Autor Tópico: F10 vs F11 - Vale a pena a diferença?  (Lida 1725 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 16 de Fevereiro de 2006, 15:00:03
Fico pensando se U$50 a U$100 valem a diferença de controles manuais e uma tela com mais resolução para quem busca uma segunda câmera pequena e de uso rápido, que seria o caso da F10/F11. Esse tipo de câmera de backup pressupoe simplicidade e menor preço, todo caso o que acham?

 
Nikon/Panasonic Gear


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 15:21:06
Penso o seguinte! Como é pra backup, não me importaria de ter um equipamento mais simples, porém se pudesse não abrir mão dos controles manuais, não abriria!

 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 15:28:15
Tô indo nessa linha tbm, Beto.. essa câmera (F11) só na Europa. Uma amiga que vai passar por lá dia 14, vai olhar p mim, só que vi que por 50 libras menos pego a F10, e a idéia é de uma cam de uso rápido, ter com você sempre, acho que meio rola uma obcessão pelos controles manuais no fórum, não sei se teria utilidade numa cam desse tamanho e propósito mesmo, alguma compensação o cara consegue no EV. Acho que se for por uns R$100 até pego a F11 mas mais que isso vou pedir p ela trazer a F10.
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 15:46:25
Gustavo, como você sabe eu tenho uma S70, que tem controles manuais completos. Só que, pelo uso que faço dela, acabo nunca usando o M. Uso, isso sim, os modos de prioridade, mas só para escolher se quero ganhar luz na abertura ou na velocidade. Mas também uso bastante o Auto, quando não tem problema de luz para justificar compensações.
Nunca pesquisei muito essas duas, então não sei as diferenças entre elas... eu abriria mão do modo "M", mas as prioridades de velocidade e abertura me parecem bem úteis.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 15:49:18
Se decidiu por essas mesmo?
A panasonic tá lançando umas compactas bem interessantes. A ultracompacta  FX01 (wide de 28mm) e a compacta TZ1


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 15:53:57
Ahh esqueci que vc queria para foto de shows. Neste caso, a FX01 é descartada, mas a TZ1 é uma forte candidata =P (350mm pra uma compacta + crop)


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 15:58:14
Penso que é por aí, Bruno, nem faço questão de modo manual, mas um priority seria bom, mas isso só na F11 mesmo. Pedro, a TZ não é muito compacta. Tbm nem é que me decidi, é que novamente surgiu a chance de ter a câmera vindo de fora, aí não tem pq ficar pensando mt e pagar menos aqui, senão nem compraria nada agora. Sobre a FX 28mm, achei interessante, mas não ando muito satisfeito com as cores das Panasonic, acho que a Fuji se sai melhor nesse quesito. Tdo caso vou dar uma lista p ela, F11 e F10, e depois a FX8, não achando uma, me traz outra.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2006, 16:01:21 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 16:02:22
Se fosse pra mim, como uma primeira camera, com certeza iria optar por aquela que me dê possibilidade maior de aprendizado, nesse caso os controles manuais seriam indispensáveis.

Mas se fosse uma compacta pra andar toda hora no bolso, só para não perder alguma oportunidade por não ter uma camera na hora, eu iria pela mais simples.

Acho q por 100 reais vale mais a F11. Tem outro lado q eu não deixaria de pensar tb para uma camera de backup, é o fato dos cartões de memória, como vc ja encomendou a D50 q usa SD, não seria uma má ideia aproveitar os cartões dela na pequena, então essas Fuji ja iriam pro espaço, eheheh.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2006, 16:03:08 por Matheus »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 16:08:32
A minha preferência em parte era da Panasonic em função dos 2 SD que eu tenho, Matheus, mas tbm não sei se adianta deixar de comprar um XD nem que não seja grande e ficar com cores mais ou menos.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2006, 16:11:39 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 00:45:05
Noto que a F10 tem mais brilho nas cores e são mais naturais, muito próximas da D50, e que a FX9 e a FZ30 bem próximas, não ruins, mas um tom mais opaco no céu e nos verdes. Pergunta: - Essa diferença poderia ser em função do horário da foto? As cores estão sendo fator decisivo na escolha e de repente essas das FX/FZ foram feitas com sol em outro ângulo, em outro horário. Realmente há essa diferença de tonalidade ou pode ser em função do horário?

* D50, F10 e FX9 pelo que vi no exif rolaram em torno de 10 a.m., D50 e F10 em julho, FX9 em novembro, FZ30 não diz.

D50


F10


FX9


FZ30
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2006, 00:59:40 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 09:11:56
Citar
Noto que a F10 tem mais brilho nas cores e são mais naturais, muito próximas da D50, e que a FX9 e a FZ30 bem próximas, não ruins, mas um tom mais opaco no céu e nos verdes. Pergunta: - Essa diferença poderia ser em função do horário da foto? As cores estão sendo fator decisivo na escolha e de repente essas das FX/FZ foram feitas com sol em outro ângulo, em outro horário. Realmente há essa diferença de tonalidade ou pode ser em função do horário?

* D50, F10 e FX9 pelo que vi no exif rolaram em torno de 10 a.m., D50 e F10 em julho, FX9 em novembro, FZ30 não diz.

D50


F10


FX9


FZ30

As fotos foram batidas em dias diferentes, com condiçoes diferentes...... nao se pode levar muito a serio testes como estes...

Eu pegaria sim a F11, vc ja estara economizando uma grana trazendo da europa, isso comparando com os shoppings daki do brasil.

Quanto mais recursos tiver a camera, eu acho que é melhor.

Pois se tu quer economizar mesmo, tu pegas uma Olympus e boa...r.s... como vai pegar uma camera mais bacana como uma Fuji, eu ja pegaria a mais completa.

Quando eu comprei a minha A510, a difereça para a A95 era de R$ 500,00 .... ae este valor pesou no meu bolso.

Agora se for R$ 100,00 , manda bala.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 10:58:19
Nossa, o Gustavo já mudou de avatar de novo rs

Na foto da FZ30 tem um ovni  :laughing: