Alguns anos atrás eu digitalizei cerca de 1200 cromos ORIGINAIS, da 2a Guerra, sendo a maioria em Kodachrome para o documentário Senta-a-Púa sobre a atuação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Esses cromos foram cedidos pelo governo dos Estados Unidos, não lembro se foi a Biblioteca do Congresso dos EUA ou se foi a própria USAF quem enviou.
Eu mesmo fiz uma limpeza superficial nesse material e processei. Salvo alguns cromos com a exposição errada, as cores e detalhes ainda estavam perto da perfeição. Kodachrome é Kodachrome e ponto final. Se estiver bem revelado (e a Kodak sempre revelou MUITO bem esses filmes), podem durar muuuuuuito com pouquíssima degradação. Ainda mais com o cuidado que países como os EUA tem com o acervo histórico.
Algumas fotos eram muito impressionantes e tremendamente nítidas mesmo para 35mm. Imagine agora essas imagens em 4x5 feitas normalmente naquelas Graflex e similares. É outro patamar, inclusive para os dias atuais. Não tem D800 que chegue perto.
Esse material mostrado foi recuperado no sentido de remoção de manchas, fungos e riscos, e houve algum processamento para recuperação de fading. Só que foram escaneadas em um drum scanner a sério e feitas por quem sabe.
Conheço essas imagens do Albert Palmer, do Hollen e do Jack Delano e elas não foram colorizadas. São originais coloridos. Inclusive, uma característica interessante do envelhecimento do Kodachrome é justamente o desvio de cor específico que ele dá.
Saca essas:
http://www.shorpy.com/files/images/1a34708u.jpghttp://www.shorpy.com/files/images/1a34582u.jpghttp://www.shorpy.com/files/images/1a34678u_2.jpg