Autor Tópico: Nikon começa com iso 200  (Lida 4079 vezes)

Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #15 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 17:11:19
Citar


Como pode as Canon DSLR em ISO 100 utilizar o mesmo tempo e abertura da Nikon em ISO 200, e obter a mesma luminosidade no quadro?
Gustavo,

Essa informação estava no DPreview? Acho que ela não procede, até pq ao usar fotômetros externos haveria a mesma informação e ocorreria fatalmente uma super exposição na Nikon ou uma sub exposição na Canon.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #16 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 17:27:48
Mas é só clicar no link que o Renato colou, na verdade eu já havia visto isso há algum tempo, até comentei em outros tópicos por alto, mas não me interessei muito a fundo, se o cara for olhar tudo que os fabricantes dizem e fazem, pira. As Panasonic F2.8 (conforme demonstro com testes num tópico antigo) ou não são F2.8 ou não são F8, mas definitivamente elas não rendem os 3 pontos EV que se esperaria no range F2.8~F8. Do mesmo modo, quem garante que o ISO 100 da Canon é ISO 100... eu não boto a mão no fogo.
Nikon/Panasonic Gear


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #17 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 17:29:04
http://www.dpreview.com/reviews/nikond50/page22.asp

É só conferir aí amigos, aparentemente ambas fotos estão iguais, ambas em F9, 1/40, só que uma em ISO 100 e outra em 200. Também não vou muito atrás, pq o Phil é um tremendo safado, manipula os testes à preferência dele.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 17:29:48 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #18 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 17:44:09


          Olha, por essa comparação no dpreview, eu percebi que as fotos da 300d estão levemente mais escuras, o que já caracterizaria respostas diferentes. Dependendo da latitude do sensor quase não se nota pequenas variações de exposição, mas provavelmente a imagem da D50 está com um nível de saturação melhor do que a de 300d.  
abs  


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #19 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 17:47:22
Mas com certeza uma das duas não está seguindo a medição de um fotômetro externo. O que mas me impressionou foi a diferença absurda de qualidade e nitidez das fotos em favor da Rebel. Esse Phill é muito cara de pau mesmo.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 17:54:01
Ele é duplamente cara de pau pq usa a lente prime da Canon, a 50mm F1.4 que custa mais de 5X mais que a 50mm F1.8 Nikon que ele usa no teste. Pq não usou a Nikon F1.4 de U$400? Mas eu digo duplamente pq mesmo com a F1.8 de U$90, ela não é tão pouco nítida assim, na minha opinião está claramente tremida a foto da Nikon, tanto que ela ficou menos nítida que todas as concorrentes, prestando atenção é possível perceber claramente que ficou tremida ou está fora do melhor foco.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 17:55:22 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 18:34:26
Citar
Leo, uma curiosidade só (pq eu já havia lido, sobre algumas Canon compactas, que elas ganham um f/stop em cima das concorrentes de mesmo ISO, embora isso p mim se for realidade já deixe de ser ISO, pois se a sensibilidade da Canon seguisse outro padrão, não poderia ser ISO que é um padrão convencionado). Bom, sorry a prolixidade, mas o ponto é que em ISO 200 é um equivalente a um valor f/stop acima de 100, como pode a Canon em ISO 100 F9 1/40 gerar uma exposição comparável a Nikon ISO 200 F9 1/40? O correto deveria ser a Nikon em 1/80, em tese.
Simples antes de mais nada leiam tudo que eu postei.
Assim é possível entenderem que o ISO não mede o quão "iluminada" será uma foto e sim o seu nível de saturação.
Leia o artigo sobre qualidade de imagem que mostra exatamente o porque que algumas câmeras tem imagens com mais brilho que outras em termos de latitude (isso fora tratamento do JPG).

A colocação sobre a Nikon é completamente ABSURDA, eu nunca vi nada mais ridículo do que isso, na boa mesmo, chega a ser medíocre esse tipo de colocação, por isso que fico indignado, a maioria de quem usa SLR de verdade usa fotômetro de mão em várias condições, uma aberração de exposição de um ponto é completamente absurda, em um caso desses seria comlpetamente impossível usar um fotômetro de mão ou a exposição lida por outro equipamento.
Note que apenas por diferença de tratamente o mesmo sensor gera resultados diferentes com o mesmo ISO, a única coisa que importa é o nível de saturação para se definir o ISO exato (pois quando fazemos uma exposição estamos buscando o nível de máxima saturação).
Agora o mais interessante é que diferente da argumentação proposta o que ocorre é exatamente o inverso, as imagens da nikon são mais claras que as da Canon no mesmo ISO com o mesmo setup.

Sem contar que dos fatores de exposição 3 são citados e falta 1 deles que não foi informado... A LUZ AMBIENTE.
Como para um teste comparativo de nitidez, ruído e etc, o set ótico e tempo de exposição deve ser absolutamente o mesmo é bem provável que o Phil tenha reduzido a potência de seus flashs, que é algo bem simples de se fazer, basta jogar meia carga e conseguiria-se os mesmos resultados.
Na página anterior temos a Pentax com o mesmo set e mesma resposta de exposição.

Me desculpem se estou sendo rude, mas é que é realmente uma das coisas mais absurdas que já li em toda a minha vida, mesmo porque já fotografei com D50 e fotômetro de mão, com Fuji e fotômetro de mão e com Canon e fotômetro de mão e todas dão sempre o resultado esperado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 18:44:44
Só um comentário interessante..
KM, mesmo sensor, mesma resposta, mostrada lado a lado com a 20D
http://www.dpreview.com/reviews/konicaminolta7d/page21.asp
Depois com a D70
http://www.dpreview.com/reviews/konicaminolta7d/page22.asp

Eeeeee.
Nada de fabuloso, muito pelo contrário, exatamente o esperado ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #23 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 19:07:01
Citar
Me desculpem se estou sendo rude, mas é que é realmente uma das coisas mais absurdas que já li em toda a minha vida, mesmo porque já fotografei com D50 e fotômetro de mão, com Fuji e fotômetro de mão e com Canon e fotômetro de mão e todas dão sempre o resultado esperado.

