Autor Tópico: Inusitado: Fotógrafo usa Ipad como sistema de iluminação para ensaio fotográfico  (Lida 5003 vezes)

JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Já ví várias utilizações inusitadas para o iPad, mas sem dúvida, uma das principais acaba de surgir: um estúdio fotográfico resolveu usar vários tablets da Apple como sistema de iluminação para fotos.



No total, 9 iPads com tela branca, fixados em pranchas, fazem um dos mais caros métodos de iluminação já visto (cerca de 4.500 dólares). Jessen Rosten, o fotógrafo responsável por isso, justifica dizendo que com o iPad é possível ter um sistema de controle de luminosidade bem eficiente, podendo deixar mais ou menos intenso.

Pra quem quiser conhecer um pouco mais sobre esta solução, segue um vídeo do making off do ensaio:



Bom, muitos tacharão esta idéia de sensacionalista, feita somente para aparecer na mídia e talz, mas como a grana não saiu do meu bolso, que façam bom uso do novo sistema de iluminação... hehehehe

Abraços a todos.
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User



Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
É usar a criatividade, Já fiz algo semelhante mas com tela de notebook, tinha somente 1 ponto de luz e precisava de uma foto de um colar. Fixei o colar em uma arara de roupa, abaixei para dar a altura da mesa e coloquei o note com tela branca atrás da peça... assim consegui ter o fundo 100% branco.
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Excelente resultado. Muito louco.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Citar
Jesse Rosten  1 day ago
All iPads were borrowed from friends.

Sendo assim, é mais compreensível... fotografar com luz contínua é mais fácil do que com o flash (pelo menos para mim). Sendo asssim acho válida a alternativa de sair pegando os ipads dos amigos rs


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Parece-me que o cara só quer aparecer. Puro sensacionalismo. Não entendo muito mas creio que exista maneiras muito mais eficientes e baratas de conseguir iluminação contínua.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Sensacionalismo ou não o negócio funciona. :D
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Vi em diversos sites falando desta nova "utilidade" do iPad, 98% deles condenaram ao apedrejamento a equipe de Fotográfos que tiveram a idéia.

Eu achei a idéia fantástica, cara/exagerada/sensacionalista, mas imagina as possibilidades de se trabalhar com diferentes intensidade e cores.

Estou até pensando em usar meu "mini-iluminador" (Vulgo Iphone)  :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 10:52:23 por Oberdan Gomes »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Sensacionalismo ou não o negócio funciona. :D
O funcionamento é óbvio assim como qualquer outro equipamento gerador de luz.
Nas lojas americanas tem TV de LED de 42 polegadas na oferta. Sai muito mais barato e tem o mesmo efeito.  :)
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Vi em diversos sites falando desta nova "utilidade" do iPad, 98% deles condenaram ao apedrejamento a equipe de Fotográfos que tiveram a idéia.

Eu achei a idéia fantástica, cara/exagerada/sensacionalista, mas imagina as possibilidades de se trabalhar com diferentes intensidade e cores.

Estou até pensando em usar meu "mini-iluminador" (Vulgo Iphone)  :hysterical: :hysterical:
Essa idéia de usar cores é legal. Eu mesmo já usei a tela do meu note inúmeras vezes. Não como iluminação mas como background. Funciona, fica legal mas não é novidade.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Realmente novidade não é, mas que é legal isso não tenho dúvida.

Agora dê uma olhada nisso aqui:


Video:


Fonte: http://berglondon.com/blog/2010/09/14/magic-ipad-light-painting/
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 08:46:06 por Oberdan Gomes »


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
 :eek: Muito louco esse video  :clap: :clap:
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Esse sim...muita criatividade. E dependendo de como o posicionamento da câmera é trabalhado pode-se conseguir imagens com efeitos tridimensionais fantásticos como os hologramas. Muito legal.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Esse sim...muita criatividade. E dependendo de como o posicionamento da câmera é trabalhado pode-se conseguir imagens com efeitos tridimensionais fantásticos como os hologramas. Muito legal.

Eu fiz uns testes aqui com o iphone, o app se chama Holo-Paint e custa 2 Obamas, meus testes ficaram uma bo**a  :doh:, negócio é pegar o jeito...

Tem que ter a manha do tempo de movimentação do iphone/ipad, se for muito rápido ele "espalha" as letras, e se for muito devagar fica uma embolação danada.

Estou pensando em uma engenhoca:
- Iphone
- Um suporte genérico para iphone
- Carrinho de Brinquedo

Minha idéia é prender o aparelho no carrinho e assim ter movimento mais preciso e contínuo, veremos o que sai

[prancheta de projetos modo ON]

Update:
Link do App: http://itunes.apple.com/us/app/holo-paint/id394071865?mt=8
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 13:39:42 por Oberdan Gomes »


leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Realmente, por enquanto aqui no brasil não é viavel, mas que é bem interessante é!
abraço
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR