Autor Tópico: Liquidmetal: Apple possui o Santo Graal das baterias?  (Lida 2082 vezes)

JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Online: 21 de Janeiro de 2011, 00:30:00
Imagine um smartphone capaz de suportar até 30 dias sem recarga, ou um notebook que pode suportar 20 horas sem precisar ir para a tomada. Bem, a Apple poderia oferecer essa vantagem em um futuro não muito distante.

Há alguns meses a companhia da maçã assinou um acordo de fornecimento com a Liquidmetal Technologies, acertando que a empresa passaria a lhe fornecer um material que combina os benefícios do titânio e o plástico.

Já que o Liquidmetal tem sido empregado pela NASA devido a sua alta resistência, a primeira aposta era que o material seria usado para melhorar o peso e a durabilidade do iPad e iPhone. No entanto, a Apple registrou uma patente revelando que o metal líquido será usado como componente central de pequenas células de combustível. O AppleWeblog explicou em detalhes:

“O metal líquido é o principal componente de pequenas células de combustível. A nova patente descreve um recipiente de ligas amorfas para células de combustível, uma bateria eletroquímica que utiliza o hidrogênio para gerar eletricidade. (…) As células de combustível em miniatura para telefones celulares poderiam fornecer mais de 30 dias de uso sem recarga, e no caso dos notebooks até 20 horas ou mais. A empresa Bloom Energy desenvolveu células de combustível capazes de abastecer casas e escritórios. A empresa ganhou mais de US$ 400 milhões e vendeu unidades para o Google, eBay ou Walmart.”

As células de combustível são o Santo Graal das baterias, já que são eficazes, acessíveis e amigáveis ao meio ambiente. A patente da Apple especifica o uso do Liquidmetal como um catalisador para a reação química central da bateria, tendo como resultado a eletricidade em um processo limpo, eficiente em que será eliminado apenas água e calor.

Não precisa ser um gênio para perceber o potencial que a Apple possui em suas mãos, já que o contrato que assinaram com a Liquidmetal é de exclusividade sobre o material. Não há concorrência para uma bateria dessas características. O êxito no desenvolvimento de células de combustível para dispositivos móveis, não só têm como alvo um sucesso, mas o primeiro passo para uma revolução energética sustentável sem precedentes.

Matéria retirada do site: http://www.forumpcs.com.br

Link direto para a matéria:

http://blogs.forumpcs.com.br/noticias/2011/01/11/liquidmetal-apple-possui-o-santo-graal-das-baterias/

PS: Liquid Metal? Liga Amorfa? Sei não, acho que o T-1000 vem por ai... hehehe
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2011, 01:28:44
Impressionante, quero um carro elétrico!
BTW, ao ler Liquidmetal a primeira coisa que me veio a cabeça foi T-1000...  :shock:  :D