Autor Tópico: [ Apresentação ] e algumas duvidas sobre qual equipamento comprar  (Lida 1591 vezes)

FabioAJGT

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Olá turma do Mundo Fotográfico, muito prazer.

Estou cadastrado a algum tempo, li o que pude até então, mas chegou a hora de me apresentar.
Como ainda não tenho equipamento e os subforuns da categoria Câmeras Digitais SLR são divididos por marcas, fiquei um pouco perdido em relação a postar as duvidas que tenho.

Meu nome é Fabio, moro em Embu Guacu - SP, 34 anos, dentre outras coisas desenvolvi um Portal voltado pra MMA. Ele foi o principal motivo da minha busca por informações sobre fotográfia e equipamentos fotográficos no google e cá estou.

Pra não ficar cansativo aos colegas vou primeiro as duvidas e em seguida me apresento melhor e explico o porque estou aqui rs.

[ Duvidas ]
Gostaria de contar com a experiência dos nobres colegas, para me indicar equipamentos a um leigo total observando as seguintes limitações abaixo:

  • Investimento maximo de R$ 1500 ao menos em principio, assim que os patrocinios chegarem eu pretendo investir mais
  • As fotos serão feitas geralmente em volta de um Octogono ou de um Ringue, iluminação geralmente é muito boa durante as lutas, mas entre elas é escuro, gelo seco, holofotes, show de luzes e etc..., não sei se ha a necessidade de um flash adicional para esses momentos, ou se algumas cameras ja tem um flash razoavel para esse tipo de situação.
  • Disparo rapido e que possa ser continuo, desculpem se errei o termo, por ser um esporte que tem golpes muito rapidos, é bem facil perder a imagem, então desculpem se o termo estiver errado "disparos" mas preciso que a camera responda rapido e tenha a possibilidade de fazer varias fotos em curto espaço de tempo, uma colega que fez umas fotos pra gente no ultimo evento, praticamente "filmou" as lutas de tantas fotos que fez, cerca de 2500 fotos em 08 lutas.
  • Apesar de nunca ter tido uma cam profissional na vida, gosto de equipamentos eletronicos e aprendo rapido, contudo gostaria de saber qual camera tem uma curva de aprendizado menor, ou que tenha um modo automatico aceitavel para minhas necessidades imediatas, no caso fazer fotos das lutas
  • Sei que camera é pra fazer fotos e filmadora é pra filmar, contudo sei tbem que alguns modelos tem a possibilidade de fazer filmes. Pretendo fazer isso exporadicamente somente em casos onde irei perder o momento por nao estar com a filmadora e esteja de frente com lendas do esporte [ no UFC Rio por exemplo ], contudo se isso for atrapalhar a qualidade das fotos, ou encarecer demais eu dou um jeito de colocar uma w390 no bolso e ja era
  • Obs 1 [ agradeço qquer dica adicional que tenha passado batido, ou que pela inexperiencia eu nao tenha avaliado ]
  • Obs 2 [ Tenho uma certa facilidade pra importar se for o caso, tenho amigos musicos que viajam muito, mas não sei se compensa pela garantia ]


[ restante da apresentação e o objetivo de adquirir o equipamento]

Sou praticante de arte marcial chinesa a quase 16 anos, e recentemente criei um portal como hobby sobre MMA, aquele lance de fan para fan mesmo, porem em menos de 06 meses ele tomou uma dimensão enorme e hoje estamos batendo meio milhão de acessos mês.
Tinha o habito de competir e depois de assistir a eventos aqui em SP, e depois que montei o Portal começei a ir como "imprensa" convidado pelos organizadores. Na falta de equipamento socorro aos amigos e a uma w220 emprestada de um amigo, que me permitia filmar e fazer fotos "estaticas" pq nas lutas tudo é muito rapido, e a camera que tinha não disparava tão rapido assim  :wub:

Nossa maior conquista foi ir a coletiva de imprensa do UFC Rio, que anunciou a vinda do evento ao Brasil, e espero estar la em agosto cobrindo com meu novo equipamento.

Até la uma grande curva de aprendizagem, quero estudar muito, pra poder fazer algo aceitavel, senão boto no automatico e nao corro grandes riscos.

Ja temos uma camera no Rio de Janeiro com um amigo que trabalha tambem no Portal, ele teve e tem dificuldades até hoje de ajustar manualmente ela, alem do auto custo ela nao faz videos, como citei acima nao sei se essa éuma caracteristica boa ou ruim, mas pra nos faz falta em determinados momentos.
Agora por exemplo um amigo nosso viajou junto com Anderson Silva e levou nossa camera de bolso que fazia os videos, portanto temos em mãos a camera fotografica dele e uma filmadora apenas, a w350 q ele tem pra fazer entrevistas e tal só volta daqui a 3 meses.


