes até mesmo de uma Aiptek ou Vivitar da vida - da mesma forma como há fotos fantásticas feitas com pinhole. Já se ele for ruim, não adianta câmera nenhuma. A idéia era essa. :)
Marie LaStrange
Jersey, Channel Islands
http://www.flickr.com/photos/cherrysoda/


Marie LaStrange

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2006, 15:55:47
Citar
Citar
Enfim, eu estou sofrendo pra aprender a lidar com uma Olympus C770, porque o manual que veio com a câmera é inútil. Difícil de achar informação online, mas prefiro quebrar a cabeça do que investir num equipamento mais caro achando que assim minhas fotos vão automaticamente melhorar.
Talvez ajude...

A Quick Introduction to the Olympus C-770 Zoom Digital Camera
http://www.wellesley.edu/Computing/Cameras...m/C770zoom.html

Full manual
http://www.olympusamerica.com/files/c770-refman.pdf
Muito obrigada, Pictus!

O primeiro link é meio básico, o segundo é basicamente o mesmo manual que eu tinha impresso aqui, mas esse tem tópicos que faltavam no meu. Obrigada mesmo, vou lê-lo agora.

Achei outro na megapixel.net, resumido mas também me ajudou: http://www.megapixel.net/reviews/oly-c770uz/c770uz-gen.php

Valeu!
Marie LaStrange
Jersey, Channel Islands
http://www.flickr.com/photos/cherrysoda/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2006, 18:47:32