Autor Tópico: Stop-motion - animação com masssinha...  (Lida 2822 vezes)

felipe aldus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
  • Felipe Stanque
    • Design gráfico, educação a distância e Moodle.
Online: 11 de Fevereiro de 2006, 07:51:10

Amigos do fórum, bom dia!

Sem ser uma câm. de vídeo, qual a câm. fotográfica mais indicada para fazer animações: stop-motion com massa de modelar, desenhos animados, time-lapse, etc..?

Explicando melhor: cada quadro da animação é uma foto, que vai ser tirada com a câm. em um tripé... Uma coisa que seria extremamente bem vinda é o recurso de a imagens já ser descarregada direto no computador, e/ou comandada pelo computador (sem ter que pressionar com o botão de disparo).
A iluminação de todas as imagens tem que possuir um ajuste fixo, único, p. não haver diferenças de luz entre os quadros...

E então pessoal? Qual seria uma boa aquisição p. esta função?

Abraços!

Felipe
Felipe Junior<br/>Designer gráfico<br/>http://lattes.cnpq.br/1055302067904510


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 08:35:05
Olá Felipe!
Vc esqueceu de um detalhe, de qto está disposto a pagar por uma câmera.
Eu acredito que hoje qq câmera possa fazer este trabalho.
Mas mesmo sem saber de preços, acho que uma câmera interessante para este trabalho seria a Canon S2, por que ela tem uma boa opção de se fazer vídeo com som estéreo, além de contar com estabilizador de imagem, foco ultra-rápido e silencioso.
 
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



felipe aldus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
  • Felipe Stanque
    • Design gráfico, educação a distância e Moodle.
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 09:31:10
Oi! Um equipamento de não mais que R$2000 é o suficiente.

A questão o "controle remoto" seria fundamental... O time-lapse seria muito bem vindo também...
Felipe Junior<br/>Designer gráfico<br/>http://lattes.cnpq.br/1055302067904510


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 09:33:23
Desculpe discordar, mas qual seria a vantagem de capturar som estéreo em animação stop-motion? Não dá pra capturar som, o mesmo vale pra animações em papel. E outra: pra esse tipo de trabalho com certeza absoluta será usado um tripé, portanto estabilizador não importa.

Eu nunca fiz nenhum tipo de animação, mas até tenho vontade, pois parece bem interessante.

As Canon permitem controlar e descarregar as fotos direto para o computador, isso é bem legal, e inclusive mesmo que as câmeras não tenham time-lapse direto nelas, o software é capaz de fazer isso. Mas eu não sei recomendar um modelo, talvez uma da série Sxx.

Uma coisa que penso é que qualidade de imagem (pelo menos em termos de nitidez) não é uma coisa essencial, pois no fim vai virar um vídeo de resolução bem menor do que qualquer câmera do mercado hoje, então a nitidez vai ser mais ou menos a mesma pra todas.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


felipe aldus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
  • Felipe Stanque
    • Design gráfico, educação a distância e Moodle.
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 09:36:58
Realmente, nesse caso estabilizador não é necessário... Uma coisa é certa: SONY está fora de qualquer cogitação...  
Felipe Junior<br/>Designer gráfico<br/>http://lattes.cnpq.br/1055302067904510


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 09:39:20
Citar
Desculpe discordar, mas qual seria a vantagem de capturar som estéreo em animação stop-motion? Não dá pra capturar som, o mesmo vale pra animações em papel. E outra: pra esse tipo de trabalho com certeza absoluta será usado um tripé, portanto estabilizador não importa.
Ricardo, eu sei que para fazer stop-motion não precisa de som estereo e nem estabilizador de imagem, mas... se o cara é ligado em vídeo, um dia ele pode querer fazer outros que não sejam stop-motion e ai ele já tem uma boa câmera pra isto nas mãos!

