Autor Tópico: Tokina AT-X versus AT-X PRO  (Lida 1353 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 15 de Fevereiro de 2006, 22:51:38
Pessoal, alguém sabe se existem muitas diferenças na qualidade óptica entre a Tokina AT-X 28-70 f/2.8 e a Tokina AT-X PRO 28-70 f/2.8?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 00:14:13
Citar
Pessoal, alguém sabe se existem muitas diferenças na qualidade óptica entre a Tokina AT-X 28-70 f/2.8 e a Tokina AT-X PRO 28-70 f/2.8?
Não muitas, mas uma é f/2.6-2.8 não é não?
Mas eu não sei se compraria nenhuma delas, tem lentes melhores pelo mesmo preço.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 00:36:11
Citar
Citar
Pessoal, alguém sabe se existem muitas diferenças na qualidade óptica entre a Tokina AT-X 28-70 f/2.8 e a Tokina AT-X PRO 28-70 f/2.8?
Não muitas, mas uma é f/2.6-2.8 não é não?
Mas eu não sei se compraria nenhuma delas, tem lentes melhores pelo mesmo preço.
Não, Leo, é AT-X f/2.8 mesmo. O lance é que consigo uma usada por R$630,00. Como estou precisando de uma 28-70 f/2.8 para trabalhar no carnaval e não tenho grana para comprar outra mais cara, acho que vou fechar essa.


knivesout

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 00:42:41
Ja li em algumas resenhas que existe uma diferença bem significativa entre o desempenho delas. E também com relação ao fator crop das digitais. ( não vejo motivo para ter diferenças... mas... )
Como nunca sabemos em quem confiar...

Léo, na sua opinião, qual lentes nessa mesma faixa de preço, apresentam desempenho superior?
www.flickr.com/photos/thaleszp/

Nikon D50
Fuji S7000 ( a venda )
Lomo Lubitel 6x6
Lomo SuperSampler


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 00:54:47
Citar
Ja li em algumas resenhas que existe uma diferença bem significativa entre o desempenho delas. E também com relação ao fator crop das digitais. ( não vejo motivo para ter diferenças... mas... )
Como nunca sabemos em quem confiar...

Léo, na sua opinião, qual lentes nessa mesma faixa de preço, apresentam desempenho superior?
Estranho ouvir isso... em geral ouço que existem mais diferenças no AF, mas não na qualidade óptica. Só não sei no caso específico dessa lente, por isso perguntei. E essa diferença no crop realmente não faz sentido.
Mas estou tentado a comprar essa lente, até pq é a única que posso ter (e preciso ter) no momento... :denken:  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 04:58:45
Bom, vou colocar aqui algumas informações que recolhi hoje, caso mais alguém esteja interessado no assunto

Achei o depoimento de um cara que afirma (não só nesse link) ter visto testes que mostram que o desempenho óptico é o mesmo em todas as versões dessa lente:

http://forums.dpreview.com/forums/read.asp...essage=17030808

Outro depoimento:

http://forums.dpreview.com/forums/read.asp...essage=16902978

Aqui um que diz ter pego informações sobre os desempenhos delas no photozone, onde a antiga (que irei comprar) se sai até melhor que as novas:

http://forums.dpreview.com/forums/read.asp...essage=11512798

Resumindo: embora existam algumas informações discordantes, parece que a diferença, se existe, é realmente pequena entre as AT-X PRO e as AT-X.
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 10:54:53
Em AF tem diferença sim bruno, na verdade a diferença da Pro para a não Pro é basicamente a geração do AF.
O preço que você está conseguindo é bom, nesse caso teríamos realmente poucas opções.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 10:59:18
Citar
Em AF tem diferença sim bruno, na verdade a diferença da Pro para a não Pro é basicamente a geração do AF.
O preço que você está conseguindo é bom, nesse caso teríamos realmente poucas opções.
Pois é, Leo, era o que eu imaginava, inclusive lembrando das conversas que tivemos sobre a Tokina 80-200. Como minha opção no momento é ter essa lente ou não ter nenhuma, vou deixar essa questão do AF de lado e ficar com ela. :)