Autor Tópico: Dúvida cruel  (Lida 1808 vezes)

Grace Carvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Feminino
Online: 16 de Janeiro de 2006, 14:13:44
:) Eu tenho uma Sony F828. Pretendo vende-la e comprar outra máquina.

Estou em dúvida entre:
- Olympus E-500
- Sony R1
- Canon 20D
- Nikon D200
- Fuji S9000

Preciso de alguma máquina que não tenha muitos problemas com poeira...

Ainda não tenho muita noção de preços. Poderiam me dar uma luz?  
Grace Carvalho - Curitiba (PR)


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2006, 14:20:09
Bah, está uma salada de frutas isso aí! :laughing:  :laughing:
Tanto em termos de categoria de câmeras quanto de preços...
Mas uma coisa me parece certa: se não quer ter problemas com poeira, acho que pode descartar as dslr, pois sempre acabamos tendo que limpar o sensor de vez em quando devido a troca de lentes.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2006, 14:38:41
Também fiquei com essa sensação de "salada-de-frutas", como disse o Bruno.

Quanto a poeira, depende a quantidade de poeira, e mesmo uma prosumer não é 100% lacrada, a diferença é que não vemos se o sensor está sujo ou não, e claro, demora mais, em compensação se sujar, só na assistência para limpeza. A Olympus E500 tem um filtro no CCD (Wave Filter) de modo que não suja fácil, se é que suja, pelo que entendi não é preciso limpar. Me parece uma boa alternativa para DSLR, especialmente se vc tiver alguém que a traga da BH, tem um kit lá com duas lentes muito superiores às dos kits concorrentes, uma curta e uma tele, tudo em torno de R$1900.

Ainda assim qualquer DSRL só ficaria exposta se ficar trocando as lentes na situação de intempérie, se essa necessidade não existe não tem muito com o que se preocupar.

Agora, só não entendi a razão da troca por outras câmeras de mesma categoria, por exemplo, o que a R1 ou a S9000 fazem que a F828 não faz... também vi em outro tópico que vc se interessou poir uma 300D, uma câmera bem de entrada mesmo, mas aqui não citou a D50, indo direto para a D200 (que vai custar só o dobro da D50, em torno de R$6000).

Perguntas: - pretende ficar muito tempo com esse investimento ou fazer trocas regulares?; - vai fotografar em ambientes de pouca luz sem flash ou cenas muito dinâmicas?; - os 140mm de tele da R1 são suficientes para você?; - quanto de pó você está falando, vi que vc gosta de hipismo ( tem uma boa diferença entre a estrada a beira de um rally e a poeira de um haras); - exigência final da foto (profissional/amador) e tamanho de impressão?

Preços aproximados: S9000, R$2500-2800; R1, R$3500; D200, R$6500; D50, R$3000-3200; E500 não encontrei no Brasil, mas semelhante a D50.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2006, 15:06:24 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Grace Carvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2006, 15:11:58
Obrigada pela resposta, já deu para ter uma noção melhor...

Eu não coloquei na lista a D50 pois selecionei apenas as câmeras com 8.0 megapixel ou mais.

A 300D eu me interessei em caso de segunda opção, caso decida continuar com a 828 e ter a segunda câmera para meu namorado fotografar em situações que exigam duas máquinas.

Eu na verdade estou querendo trocar a 828 pois estou com ela a um bom tempo, e quero ter uma experiência com outra máquina.

Preciso de uma câmera com boa velocidade, para esporte, e que consiga pegar movimentos rápidos com pouca luz, no entardecer ou até a noite. O zoom também precisa ser bom.

A poeira as vezes é bem intensa. Com a 828 até agora não tive problemas com isso. Como nunca tive uma DSLR, estou perguntando qual seria a menos problemática neste caso!!

Vendo os preços, só excluo a 200D.
Grace Carvalho - Curitiba (PR)


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2006, 15:25:16
Bom, por exclusão tiraria três câmeras então, pq a 20D não tem tanta diferença de preço para a D200, e a R1 tem apenas 120mm de tele, me parece pouco para você, especialmente pq está acostumada com uma câmera que vai até 200mm na lente fixa.

Para ter a S9000 vc teria que fotografar exclusivamente em RAW (o JPEG dela na minha opinião é imprestável acima de ISO 200), em compensação em RAW você conseguiria usar até 800 (problema que ela demora 10 segundos para gravar um RAW). Também pelo preço acho bem complicado para uma câmera prosumer que ainda apresenta vários problemas como ruído, demora no tempo de gravação e um burst (seqüência) muito fraco de 1.7 fps se não me engano.