Felipe, por pouco menos de 2000 reais acho que vc consegue comprar esta câmera!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



felipe aldus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
  • Felipe Stanque
    • Design gráfico, educação a distância e Moodle.
Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 09:46:24
Claro. Um equipamento polivalente é sempre preferível. Aliás, sou totalmente ligado em vídeo... Trabalho com isto. Tenho dúvidas quanto às câm. fotográficas digitais...
 
Felipe Junior<br/>Designer gráfico<br/>http://lattes.cnpq.br/1055302067904510


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 10:38:13
Pra fazer Stop Motion, a câmera não vai ser o fator mais importante. Mas os gastos em controle de luz e cenário vão ser bem altos. Se vc quiser mais velocidade, uma câmera que vc possa compor pelo LCD vai ser mais rápida (visto que na foto tudo vai ser controlado mesmo).

Outro ponto é ver quantas fotos por segundo vc vai fazer, eu diria que dá um trabalho do cão até vc pegar o jeito, mas o resultado pode ser bem legal...rs
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 14:41:31
NENHUMA!!!! Um animação de Stop Motion em sua qualidade mínima trabalha com 16 fps, um curta de 5 minutos, portanto, siginificam 4800 clicks, isso sem considerar os erros que na minha experiencia chegam a 10% quando vc sabe extamente o que está fazendo. Pois bem, uma camera tem sua vida útil "restrita" a 40.000 clicks (as DSRL), ou seja depois de 42 minutos vc vai precisar, teoricamente, de gastar mais R$600,00 consertando pelo menos o obturador. Mais uma vez ressalto, não estão computados aqui os erros.

A necessidade da captura de um frame por segundo acabou com o digital, o melhor que vc faz é comprar uma camera gravadora mini-dv amadora, gravar continuamente e depois editar em frames e um segundo. O som é gravado posteriormente e mixado a animação.

Uma opção mais barata se vc quiser experimentar o Stop motion de uma maneira clássica e comprar uma S8 usada e filmar quadro a quadro, depois telecinar, editar e mixar o som.

(  :bye2: desculpe ter sido didatico, não tinha lido que vc trabalhava com video :bye2: )
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2006, 14:44:09 por Aneopa »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 14:45:53
Qualquer canon compacta. As DSLRs vão fraquejar no obturador.

As Canons têm um programinha chamado Remote Capture que dará conta disso.

Com foco travado e tudas aas regulagens fixas (modo manual), voc~e não terá problema de desgaste das partes móveis da lente.

Ivan


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 15:56:41
Citar
"NENHUMA!!!! Um animação de Stop Motion em sua qualidade mínima trabalha com 16 fps, um curta de 5 minutos, portanto, siginificam 4800 clicks, isso sem considerar os erros que na minha experiencia chegam a 10% quando vc sabe extamente o que está fazendo. "


Permita-me discordar. Uma coisa são fotos por segundo outra coisa são quadros (ou frames) por segundo. Foto é o material bruto e o quadro é o formato de saída.  Pode -se repetir, e alías é o que mais correntemente se faz, uma foto para prencher um certo número de quadros por segundo, economizando assim sensívelmente a necessidade de material bruto. O quanto será essa economia vai depender da relação material bruto/quadro. Quanto maior for a economia menor será a qualidade. Digamos que um exemplo de desenho bastante econômico é o Speed Racer e o extremo oposto um filme como Cinderela da Disney (filme que usa a relação um pra um, quer dizer pra cada quadro se tem um desenho diferente).  

Eu já fiz um trabalho de animação. E digo que o felype pode usar tranquilamente a relação  1 foto/quatro quadros que o movimento natural dos bonecos será preservado. Você pode economizar ainda mais, mas sempre ciente que o movimento dos bonecos ficará menos natural. Digamos que você faça a relação que sugeri daria mais ou menos  quatro fotos pro segundo (em 16ftps) e um filme de 5 minutos (que é coisa pra caramba em termos de animação) daria 1200 fotos.
Agora se você quiser passar em uma televisão terá que ser 30ftps nesse caso o número de fotos fcaria cerca de 2250 desenhos. Bom trabalho!

E o tripe e o controle remoto são mesmo itens fundamentais para não tremer as fotos

abs