Bom acho que falei demais, queria antes de mais nada agradecer a todos que possam ler essa mensagem, e de alguma forma se eu puder ajudar, sou desenvolvedor web no que precisar contem comigo, espero aprender cada vez mais no forum e assim que possivel compartilhar minhas novas conquistas no mundo da fotografia com todos.

Obrigado pela oportunidade

Fabio L. Souza



kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 18:50:47
parabéns cara! belo projeto vc montou.
em pouco tempo vc vai poder contratar os melhores fotografos de esporte para fazer tuas fotos hehehehehehe

enquanto as dicas que vc pede, vou te dar minha opinião,
já fiz fotos de esportes, hípica, bicicleta, etc. e teatro.
e o que eu acho é que qualquer camera pode servir
o que vai fazer a diferencia é a possibilidade de se aproximar do ringue e a capacidade do fotografo de identificar os momentos bons, disso vai depender qual máquina e lente.
Acredito que a longo prazo para o teu site pode ser muito melhor negociar com as organização das lutas para colocar
uma ou mais filmadoras fixas tipo penduradas ou com um tripé.
Pode até ser web-cam wireles (tem por R$300) nos cantos do octogono, vc pega online com o teu notebook e transmite
para o mundo hehehehe

Para os bastidores qualquer compacta similar a tua w220
serve.
Já para uma foto de qualidade desde a plateia vai precisar de uma boa teleobjetiva e aprender a usar ela, R$1500 é pouco.
Finalmente para se tornar fotógrafo esportivo e fazer a reportagem completa, uma boa reflex digital usada
tipo nikon D200 ou similar canon, etc. com uma boa zoom
tipo AF-S tipo a 16-85VR pode ser um bom inicio,ou
uma D90 em NY consegue na faixa de R$1500 com a 18-105.
E na medida que vc vai fotografando vai perceber qual é
a objetiva que se adapta melhor a tua forma de ver as lutas,
se for para grande angular 16mm ou para tele 85mm,
daí vc parte para objetivas melhores,
tendo em mente que é o aprendizado é um proceso que leva tempo e pratica.
Por exemplo se trocar a 18-105 por uma 85f1.4 ou uma 135f2.8
vai ter uma qualidade de imagem muito melhor e aquela
beleza do lutador focado e o fundo todo borrado,
mas na hora de fazer a foto vai perceber que de bastante
mais difícil de manipular e pegar o momento,
sendo que na real a maioria das suas fotos vão ficar
desfocadas até treinar o suficiente.

Mesmo com cámeras que podem fazer 10 fotos por segundo
vc precisa: se posicionar no lugar certo, fazer o enquadramento , escolher a perspectiva, e acertar o ponto de foco,etc.
Teleobjetivas grandes fazem fotos espectaculares, porem
segurar na mão e fazer foco na velocidade do movimento
dos lutadores é coisa de muito treino.
Já objetivas grande angulares mantém o foco com facilidade
porem vc pega tudo do chão até o teto e a luta fica pequena
no meio da foto.
Por isso uma D90 com 18-105 é um ponto de partida,
uma D5000 pode até ser melhor pelo lcd destacável.
elas ainda filma, e tem flash próprio ótimo para curtas distancias.
depois e estudar e praticar para descubrir quais equipamentos
podem melhorar o teu trabalho
não adianta pegar a lista de equipamento de um fotografo de jornal e sair comprando coisa que nem vai saber como ligar.
não duvido que vai aprecer colega aqui falando que para lutas tem
que usar um MKIII com 70-200f2.8 e put* q pariu, porque filma
full HD e etc.,ect. hehehehehe
finalmente recomendo reflex sobre as compactas, porque embora
há muito boas com alta qualidade, a velocidade de foco
e disparo de uma reflex economica é maior do que qualquer compacta mesmo que mais cara.
 :ok:

kiran





FabioAJGT

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 22:37:14
Kiran, nem sei como agradecer, são muitas informações, ja li e vou reler com calma estudar os conselhos e por hora te digo que

Putz sei que R1500 é pouco, mas pro momento infelizmente é o que consegui economizar, é bem provavel que investindo mais eu tenha um maior retorno, mas ainda não tenho essa condição.

Sobre contratar os fotógrafos heheh, o grande barato dos eventos é ir la fazer as paradas, conversar com os amigos da antiga, conhecer a nova geração enfim, eu sou fanzao mesmo do esporte então pra mim é a te tranquilo esse lance, quero estar no meio, mas claro, se um dia chegar nesse ponto de contratar profissionais, vou ficar feliz, é sinal que o esporte e eu evoluimos ainda mais no Brasil.

O lance das filmagens, com certeza, ja esta em meus planos ter algo desse tipo, linkar as imagens no note e distribuir pra web, é um diferencial no mercado brasileiro e ja estou negociando com alguns eventos, mas ai vem tambem aquestão do investimento.

Sore os modelos indicados, a d200 ainda ta fora do orçamento, a d90 se tiver essa faixa de preço la fora ta ótimo, aqui no submarino o kit com a lente ta uma porrada de quase 8 mil, rs, ai sem chance.

O Lance das teles, realmente imagino que sera uma curva de aprendizado grande, o legal é que na academia tem luta todo dia, da pra treinar diariamente e ir aos poucos melhorando.

Geralmente as fotos que fazemos tem o foco nos lutadores mesmo, e eventualmente pra documentar pegamos o publico, porem durante as lutas os lutadores sao o foco.

Vendo no ML, nao sei se é seguro pegar as paradas la, mas enfim, vi a D5000 com a 18-55 entre 1700 a 2.100, ta acima do orçamento, mas nem tanto, é o caso de se pensar, se realmente for um custo benefico bom pelo falto dos videos posso tentar pedir uma grana emprestada ou esperar rs, é o jeito. Pra comprar no ML, acho ate que prefiro arriscar trazer de fora, inclusive pelo valor, la deve ser bem mais barato.

Bom, to ai na pesquisa e te agradeço realmente pelas dicas, e fique a vontade para outras dicas que surgirem.

Muito obrigado pela paciência




« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2011, 22:40:20 por FabioAJGT »


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 00:51:05
fabio

dá pra ver que vc tá bem envolvido, isso é bom,
mas fazer foto para orkut não é mesma coisa que
pegar uma foto de luta para revista publicar, até
porque exige um envolvimento e foco que te tira
de outras atividades,por isso fotógrafo é uma profissão.
Você até pode tirar boas fotos, mas se tá dedicado a se
relacionar com as pessoas durante o evento, etc, etc.
pode ser que os bom momentos para fotografar acabem passando batidos.
Pensa em ter uma cámera na mão, e também em ter
parceiros especializados, as vezes rende.

enquanto a comprar uma usada, aqui nos classificados do forum
tem gente de confiança. Vai perceber que tem
preços muito longe dos preços de lojas.e eletronico
desvaloriza muito em pouco tempo.
O ML é um pouco mais complexo.
vc disse q tem contatos fora?, ou cartão de credito?
pode comprar na BH, entrega na tu casa em sp
ou pedir para um amigo trazer para vc.

fica a vontade para perguntar e pesquisa no forum
porque tem muita informação boa por aqui.

abs
kiranfoto@hotmail.com



FabioAJGT

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 23:55:59
Obrigado mais uma vez pela aula Kiran, não tenho como agradecer o aprendizado.

Sim, tenho facilidade pra importar, tenho pessoas que poderiam fazer isso por mim, pelo que andei vendo dos preços praticados aqui, vou ter que me arriscar a comprar algo fora mesmo.

Conversando durante o dia com uma amiga que esta na inglaterra e que ja faz umas fotos por hobby algum tempo, ela citou que tem a Canon EOS Rebel, porem antes de perder o contato com ela não consegui saber qual modelo que ela tem, sei apenas que não é a mais recente, Seria uma possibilidade considerar uma EOS por exemplo a t2i ou ate mesmo a T3i ? ou to falando besteira ?

Bom, vou continuar pesquisndo os preços das Nikon, marca que prezo muito, e em paralelo verei essas Canon, que pelo que li tbem tem um bom nome no mercado de fotografia.

Mais uma vez obrigado, parabens pela visão do mercado que tem, percebi seu email, na sequencia irei enviar um email pra vc, assim evito o Flood aqui.



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 00:19:31
Tá rolando flood não. podem continuar à vontade.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 01:24:01
bah! não precisa agradececer forum é isso, o cara
aproveita para fazer amigos e aprende alguma coisa.
 só para aclarar:
como falei no inicio , recomendo as nikon porque é o que eu uso, mas escrevi que pode ser canon, etc.
tem sony (que são as antigas minolta), pentax, olympus, sigma, samsung, etc.
todas as marcas tem um modelo na mesma faixa de preço das concorrentes com pequenas des/ou ventagens.
as rebel da canon são similares as nikon de 2 numeros
D70, D50, D90,
A t2 baita maquina faz filme dizem que é melhor q a d90, mas não liga muito para as pequenas diferencias entre uma e outra é tudo marketing. liga sim para as diferencia de geração e de faixa de preço.

e o mais importante: não liga para guerra de marcas nem
para discussão de modelitos, a oferta é grande demais
só que depois vai ter que comprar acesórios, flash, outras objetivas, cartão de memória, bateria extra, etc.

a D90  é concorrente direta da canon D50
mas para você pode ser legal a D5000 ou D3100, mas economicas. concorrentes com a T1 (500d).

vc pode estudar os modelos aqui:
www.depreview.com

só vai te deixar doido, cada marca tem pontos positivos
e negativos com respeito as outras.

aqui no forum tem clube das marcas:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=11.0

fica a vontade para mandar e-mail
eu não quase no uso o msn.

abs
kiran









FabioAJGT

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 19:02:04
Agradecendo mais uma vez ao kiran, trocamos umas informações via email, to lendo bastante o forum, sempre que posso.

Quanto mais leio, mais aprendo e mais duvidas surgem  :shock:, normal, o legal eh q o MF tem bastante informação, aos poucos eu me decido.

To pendendo pra T3i, mas ainda não decidi, enfim, espero em breve estar de equipamento novo.

Caso alguem queira acrescentar alguma dica, ou opinião, fique a vontade e desde ja agradeço.


FabioAJGT

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2011, 21:21:28
To voltando ao tópico pra agradecer novamente ao Kiran pela paciência e para dizer que hj finalmente comprei minha camera.
Escolhi uma Canon T3i peguei hj, acabei de carregar a bateria dela e espero amanha começar a praticar o que venho estudando sobretudo aqui no fórum.

Peguei um preço bem interessante, NF, Garantia de um ano e etc... td certinho. Pensando seriamente em fazer seguro dela, vou dar uma pesquisada sobre isso por aqui, certamente terei respostas.

Obrigado a todos e agora provavelmente nos vemos no forum da Canon.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2011, 21:35:39
Seguradoras Porto Seguro e, acho que, Kertzsman (não sei se é assim que se escreve). Acho que o Guto Vilaça é corretor. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=profile;u=11711
Aproveita que ele tá on-line.

PS: Aproveitando para divulgar a abertura do 4ª Etapa do Concurso. Cliquem na minha assinatura.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


FabioAJGT

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2011, 23:06:17
Seguradoras Porto Seguro e, acho que, Kertzsman (não sei se é assim que se escreve). Acho que o Guto Vilaça é corretor. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=profile;u=11711
Aproveita que ele tá on-line.

PS: Aproveitando para divulgar a abertura do 4ª Etapa do Concurso. Cliquem na minha assinatura.  :ok:

Mr. Hyde, muito obrigado pelas informações, infelizmente ele não está mais On, assim que possivel verei esse lance do seguro. Sexta feira ja tenho evento, to bebado de sono aqui, mas não consigo parar de ler, caraca menos de 24 horas com a cam e ja to viciado nisso :D

Espero ter uma curva de aprendizagem dentro dos padrões [ se é que existem ] e quem sabe um dia poder contribuir pro forum da mesma forma que ele contribui pra mim.

Agora chega de rasgação de ceda [ merecida ] e vamos voltar pro fórum ler mais um pouco hehe.
Abs


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2011, 19:48:29
Seguradoras Porto Seguro e, acho que, Kertzsman (não sei se é assim que se escreve). Acho que o Guto Vilaça é corretor. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=profile;u=11711
Aproveita que ele tá on-line.

PS: Aproveitando para divulgar a abertura do 4ª Etapa do Concurso. Cliquem na minha assinatura.  :ok:
Hyde, não sou corretor. Vc está confundindo. Se não me engano é o Guto Marcondes quem faz seguro de câmeras. Pelo menos fazia há algum tempo atrás. Ele tá sumido do fórum. Tente entrar em contato:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=profile;u=1987

abs
« Última modificação: 10 de Maio de 2011, 19:49:14 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2011, 08:50:18
Hyde, não sou corretor. Vc está confundindo. Se não me engano é o Guto Marcondes quem faz seguro de câmeras. Pelo menos fazia há algum tempo atrás. Ele tá sumido do fórum. Tente entrar em contato:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=profile;u=1987

abs

 :doh:

Foi maus, Guto!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova