Autor Tópico: iPad, será que vale o investimento?  (Lida 13297 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #30 Online: 10 de Dezembro de 2010, 09:59:03
Vamos lá: Quanto custa um bom álbum/portfólio? R$300 a R$500?
Quantos desses você vai colocar para seus clientes verem?
Uns 10?

Que tal substituir metade desses por um ipad?

Ninguém está dizendo que o bicho vai servir de PC ou substituir seu MB ou IMac. Ele não foi feito para isso.

Em tempo, um bom teclado para o IPad custa menos de R$200 vindo da china. Mas a tela, mesmo que capacitiva, não alcança a precisão da ponta do mouse ou de uma "tela-mouse" de 7" conectada na USB usada para este fim.





Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 10 de Dezembro de 2010, 10:18:00
Daniel, pode ser mesmo que para essa aplicacao pode ser uma boa....mkt puro


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #32 Online: 10 de Dezembro de 2010, 10:58:19
A maior feature do iPad na minha opinião é o display IPS. O iPad é pesado para ler um e-book confortavelmente ou mesmo para assistir a um filme no avião (mas já deve existir um suporte para poltrona de avião para iPad :P). Mas talvez esse seja o início da era dos porta-retratos digitais como opção séria de visualização de fotografias (em detrimento do papel fotográfico).
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2010, 10:59:20 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #33 Online: 11 de Dezembro de 2010, 05:54:54
O iPad é muito legal, mas tenha em mente que não é um substituto para um notebook, pois não tem um teclado a sério. Mas é uma excepcional plataforma multimídia que toca vídeos e áudio muuuuito bem. É ótimo para navegar na internet, ver correio eletrônico, essas coisas. Tem uns aplicativos bem legais. Fora que para fotografia é MUITO melhor do que qualquer notebook na mesma faixa de preço, quando o importante for mostrar as fotos para o cliente, porque a tela é fantástica. É um ótimo e-reader, mil vezes melhor que o Kindle. Quem critica geralmente é porque nunca usou. E existem adaptadores USB e para cartão SD para ele, para quem não sabe....

http://store.apple.com/us/product/MC531ZM/A

iPad e notebook são ferramentas muito diferentes.

Concordo em grau e genero...rs to pra pegar um desses p portifolio...
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2010, 05:56:18 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


JulioS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Web Site Pessoal
Resposta #34 Online: 20 de Dezembro de 2010, 12:16:46
Minha opinião sobre o iPad é simples: para o meu caso, não vejo utilidade nenhuma. No dia-a-dia, eu não vou ficar andando com aquele trambolho. Acho o iPad ótimo para mulheres, que já andam sempre com uma bolsa. Eu já me incomodo de ter que levar carteira e celular (nem relógio eu uso), portanto não vou ficar levando um iPad para usar muito eventualmente. Na verdade, estou usando um celular Xperia X10 com Android 2.1 e tudo que eu preciso resolver faço por ele: email, web, redes sociais, chats im, navegação GPS, telefone, organização de contatos, etc.  Para usar como fotógrafo em externas, o iPad também não me ajudaria de nada. O iPad não tem conectividade com USB para HDs externos e outras coisas necessárias. Eu estou aguardando este mercado dos tablets estabilizar e o android entrar para valer. Quem já deu uma olhada no mercado livre e no youtube, certamente viu aparelhos andoid que seriam muito mais úteis que um iPad para um fotógrafo. Basta procurar um pouco para encontrar tablets android com entrada USB e saídas HDMI. Imaginem se for possível ligar um HD externo nestas USB. Logo será possível baixar as fotos para um HD externo, visualizá-las no tablet e até projetar em um monitor de alta resolução via HDMI. Isto me parece útil para um fotógrafo.

Agora, se você acha legal ter um iPad para apresentar seu portfólio porque seus clientes te darão mais atenção se você fizer desta forma, o investimento no equipamento está perfeitamente justificado.  Só não vamos confundir as coisas! Apresentar o portfólio em uma plataforma de última geração para ganhar atenção e elevar as chances de fechamento de trabalhos é uma estratégia de marketing, não tem nenhuma relação com o uso produtivo do equipamento no dia-a-dia.
_____________ @juliosene _________________
Tutorial Básico sobre Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/basico-lightroom-3.html
Tutorial sobre Importação no Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/lightroom-3-importacao.html


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #35 Online: 20 de Dezembro de 2010, 15:49:01
Pessoal... vamos para uma análise de algo mais primordial: o que é o logo da Apple? Uma maçã mordida, o pecado original. A Apple tem em seu logo a sua grande missão subliminar: seduzir. A utilidade não é o ponto forte da Apple, embora alguns de seus produtos possam realizar uma tarefa melhor do que qualquer outro. Mas isso não é a regra geral.

Na maioria das vezes, o nosso ego é massageado com uma ou outra funcionalidade e ficamos inebriados com os produtos Apple. Olhem o Apple Wireless Keyboard, o requinte, a estrutura metálica e as teclas macias. É óbvio que essas são características secundárias para um trabalho produtivo, mas por causa disso somos capazes de deixar de lado algumas pedras que a Apple coloca no nosso sapato.

