Tava escrevendo aqui, apertei um botao sem querer e sumiu tudo. Vou tentar resumir pois nao estou com paciencia para rescrever.
O que acontece nos foruns de fotografia eh que, muitas vezes, os foristas ficam caçando algo para criticar em vez de apenas contemplar. Conceitos como o do corredor polones contribuem para esse tipo de coisa. Como muitas vezes nao acham nada e nao querem apenas dizer que nao gostaram, pois acham que tudo deve ser justificado, acabam criticando horizontes milimetricamente tortos e fazendo outro tipo de critica sem sentido. Muitos fazem isso, pois desde que entraram no forum e saturaram a galeria com os seus pores-do-sol totalmente tortos, muitos foristas mais experientes ficaram, logicamente, batendo nessa tecla. A educacao brasileira sempre foi descritiva e nao reflexiva. Nao seria diferente em um forum de fotografia.Neste sentido, muitos nao conseguem entender que as fotos que veem diferem-se das suas primeiras fotos com horizontes tortos.
O entendimento do abstrato eh privilegio de poucos. Por isso pedi para regarmos o topico com exemplo para tornar essa discussao um pouco mais concreta.
Kadu, em relacao as fotos que voce utilizou como exemplo, na primeira, o quadro esta torto. Nada melhor que uma foto torta para combinar com o quadro torto
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Na foto do bresson, o horizonte torto proporcionou formas triangulares que nao seriam possiveis com o horizonte reto.
Exemplificarei com algumas fotos minhas (de uma pessoa comum) pois genios sao genios e eh dificil contesta-los.
Nessa foto, um dos motivos encontra-se centralizado. Isso nao me incomoda pois a foto possui diversos atrativos (a mata, os predios modernos ao fundo, as linhas a direita abrindo a cena ao espectador, as casas). Essa "divisao de responsabilidades" e os diversos planos da cena torna a centralizacao do motivo banal.
Nessa daqui, se a oliveira estivesse no terco, acredito que a foto ficaria desequilibrada.
Ja essa, nao a vejo centralizada. Acredito que se estivesse, a parte da direita ficaria deslocada.