Autor Tópico: O ponto mais importante de uma câmera  (Lida 1269 vezes)

helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 06 de Fevereiro de 2006, 11:22:13
qual o ponto que você considera o mais importante de todos na hora de escolher ou avaliar uma câmera? (apenas 1, o mais importante) e porque?
sei que é preciso ver o conjunto, mas desse conjunto eu gostaria de saber qual o mais importante pra cada 1. Aquele decisivo, que pode tirar "as forças" ou o contrario. E porque.

O meu é o ruído. Me incomoda muito. Apesar de existirem softwares capazes de corrigi-lo, acho fundamental usar o tempo na edição de outros fatores.

editado: Agora que me toquei pro Tópico da escolha da camera
Então vamos ver se dá pra fazer desse um complemento,
foi mals  :blue:  
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 11:26:03 por helder84 »


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 12:33:59
O da escolha da minha câmera foi a caixa estanque

Tinha que ter, fácil de encontrar e ser num preço acessível, que não ultrapasse o preço da câmera.

 
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 12:44:13
Impossível dizer um ponto decisivo, o decisivo só passa a ser se os outros pontos todos estiverem de acordo com o que procuro, então todos são decisivos, dentre eles:

- pegada/construção;
- controles manuais*;
- nitidez/resolução;
- rapidez/lag;
- latitude;
- ruído*;
- cores;
- raw*.

Qualquer um dos acima ausentes eu desconsidero a câmera, com a exceção do ruído se for numa compacta e do raw/controles manuais se for uma compacta de bolso (e simplesmente pq não existe muita alternativa a isso).
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 12:44:30 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 13:32:10
Pra mim também é difícil escolher um único ponto decisivo para a escolha da câmera. a câmera tem que ter vários pré-requisitos!

Digamos que.... o que mais pesa na hora da compra é nitidez! E esta nitidez tem que estar acompanhada de baixo nível de ruído em todos os isos, boa latitude, baixo nível de aberração cromática e flares controlados (no caso das lentes).

Também considero totalmente indispensável o formato raw. sem isto a câmera não tem a menor chance de ser adquirida por mim.

Conta ponto comigo a câmera que seja rápida, que tenha star up instantâneo, uma boa construção/acabamento e compatibilidade com máquinas antigas e talvez com outros sistemas também.

Pontos indiferentes (pra desempatar): design, pegada e peso.

Pontos que não influencia em nada: formatos jpg e tiff, softwares que acompanham a máquina e controles pré-definidos (modo paisagem, retrato, esporte e etc...). Todos estes citados nunca uso e só encarece/enche o saco.
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 13:47:04
Como é fácil escolher 1 ponto, já que a pergunta é essa... :D

UMA BOA LENTE COM ZOOM

  :thmbup:  
Jack db - Floripa


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 13:53:14
Realmente é difícil apenas 1 ponto mais importante mas eu gosto muito de NITIDEZ!
Porque mesmo com Unsharp Mask do Photoshop, tem hora q nem ele dá conta do recado se a imagem estiver ruim demais!

Outros: ruído, RAW, durabilidade da bateria

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 14:45:29
Depende da aplicação, cada caso é um caso.
Não dá para afirmar que uma característica é mais importante do que outra, para uns qualidade de imagem é fundamental (muitos falam de ruído e se esquecem que ele não importa nada, ele assim como a resolução efetiva formam o item importante que é a resolução real, que realmente importa na hora de imprimir), outros preferem a velocidade, outros resistência mecânica, outros o tamanho da câmera, é muito difícil definir algo realmente fundamental, isso vai depender exclusivamente do que você pretende fazer com a câmera.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 15:09:22
Na verdade, pensando uma coisa depois que lia o que o Leonardo escreveu, faltou algo na minha lista. O fator mais decisivo definitivamente é "dinheiro", se abro mão de algum dos fatores de qualidade que citei é só por achar que não vale pagar e/ou que não posso pagar no momento, então se prioriza o que é possível no momento, definitivamente o que mais pesa para é o dinheiro, risos.
Nikon/Panasonic Gear