Vc disse tudo Matheus, o negócio todo são os fins.
NA verdade muitas vezes vc faz a foto e precisa ajustar para as aplicações.
ajustes que ou seriam impossíveis ou muito complexos de serem feitos no ato da fotografia.
Por exemplo as fotos dos carros do site indicado acima, normalmente ele usa o PS para ajustes nos reflexos, para gerar idéi de movimento, etc.
Agora convenhamos, o que é mais simples, produzir a foto parada e gerar o movimento no pós processo (que é uma coisa relativamente simples), ou fotografar o veículo em movimento com precisão?
Para fazer algumas das fotos mostradas já produzidas com o movimento iria requerer um nível de produção muito alto e muito caro.
Para terem idéia, muitas fotos que são solicitadas para capas de revista e etc para produzir a foto direto chegariam a ter custos de mais de 100 mil, enquanto com o pós processo pode-se fazer a mesma foto com 2 a 3 mil reais, cabe ao fotógrafo projetar tanto a cenografia como a integração dessa cenografia com o pós processo para otimizar a produção e obter o resultado esperado, isso tudo é arte, isso tudo está no controle do fotógrafo.
A alguns dias me disseram uma coisa muito interessante, que um outro fotógrafo sempre mandava fotos praticamente impossíveis de serem trabalhadas e que eu entendia e mandava o material prontinho para ser encaixado nas montagens, fiquei feliz, porque isso é parte do trabalho do fotógrafo, entender os pós processos, sejam laboratoriais ou de PS e conseguir produzir as fotos já com esses processos em mente.