Autor Tópico: Nikon começa com iso 200  (Lida 4075 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Online: 06 de Fevereiro de 2006, 02:10:18
Olá!
Sempre acompanhei que as câmeras da nikon começam utilizando do iso 200...
É claro que "sei" ((através de gráficos no dpreview por ex.)) devido ao sensor CCD que utiliza, etc... mas... tenho lá minhas dúvidas..
Tipo, será que este iso 200 não seria o iso 100 de outras marcas?
Aumentou minha desconfiança ao ler no dpreview no link:

http://www.dpreview.com/reviews/nikond50/page22.asp

parte transcrita: "The EOS 300D (Digital Rebel) does carry a slight resolution advantage, however it exhibits more detail than this difference would suggest. The 300D image looks sharper and has better contrast, color balance is pretty much the same between the two. Noise isn't visible in either image. It's interesting to note the difference in sensitivity, the D50 shot taken at ISO 200, the EOS 300D shot taken at ISO 100 (although it does appear slightly darker) and the same exposure.
"

Uma com iso 100 e outra com iso 200 se comportando na mesma "exposição"...

Conclusão: o iso 800 de uma canon se comportaria como o iso 1600 em termos de exposição?
Isto explicaria o ruído reduzido em 1600 da D50, já que equivaleria ao 800 de outra marca.
Isto seria uma forma de mk?

Abraços,

Renato

obs:
1. não estou discutindo se canon, nikon ou sei lá que marca é melhor ou não que outra, e sim o comportamento diferente da nikon (assim como ocorre com algumas câmeras da minolta em começar com o iso 200)
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 02:10:55 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 02:49:15
Viajei. Já ia falar besteira.
Eu tinha lido sobre isso um tempo atrás nas compactas, mas nas DSLR não entendo.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 02:56:11 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 13:19:30
Citar
Viajei. Já ia falar besteira.
Eu tinha lido sobre isso um tempo atrás nas compactas, mas nas DSLR não entendo.

Fala aí Gustavo.
Talvez não seja tão besteira assim.
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 13:22:51
Era besteira mesmo, rs. A lente da Canon é F1.4 e a da Nikon F1.8, mas depois vi que ele usou aperture priority em F9 e o tempo de exposição foi o mesmo. Sinceramente não sei muito o que pensar, já não acredito muito no Dpreview há algum tempo, o cara usa uma lente menos nitida na Nikon, tudo bem, mas ele deixa a foto desfocada (está claramente fora de foco) e ele tenta dizer que aquela diferença de nitidez é apenas pq usou a lente prime da Canon? Aí na conclusão diz que ela tem uma nitidez absurda, quando ali no teste ela ficou menos nítida que a Pentax, Minolta e Canon (lógico, está fora de foco). O Phil manipula esses testes como bem quer.

Agora quanto ao ISO, honestamente não sei, acho que pode haver essa diferença, na verdade o ISO 100 da Canon seria 200, e ela iria até 3200 (1600).
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 13:23:38 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 13:39:57
Isso é devido a curva de ruído do sensor estar no mínimo de ruído em ISO 200 na Nikon e mais perto em ISO 100 na Canon. É uma característica do sensor.

A correspondência de isos não tem nada a ver com uma marca ou outra. O padrão é o mesmo senão bem parecido. O que pode dar diferença é o fato de um ser otimizado para começar em 200 com baixo ruído e quando chegar em 1600 continuar com o ruído baixo devido a começar mais tarde, como por exemplo a Canon que começa em 100. Quanto maior a escala de ruído maior a chance dele aparecer. Outra coisa é que as vezes a marca pode limitar a escolha do ISO e abrir as outras opções com CFs ou mesmo firmwares alternativos (vide Rebel).




Falei besteira?  :giveup:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 13:41:55
Interessante Renato!
Eu não tinha me tocado disto. Achei que começar de iso 200 fosse uma limitação da máquina e ponto final. Mas agora que vc falou na possibilidade de mkt, já não deixo de pensar nesta hipótese também!
As vezes a indústria é mais pernóstica do que agente imagina!  :P  
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 13:51:28
Citar
Uma com iso 100 e outra com iso 200 se comportando na mesma "exposição"...

Conclusão: o iso 800 de uma canon se comportaria como o iso 1600 em termos de exposição?
Isto explicaria o ruído reduzido em 1600 da D50, já que equivaleria ao 800 de outra marca.
Isto seria uma forma de mk?
Realmente sua analise faz muito sentido...
Não duvido que seja mais uma jogada de marketing...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 14:15:07
Acho que seria o contrário, já que o ISO 200 equivale em exposição à Fuji, Pentax, Minolta, o que pode ocorrer é o ISO 100 da Canon ser equivalente ao dobro (algo que eu já havia lido algumas vezes por aí, mas relacionado às compactas). Acho difícil 5 ou 6 marcas todas estarem erradas e a Canon certa. Agora absurdo mesmo é pq o ISO é um padrão, não há como aceitar uma grande variação em função de decisão do fabricante a menos q ele adotasse outro nome para a sensibilidade, mas não valor ISO, então confesso que não entendo e fico curioso de saber qual está correto, se o ISO 200 da Nikon = ISO 200 mesmo.
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 15:07:10
Lamento Renato, mas essa foi a coisa mais infundada que já li a este respeito.
Exposição e sensibilidade não tem como enganar, existe uma normatização ISO para isso, que diz que o ISO de uma certa câmera ocorre com a sensibilização que gera maior nível de saturação na mídia, o povo não sabe nem o que está falando e começa a inventar merda das piores possíveis.
O comportamento de exposição do ISO 200 da Nikon é EXATAMENTE o mesmo do ISO 200 da Canon, ambas irão saturar a mídia no nível máximo quando expostas na mesma condição.
O quão "clara" vai ficar uma foto dependerá exclusivamente da posição do 0 (ou seja, por ter zero mais central as Nikon geram imagens até mais claras em ISO 200 do que as Canon com o mesmo ISO).

No artigo Fatores que afetam a qualidade da imagem digital, na parte que trato de latitude eu mostro porque algumas câmeras geram imagens mais escuras do que outras, e ambas possuem EXATAMENTE o mesmo ISO nenhuma fábrica engana ou rouba nada, é apenas uma característica de equilíbrio do sensor.

Quanto aos níveis de ruído também não existe absolutamente nada de equivocado, o problema do sensor da D70 é que ele era ruim mesmo, a Minolta disponibilizou ISO 100 naquele mesmo sensor e o resultado foi exatamente o esperado, uma performance pior do que em ISO 200, o que a Nikon faz é simplesmente usar o sensor do seu ponto de ótimo nativo para cima, sendo que ter ISO 200 como ponto de ótimo não quer dizer que o ISO 400 dessa câmera será melhor do que o 400 de uma que tem ISO 100 como ponto de ótimo, tudo vai depender de como é a curva de resposta de um dado sensor.
No artigo Ruído - Como analisar eu falo bastante sobre essas características particulares dos sensores, os sensores como os Fuji tiverem sensibilidade nativa em ISO 200 por muito tempo e na verdade o uso dessa sensibilidade mínima tem um custo alto para a Nikon, seria totalmente estúpido que eles usassem um recurso de MKT que lhes custaria implementar uma velocidade de sincronísmo de 1/500s para conseguir acompanhar a concorrência, o ISO 200 da Nikon sensibiliza EXATAMENTE da mesma forma que o ISO 200 da Canon, da Fuji, ou de qualquer outra empresa.
Só para concluir veja como é a resposta dos sensores de algumas câmeras:

