Ivan, já percebi esses comportamentos nos histogramas das imagens, uma coisa que outro dia fui assimilar melhor, pra ser sincero. De tanto tratar fotos, acaba-se por perceber esses comportamentos instintivamente, conscientemente. Depois, quando lê-se artigos e informações a respeito, o conceito e o entendimento vão tomando forma, ficando mais inteligíveis e palpáveis. Uma coisa que observei outro dia, analisando taxas de ruídos, baseados na técnica de fotometrar que você me sugeriu, superexpondo 2 pontos: Quando as curvas do histograma estão mais à direita, conegue-se recuperar as luzes altas e minimizar as taxas de ruídos, já quando as curvas estão deslocadas pra esquerda e bem mais difícil suprimir os ruídos. Tudo por causa da latitude, que é menor nas digitais.
Sobre: "uma conversão analógico digital customizável que implicasse em uma curva de contraste já nela" seria maravilhosa, porém , enquanto isso, acho que tratar por canais é a melhor maneira de se conseguir uma proximidade de tons das fotos de filme. Por isso gosto de tratar em CMYK, nele você divide em mais um canal que pode ser manipulado separadamente.