Sinceramente, acho que seria o caso de você pensar na D50, na E500, talvez olhar a Minolta 5D pela vantagem do sensor estabilizado. Levar em conta o peso do conjunto também seria legal para a escolha, uma amiga fotógrafa está com sério problema no ombro em função do peso da D70 e da tele que usa, que deixa a cam com 1,5kg. Pensar se apenas uma lente satisfaz o uso, ou se terá necessidade de ter duas ou três, ainda se está disposta a sair de casa levando esse conjunto, ou se prefere a versatilidade de uma lente fixa. Enfim, pensar os prós e os contras que essa troca implica, se vai trazer real vantagem ou não. Para sair de uma F828 para uma prosumer acho que só se esperar até a Photokina em agosto qd tem mais lançamentos ou começar a pensar numa DSLR.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2006, 15:28:58 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2006, 02:59:42
Olá!
Tudo jóia?
Bem, no seu caso eu iria de Fuji S9000!
Vc não teria problemas com troca de lentes e teria um range (zoom) muito bom... sem contar com a qualidade que é comparável com as que vc citou.

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2006, 09:45:41
Grace para o tipo de trabalho que você faz as olympus são realmente as melhores opções, a Olympus E-1 seria um espetáculo a parte para o seu tipo de fotos, porque ela também é ressitente à água e já solta as fotos prontas para 20X25 e 24X30. ;)

A S9000 é uma boa idéia também por ser lacrada, mas no seu caso as oly seriam mais interessantes, porque você faz mais fotos de movimento, as Oly tem o sistema para limpa o sensor, alem de um sistema de AF super bom e feito exatamente para fotos de visa selvagem, que atenderia bem sua aplicação fotografando hipismo. ;)
De uma olhada na E-1.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2006, 09:48:05 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


RICARDO MUÑOZ DE SÁ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2006, 10:46:18
Grace, tenho uma Olympus E-1 e assino embaixo do comentário do Leo.  Trabalho  em uma situação muito "extrema" com essa máquina fotografando esportes aquáticos ( rafting e canoagem ) e ela se sai muito bem, posso lhe dizer valeu cada centavo que paquei, aliás esta máquina está saindo com uns preços muito atraentes, segundo o kit.  Cada vez mais sou fã do sistema 4/3 e da Olympus.
Olympus  E-1
Zuiko      14-54 mm 2.8-3.5
Zuiko      50-200 mm 2.8-3.5
Flash       FL-36
Tripé Manfrotto    190 PRO / 141 RC
Monopé Nikon      (veio de brinde)

São Paulo - SP


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2006, 11:53:04
Vamos lá Grace, vem pra olympus tb :thmbup: , dá uma olhada com atenção na  Olympus E1 está realmente com bom preço.

 
Marcelo - POA/RS



Grace Carvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2006, 15:50:21
OK...
Mas e as ampliações 30x40 ou maiores?? Dá pra fazer sem perder qualidade com uma câmera 5.0??
A minha é 8.0 e eu consigo fazer tranquilo, mesmo tendo que ajustar a foto as vezes. Já uma 5.0, já vai apertar e se eu quiser cortar a foto aí que fica difícil mesmo!!
Realmente a E1 é uma das que mais me chamam atenção, só fico em dúvida por este fator!
Grace Carvalho - Curitiba (PR)


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2006, 16:18:49
Grace, a minha câmera tb tem 8 m.p mas com um sensor bem menor, para vc ter uma idéia, o tamanho do teu sensor é 8,80 x 6,60 cm e a E1 18,00 x 13,50 cm praticamente o dobro. Não posso te afirmar mas é bem provável que vc consiga imprimir 30 x 40.

Diz aí Ricardo, qual foi o maior formato que vc imprimiu com fotos da tua E1?
Marcelo - POA/RS



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2006, 16:36:31
Por isso sugeri a E500 que é 8mp. Sem falar que sai com duas boas lentes no kit que tem na BH.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2006, 09:43:33 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Grace Carvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2006, 09:40:39
Então...

Alguém que tem E1 poderia me mandar uma foto qualquer, tirada na máxima qualidade, para mim fazer uma experiência de impressão em 30x40??

Meu e-mail é grace@gracecarvalho.com :bye1:  
Grace Carvalho - Curitiba (PR)


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2006, 11:32:07
Grace, têm várias fotos em que pode fazer isso no Dpreview:

E1: http://www.dpreview.com/gallery/olympuse1_samples/
E500: http://www.dpreview.com/gallery/olympuse500_samples2/

Selecione a foto com as características desejadas (iso, abertura, etc), amplie, ele abre em full size em outra janela, salve ou copie direto para o PS. Pronto, só deixar no tamanho que quer e mandar para a impressão.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2006, 11:32:34 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2006, 12:31:36
para imprimir 40x30 vc vai precisa interpolar de qualquer jeito, fiz um teste com JPG da E1 e da E500 e ficou beleza, só precisa aplicar  SHARPEN no PS depois de redimencionar.
Marcelo - POA/RS