Não entendo como rude, se achou absurdo deve mais é dizer, Leo. O que me parece o único equívoco é entender como afirmações quando boa parte das colocações aqui são em tom de dúvida. Eu sempre tive padrão ISO como um valor relativo a sensibilidade do filme à luz, não a saturação, mas isso era baseado em nada mais do que conhecimento presumido e intuitivo, sem grau nenhum de certeza, era algo que eu imaginava pela prática, lembrando que eu comprei a primeira câmera com controles há menos de 1,5 ano. Não dá para ler todos os artigos possíveis, até pq em geral o que tenho visto é conhecimento técnico isolado e fotos mediocres na prática. Opto adquirir esse tipo de conhecimento que não me é imprescindível a medida em que surgem as dúvidas, afinal de nada adianta a "masturbação técnica" se não tiver aplicabilidade.

Sobre o Phil, sim, ele pode criar qualquer condição de luz no estúdio, isso é lógico, mas cara-de-pau tem limite. Na verdade eu já evito o Dpreview para comparações técnicas em função dos samples serem sempre diferentes, podendo direcionar as fotos mais interessantes às câmeras que ele deseja, e usar assuntos estúpidos para as outras. Venho optando por usar o Imaging Resource como referência faz tempo, nenhum review é 100% confiável, mas ainda acho que propícia maior liberdade para o usuário chegar às próprias conclusões. []'s.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 19:10:27 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 21:05:57
Gustavo eu me referia ao nível de absurdo da colocação do Phil e não das pessoas do Fórum, eu entendi que foram colocas em tom de dúvida com relação à colocação dele.

O ISO é definido por nível de saturação, mas é importante ver que uma mídia irá gerar um tom mais claro ou mais escuro de acordo com a distribuição de sua latitude e não dos níveis de saturação e no caso a da Nikon D50 gera tons mais claros que as da Canon 350D porque sua curva de latitude é mais mais equilibrada enquanto a da Canon é predominantemente mais sombra, uma mídia tem nível máximo de saturação em um dado ponto para uma dada sensibilidade e é isso que define o ISO, se você altera a curva de saturação modifica a sensibilidade, porque o ponto de máxima saturação é o ponto de maior qualidade de captura da mídia em questão. :) .
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #25 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 21:11:27
Valeu, Leo, era isso que queria entender (apesar da origem da dúvida ser do Renato).
Nikon/Panasonic Gear


knivesout

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #26 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 21:32:24
Deixando claro primeiramente que sou a favor do conhecimento técnico e analitico das coisas.
mas...

"Não dá para ler todos os artigos possíveis, até pq em geral o que tenho visto é conhecimento técnico isolado e fotos mediocres na prática. "

"afinal de nada adianta a "masturbação técnica" se não tiver aplicabilidade."

 :clap:


Isso era algo que vinha pensando a tempo já.

Excelente comentário.
www.flickr.com/photos/thaleszp/

Nikon D50
Fuji S7000 ( a venda )
Lomo Lubitel 6x6
Lomo SuperSampler


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #27 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:31:09
Bom, o tópico rendeu heheheh

Mas vamos as conclusões:

O que vocês acharam então no final das contas?
O Phill errou ou enganou?
Há alguma hipótese de mk?
É eu ou o Phill que é idiota? (hahah)

obs: Léo eu sei que os sensores são diferentes e que a medição de iso é igual ou era para ser em qualquer lugar do mundo hahah - e FOI POR ISTO MESMO QUE FIZ ESTA PERGUNTA, COLOCANDO EM DÚVIDA TUDO ISTO, JÁ QUE EU ACHEI APARENTEMENTE "IGUAL" AS FOTOS E ELAS FORAM TIRADAS NA MESMA VELOCIDADE E ABERTURA... !?

Abraços,

Renato
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 23:32:51 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:44:58
Citar
Bom, o tópico rendeu heheheh

Mas vamos as conclusões:

O que vocês acharam então no final das contas?
O Phill errou ou enganou?
Há alguma hipótese de mk?
É eu ou o Phill que é idiota? (hahah)

obs: Léo eu sei que os sensores são diferentes e que a medição de iso é igual ou era para ser em qualquer lugar do mundo hahah - e FOI POR ISTO MESMO QUE FIZ ESTA PERGUNTA, COLOCANDO EM DÚVIDA TUDO ISTO, JÁ QUE EU ACHEI APARENTEMENTE "IGUAL" AS FOTOS E ELAS FORAM TIRADAS NA MESMA VELOCIDADE E ABERTURA... !?

Abraços,

Renato
Renato, no caso em questão certamente variou-se a luz, mesmo porque o Phil vinha sendo criticado por não usar a mesma abertura e velocidade em seus testes.
:/
Mas como eu disse existe sim a possibilidade de câmeras cm o mesmo ISO gerarem imagens mais claras ou mais escuras, isso porque se o ponto de máxima saturação estiver mais próximo do limite das luzes baixas teremos fotos mais claras, se estiver mais próximo das luzes altas teremos fotos mais escuras e em ambos os casos as fotos estarão corretamente expostas. :)
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 23:48:40 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #29 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:46:19
Citar
Renato, no caso em questão certamente variou-se a luz, mesmo porque o Phil vinha sendo criticado por não usar a mesma abertura e velocidade em seus testes.
:/

hunm... então ele usou uma luz mais forte com a Canon e mais fraca com a Nikon?

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br