O Wireless Mouse é tão falho para detectar o clique secundário que eu já desisti de habilitá-lo. Mas a rolagem com um "carinho" na superfície do mouse é fantástica, extravagante, única.

Apple = sedução. E eu muitas vezes sou seduzido, mas é bom ter plena noção disso para não ficar apenas na condição de alienado...
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2010, 15:50:14 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


JulioS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Web Site Pessoal
Resposta #36 Online: 20 de Dezembro de 2010, 18:01:08
Se for usar o produto satisfazer seu desejo pessoal, não há justificativa que vá convencê-lo a deixar de comprar. Neste caso, o produto ganha o status de jóia: a maior função é chamar a atenção e despertar o desejo alheio.

Agora, se for pensar bem... e ainda se olhar coisas que estão por vir como o novo Android, vai desistir.
http://www.tabletpcreview.com/default.asp?newsID=1789
_____________ @juliosene _________________
Tutorial Básico sobre Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/basico-lightroom-3.html
Tutorial sobre Importação no Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/lightroom-3-importacao.html


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #37 Online: 20 de Dezembro de 2010, 18:26:22
Em 95% dos quesitos o ipad é PIOR que o Galaxy, entretanto existe uma aura sobre os produtos da Apple. É como se tudo que o jobs fizesse fosse bom (normalmente é, mas não é uma verdade absoluta).

Se for ter utilidade, o Samsung-Tab é melhor que o ipad. Mas aí entra o fator sedução (gostei da analogia do colega Francisco). Neste ponto a Apple é imbatível no ramo de gadgets e computação. Para os clientes (não estou falando para mim) ver as fotos com o ipad é sim fator de venda, e o dono da produtora onde trabalho como freela sabe bem disso.

Penso sim nesta aquisição mas só para este fim principal. Infelizmente não seria para uma computação móvel de qualidade.

Em tempo, também tenho um Xperia e para ver e-mail e algumas notícias é suficiente (aliás, meu N97mini com tela bem menor - 3,2" - também é). Por esses motivos a justificativa será para propaganda. Marketing.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #38 Online: 22 de Dezembro de 2010, 13:40:38
Acho que realmente vai do que cada um busca, não da pra falar que eh útil ou inútil, no final todos estão certos aqui...rs

Ja outro dia dei uma fuçada no Samsung-Tab e não curti não, não compraria ele por que achei a tela pequena p/ oq eu quero, o preço dele tb ta bem salgado (2,500 contra 1,500 do ipad), bateria de 7 horas contra a de 10 horas do ipad, e alem do tamanho a qualidade da imagem e resolução é maior no iPad...

Não ligo muito pra "status", mas cada um cada um, nada contra, eu particularmente acho bem mais viavel um portfólio onde antes de sair de casa posso montar ele como quiser, e ainda deixar algo em stand by caso queira mostrar, e mais interativo para apresentar o trabalho, indiferente da marca do tablet...

Pra celular mesmo to querendo torcar meu iPhone por um Galaxy S, acho que o Android da dando de mil a zero em recursos, acho a apple muito fechada pra isso, apesar de ter muito mais aplicativos, o Android é muito mais versátil. Digo isso por que comparei meu iPhone com um Motorola milestone e um Galasy S e preferi eles :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Resposta #39 Online: 31 de Dezembro de 2010, 01:01:26
Pessoal, novidades...

Já é possível ligar um HD Externo no iPad, com o kit de conexão de câmera vc usa o adaptador USB e conecta um pendrive, daí com o app iFile HD vc navega pelas pastas e consegue copiar e colar arquivos entre o iPad e o pendrive.

Dá pra usar um HD Externo também, mas para Isso ele tem de ter alimentação externa, pois a porta USB não consegue alimentar o HD, outra opção é usar um destes Hubs USB com alimentação externa para prover a energia necessária, além de poder conectar mais dispositivos ao mesmo tempo, como um teclado e um leitor de cartões.

E vejam esse HD aqui, muito interessante, pena que só funciona no iPad, por enquanto...

http://www.hypershop.com/category-s/119.htm

Na próxima semana estarei comprando um kit de conexão de câmera para testar a conexão de um HD externo no iPad, em breve falo se funciona bem.

Abraços a todos.
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 31 de Dezembro de 2010, 09:47:14
Caro pacas em Junior...

Eu acho que a melhor saida seria cartao eye-fi na camera transmitindo diretamente pro Ipad.


JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Resposta #41 Online: 31 de Dezembro de 2010, 11:34:57
O que eu achei caro mesmo foi o preço do HD deles, o hyperdrive tá numa faixa até aceitável, se comprar só ele e colocar um HD por sua conta fica com preço bem melhor.

Lembrando que ele funciona também como uma carteira digital, um wolverine sai mais caro que isso, o limitador é que por enquanto ele funciona só no iPad, daí teria de bolar uma saída pra conectar ele direto no pc para dar um uso mais abrangente à ele.

Bom, de qq forma eu só quis mostrar que já temos novidades nessa área...
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User