Autor Tópico: Dúvida sobre Zoom  (Lida 1187 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Dezembro de 2005, 02:29:05
Prezado(a),

Sobre o zoom das câmeras digitais, gostaria de tirar as seguintes dúvidas :

1a) Qual a diferença entre o Zoom Wide(W) e o Zoom Tele(T) ?

2a) Todos os dois tipos de zoom acima mencionaos constituem zoom ÓPTICO, ou o
primeiro é óptico e o segundo é digital ?

3a) É possível configurar uma câmera digital para não utilizar o zoom digital ?

4a) Em relação ao zoom óptico, há como configurá-la para não utilizá-lo
(embora me pareça que isto não faça muito sentido!!!) ?

Agradece,

Max W. V. Carvalho  
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2005, 02:44:22
1 e 2) Por exemplo, se a câmera tem o commprimento focal de 35-140mm (ou seja, zoom ÓTICO de 4X - 140/35=4), o wide é quando está em 35mm e o tele é quando está em 140mm. Portanto, tele é relacionado à zoom ótico e não usa-se o zoom no wide.

3) Acho que isso varia de câmera p/ câmera. Mas creio que na maioria dê para tirar o zoom digital.

4) Bem, e acho que não dá não. Para mim essa pergunta faz sentido sim! rs
Nas Sonys, como a maioria sabe, o smart zoom é um crop da imagem na resolução máxima (sem distorções, portanto). As vezes vc quer usar o zoom mas não quer mudar a abertura do obturador e não é possível fazer isso (nessas compactas a diferença entre a maior abertura do wide e do tele é muito grande), só "desligando" o ótico e usando o smart zoom.
Ahh sou péssimo para explicar... Mas deu pra entender algo? =P


Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2006, 18:05:30
Olá,
Vou tentar ajudar mais um pouco,

1) de uma forma simples, uma lente na distância focal de 50mm é chamada de NORMAL, abaixo disto ela é chamada de grande-angular (ou WIDE em inglês) e acima deste valor (50mm) ela é uma Tele. Existem ainda algumas variações destas especificações que são: ultra wide (super grande angular) para lentes abaixo de 28mm ou super tele, para as que tem mais de 300mm de distância focal. Há ainda as olho-de-peixe (eye-fish) que são super grande angulares com um enorme ângulo de visão (cerca de 180º) que é usada para aplicações bem específicas.

resumindo fica assim :

Ultra Wide         : abaixo de 28mm
Grande-Angular : entre 28 e 49mm
Normal           : 50 mm
Tele           : de 51 à 300mm   
Super Tele         : acima de 300mm

diferente do que entendi na resposta do Pedro, uma lente zoom, não precisa necessariamente ir de wide a tele, se considerarmos, por ex., uma lente 70 - 200 tanto a distância inicial como a final será considerada tele, da mesma forma numa
lente 17-40 tanto na distância inicial quanto a final será considerada uma lente grande-angular.

2) O zoom ótico é conseguido através do movimento das lentes, o digital é uma ampliação da imagem, feita via software, a partir de sua maior distância focal. por ex., usando o exemplo do Pedro, se sua câmera tem um objetiva 35-140, até o 140 é zoom ótico, acima disso é digital. resumindo ainda mais, até um determinado ponto a câmera, usando exclusivamente suas lentes, consegue "aproximar" uma determinada imagem, a partir deste limite, via software, a câmera vai ampliando a imagem captada, criando para elas novos pixels que antes não existiam. Vale lembrar que zoom digital é sinônimo de péssimas imagens !!!

3) Geralmente sim, praticamente todas as câmeras que eu já vi tem esta opção

4) Acredito que não exista esta opção, particularmente, acho que não faz sentido deixar de usá-lo, ele é extremamente útil e em várias situações chega a ser extremamente necessário em tantas outras. Existem câmeras e objetivas de lente fixa (na verdade acho que no mundo digital as câmeras de lente fixa ainda não chegaram) que normalmente garantem uma melhor qualidade e nitidez na imagem por conterem menos elementos por onde a luz tem que passar. mas aí já é outro caso.
Na maioria das câmeras a perda de luminosidade realmente existe ao se usar o zoom, mas, normalmente nao é nada absurda e é facilmente contornada com uma menor velocidade no obturador. Quanto ao crop que a Sony faz, é uma intervenção via software que acho bem mais aconselhável fazê-lo via PS.

Té +
 
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm