Autor Tópico: FILTROS  (Lida 1275 vezes)

joaog_araujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
    • http://
Online: 27 de Janeiro de 2006, 10:11:04
Pessoal, estou abrindo este tópico para trocarmos dicas e experiências sobre filtros
Eu particularmente tenho uma S5000 da FujiFilm, que já vem com um anel adaptador para filtros de 55mm.
Agora a questão é o que usar? Quando usar? Vamos colaborar!

Inicio logo o tópico com a seguinte pergunta, que tipo de filtros poderiam ser usados em um ambiente com neve e de dia? É realmente necessário?

E em um ambiente de dia com muita reflexão de água? Para esse já ouvi falar na possibilidade de se usar um filtro polarizador.

Comente!


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2006, 22:43:20
Olá João! Os filtros são muito úteis dependendo da situação e do efeito desejado.
Para fotografar na neve durante o dia, talvez seja interessante um filtro ND para escurecer um pouco. Você também pode usar compensação na câmera para a neve não ficar superexposta.
Eu gosto muito do filtro polarizador pois satura as cores, tira reflexos de água e vidro, escurece o céu. Mas dependendo da posição do sol, o efeito será mais ou menos acentuado.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2006, 23:33:48
Com as digitais quase tudo pode ser conseguido mais do que satisfatoriamente através de Photoshop. Os poucos filtros que acho interessantes ainda são infrared, polarizadores e uv para proteção.
Nikon/Panasonic Gear


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2006, 23:57:54
discordo que TUDO pode ser feito SATISFATORIAMENTE no photoshop... algumas coisas podem ser no maximo simuladas, e nem sempre ficam muito boas..

eu gosto muito de usar um PL-L, ND, e UV. Estou pensando em comprar um Grad ND tb...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2006, 00:09:55
Eu disse QUASE tudo.
Nikon/Panasonic Gear