Autor Tópico: A Fuji S5200 com 10MP  (Lida 1733 vezes)

dantonvb

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Online: 16 de Janeiro de 2006, 17:55:55
Neste link há uma discussão de como obter 10MP com a Fuji S5200/5600. Deve ser pelo fato de usar o Super CCD. Alguém acha que é possível? Talves o Leo saiba sobre isso.

http://forums.dpreview.com/forums/read.asp...essage=16737183


GRM

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Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2006, 18:42:40
Complicado.

A S5000 funcionava assim, dobrando a imagem do RAW numa interpolação in-cam. O que impressiona é que a imagem do site diz ser da Fuji S5600 mesmo. Ou vem de outra câmera e o cara hackeou o Exif de brincadeira, ou interpolou simplesmente (porém com essa qualidade?) - ou descobriu mesmo como realizar isso com máximo aproveitamento como fazia a S5000.
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dantonvb

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Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2006, 19:04:12
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Complicado.

A S5000 funcionava assim, dobrando a imagem do RAW numa interpolação in-cam. O que impressiona é que a imagem do site diz ser da Fuji S5600 mesmo. Ou vem de outra câmera e o cara hackeou o Exif de brincadeira, ou interpolou simplesmente (porém com essa qualidade?) - ou descobriu mesmo como realizar isso com máximo aproveitamento como fazia a S5000.
Foi usado o S7RAW para a conversão. Dá para ver no exif da foto. Fiz o download da foto e verifiquei. Pelo jeito o S7RAW trata o raw da S5200 como tendo 10MP. Alguem teria um raw da S5200 para fazer o teste e verificar? Se possível me enviem por e-mail que faço o teste aqui.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2006, 19:25:48 por dantonvb »


Ivan de Almeida

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Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2006, 21:13:08
É claro que o s7raw trata como 10mp! O SuperCCD é para isso. O que está acontecendo é a trapalhada da Fuji em termos de marketing, pois ela não consegue explicar ao público o que é seu SuperCCD. Na s5000 deixava entender que ele de fato fornecia 6mp, na s5200 esquece de dizer que ele dá resolução aumentada.

O superCCD dá uma resolução equivalente a 133% dos seus pixels, somente que para isso cria um arquivo com o dobro dos pixels (200%) então, digamos, o superCCD da 5200 equivale a 6,7mp, os quais estão "diluídos" nos 10mp resultantes do demosaico.


brunozt

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Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2006, 22:18:11
:denken:  :denken:     E isso é bom ou ruim???

 


Ivan de Almeida

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Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2006, 22:20:28
É bom se voc~e acha que comprou uma câmera de 5mp, pois levou para casa um tanto de resolução de lambuja.

É ruim se você acha que comprou uma cãmera de 10mp, pois levou menos para casa.


GRM

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Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2006, 22:27:18
Ivan, dúvida, tem como aproveitar 100% da resolução sem obrigatoriamente interpolar acima dos 100%, quer dizer, se ela rende 6,7mp, tem como tirar isso sem ir a 10?

PS: não saiu nenhuma análise dessa câmera ainda, mas se não estou pensando errado ela deve ter ficado numa resolução próxima da S7000.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2006, 22:28:09 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

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Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2006, 22:52:33
Gustavo, para tirar a resolução aumentada dela é preciso fazer o demosaico para 10mp.

Ela fica e ficará abaixo da s7000, pois a s7000 tinha 6.3mp de CCD, então teria, pela regra do 133%, uma equivalência de 8.4mp, enquanto essa fica em torno de 6,6. A s7000 fazia o demosaico para 12mp.

Agrava isso o fato da lente da s7000 ser bastante superior a da série s5xxx.

os méritos do CCD novo, esses são algo a investigar, se é de fato outro CCD ou mero mapeamento no conversor analógico/digital.


stevan

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Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2006, 08:16:57
Citar
Alguem teria um raw da S5200 para fazer o teste e verificar? Se possível me enviem por e-mail que faço o teste aqui.
Danton

Eu disponibilizei um aqui anteriormente.

http://rapidshare.de/files/10626273/0601040001.rar.html
Abraços,
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Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2006, 09:56:24
Olha todo super CCD pode fazer o processo de demosaico aproveitando sua vantagem de geometria que usa apenas um canal para verde e não dois como nos demais sensores e que tem um melhor aproveitamento das linhas verticais e horizontais.
Infelizmente a Fuji deixou de oferecer essa opção no super CCD, porém com o RAW você pode usar o processo que aproveita melhor a eometria do super CCD, via de regra para fazer isso é necessário fazer o demosaico dobrado para montar o arquivo proporcionalmente, o ganho de geometria do super CCD é da ordem de 33%, atualmente a Fuji tem preferido melhorar radicalmente a resolução nativa com essa vantagem do que trabalhar ele no formato exato que sai da câmera quando aproveitando a vantagem de geometria, pode ser que no geral a nitidez das imagens de 5MP de um super CCD são bem melhores que um sensor bayer de 5MP.
O duro é que para aproveitar isso você terá que usar um conversor RAW de terceiros como o S7RAW por exemplo (que por sinal é o único que também permite acesso aos pontos R das câmeras com super CCD SR, valeu Ivan, até hoje eu ainda uso ele em experiências :) ).
 
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stevan

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Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2006, 10:35:12
Leo/Ivan

O que seria esse processo de demosaico?
Abraços,
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Ivan de Almeida

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Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2006, 11:27:43
Os pixels do sensor não são RGB, isto é, não existe pixel marrom ou verde-amarelado ou azul-aroxeado. Os pixels são verdes, vermelhor e azuis (ou melhor, as micro- lentes que os cobrem são dessas cores). Para ter o pixel RGB cada posição (posição do pixel-físico) precisa ser interpolada com as posições vizinhas obtendo delas a informação das cores que não tem. Isso acontece emq ualquer câmera digital exceto as com sensor Foveon.

No processo da Fuji, devido ao fato do sensor ser inclinado, as linhas contém pixels das três cores. No sensor comum só de duas, e ela precisa recorrer ao par da linha de baixo, usando dois pixels verdades. O da fuji usa dó um.

Demosaico é o nome do processo em que os pixels de uma só cor recebem as cores dos pixels vizinhos paa formar um pixels RGB


stevan

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Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2006, 14:35:11
Ivan,

Valeu a explicação. Mas isso é um processo da câmera quando tiradas fotos em jpeg, raw ou ambas? Ou seria um processo do sfotware de manipulação de arquivos raw? Me desculpem as perguntas, mas seria uma curiosidade pelo assunto mesmo e estou aproveitando a oportunidade
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2006, 14:46:49 por stevan »
Abraços,
Stevan P. Batisteti
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Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2006, 15:35:16
É o processo FÍSICO de captura, válido para qualquer coisa que saia da cãmera, somente a diferença é que quando você pega o RAW você pega esse arquivo crú, como o nome diz, e aí faz dele o que deseja com muito menos degradação. O JPEG é um demosaico feito na cãmera ao qual é aplicada uma compressão COM PERDAS para que fique pequenininho. O TIFF é um demosaico no qual não é aplicada compressão, mas é feito dentro de um padrão ajustado pelo fabricante.

Quando você tem o RAW pode fazer um "tiff sob medida", muito melhor que o outro e sem perder profundidade de cor.


Leo Terra

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Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2006, 20:30:50
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Ivan,

Valeu a explicação. Mas isso é um processo da câmera quando tiradas fotos em jpeg, raw ou ambas? Ou seria um processo do sfotware de manipulação de arquivos raw? Me desculpem as perguntas, mas seria uma curiosidade pelo assunto mesmo e estou aproveitando a oportunidade
RAW ainda não sofreu demosaico, JPG é um arquivo já sofreu, esse processo consiste em misturar as cores por um processo de interpolação, pois os sensores capturam uma cor primária por pixel.
Por definição todo sensor matricial precisa sofrer processo de demosaico, apenas o FOVEON não nexessita de tal processo pois não é um sensor matricial.
Leo Terra

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