Veja que o ISO 200 da D50 tem uma resposta superior ao ISO 100 da 350D, Pentax e D70 usam o mesmo sensor Sony de geração mais antiga, com mais ruído do que o próprio Canon em ISO 200, mas que teriam uma performance ainda pior do que em ISO 200 caso usassem o sensor em ISO 100 (como acontece com a Minolta 7D).
Já na D50 a melhor performance também ocorre em ISO 200, porém o sensor foi bem melhorado e apresenta um ótimo resultado de ISO 200, bem melhor do que o próprio ISO 100 da Canon e em uma exposição bem mais sensível, por isso que a D50 é uma das melhores câmeras da atualiadade, com essa performance de ruído ela consegue que seu desempenho de resolução real seja praticamente efetivo (ela tem praticamente 2000 linhas de resolução horizontal no MTF que é praticamente sua resolução efetiva, nenhuma câmera consegue algo do gênero).
Porém como podem observar ela tem um desempenho superior até ISO 800, apresentando inclusive afastamento das curvas das demais câmeras, porém o jogo vira em ISO 1600, mostrando que partir de um ISO superior como ponto de ótimo não é sinal de melhor desepenho em ISO mais alto, pois continuamos dependendo de como o sensor responde a cada uma das condições de sensibilidade, o que não é proporcional de tecnologia para tecnologia, na verdade se fizermos uma verificação critica e em RAW vamos notar que os sensores Canon (e em geral os CMOS) tem uma faixa de operação mais ampla, o que faz com que ele consiga menos perda ao saltar de ISO para ISO, então um CCD como o usado pela Nikon pode ter um ISO 200 fabulosamente melhor que o ISO 100 de uma Canon, porém é bem provável que no ISO 3200 essa performance já tenha virado, pois o CCD normalmente se mostra mais sensível às mudanças de ISO para fora da sua curva de resposta.
« Última modificação: 11 de Março de 2011, 17:56:54 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 15:43:35
Leo, uma curiosidade só (pq eu já havia lido, sobre algumas Canon compactas, que elas ganham um f/stop em cima das concorrentes de mesmo ISO, embora isso p mim se for realidade já deixe de ser ISO, pois se a sensibilidade da Canon seguisse outro padrão, não poderia ser ISO que é um padrão convencionado). Bom, sorry a prolixidade, mas o ponto é que em ISO 200 é um equivalente a um valor f/stop acima de 100, como pode a Canon em ISO 100 F9 1/40 gerar uma exposição comparável a Nikon ISO 200 F9 1/40? O correto deveria ser a Nikon em 1/80, em tese.  
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 16:15:35 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 15:55:53
O ponto negativo que vejo em toda esta questão de ISO é em longas exposições. Eu já apanho com ISO 100....imagina com o 200. Na verdade eu queria tanto um ISO 50 na minha Canon......aí nem precisava de filtros.  
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 16:13:35
Citar
Lamento Renato, mas essa foi a coisa mais infundada que já li a este respeito.
Leo, não concordo contigo.
Não acho que a suspeita levantada pelo Renato seja algo idiota.
O que ele simplesmente fez foi pesquisar um determinado assunto, e dpois de ter ficado com dúvida, abordar o tema aqui no fórum. Nada mais correto, não eh¿
Idiota sim é agente ler toda semana “que câmera eu compro”. Mesmo assim não acho esta pergunta a mais idiota que já li na minha vida, mas a mais idiota que se pode fazer num fórum como este, onde existem milhares de tópicos falando sobre isto e ainda tem gente insistindo em fazer sempre a mesma pergunta! ;)
« Última modificação: 11 de Março de 2011, 17:58:19 por Leo Terra »
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 16:47:40


       Eu acho que se fez uma grande confusão para uma coisa simples. ISO é um padrão de medição universal (em princípio norte americano) que é o mesmo para todas as maquinas digitais , filmes, chapas metálicas ou qualquer outro suporte que vc queira utilizar.  O ISO 200 da nikon sifnifica a mesma quantidade de luz que o ISO 200  de um filme da kodak. É uma medição só isso e  não uma qualidade. A qualidade decorre  da resposta a cada ISO.   Me parece que a confusão de achar que o ISO é um padrão de qualidade, não de medição, decorre da herança do filme. Pois um filme dito ISO 50 terá provavelmente muito maior resolução (pelo maior número de graõs) do que um filme dito ISO 400. Nessa caso a medição acompanha a qualidade mas essa relação não pode ser transplantada para a  realidade de sensores, pela grande variade de tecnologias. Na verdade a Câmera da Nikon por começar em ISO 200 é uma grande vantagem , não uma jogada de mkt. Significa que o ponto ótimo dela precisará de menos luz do que de uma câmera de ISO 100. Espero ter constribuido para sanar a dúvida.

abraços


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 17:00:01
Sim, ISO é um padrão, assim como ASA, o ISO 200 Nikon deve equivaler ao ISO 200 de um filme (em f/stops seria forma de falar), se ao dobrar o valor ISO se reduz um f/stop isso passa a ser extremamente significante, se com filme ISO 200 com lente de mesma abertura (F9) mesmo tempo de exposição (1/40) eu tenho uma sensibilidade á pelicula, deveria ser na pior das hipóteses aproximado no sensor digital em ISO 200.

Como pode as Canon DSLR em ISO 100 utilizar o mesmo tempo e abertura da Nikon em ISO 200, e obter a mesma luminosidade no quadro?

 
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 17:01:21 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 17:07:08
Citar


Como pode as Canon DSLR em ISO 100 utilizar o mesmo tempo e abertura da Nikon em ISO 200, e obter a mesma luminosidade no quadro?

Você verificou isso mesmo? Se for verdade eu também estou curioso para saber a resposta. Será que algum fabricante iria camuflar um ISO? E a troco de que?