Autor Tópico: Conversão e tratamento: duas versões  (Lida 3199 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 18 de Fevereiro de 2006, 14:49:26
Hoje olhei uma foto feita em filme e depois, por acaso, vi uma da digital (300d) que havia convertido e tratado. Aí resolvi fazer novamente a conversão, acertando os sets das cores para tentar chegar perto do filme. Olhem só que interessante como a mesma foto pode ser diferente...

ANTES (1A CONVERSÃO)



DEPOIS (2A CONVERSÃO)

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2006, 14:50:19 por Ivan de Almeida »


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 14:54:34
Fala, Ivan... bem interessante o resultado...

Fico com a primeira (nem sei se é pra escolher). Acho que você acerta bem quando vai para os tons suaves.

abs
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 15:33:44
Marcelo:

Eu gostei mais da segunda, que ficará melhor no papel pois no papel acontece uma natural perda de saturação. Na segunda há um brilho que prefiro.

Mas entendo o seu ponto de vista. Não era para escolher -risos- mas só porque eu mesmo me surpreendi pela diferença.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 15:38:00
Ivan,

Engraçado que as configurações que você utilizou para se aproximar do filme (2ª conversão) me parece que adotou um WB diferente. Obviamente a segunda foto está mais viva, mas isso pode ser em função da tua tentativa de chegar num filme que pela conversão parecia um Kodak.
Cara, isso é algo que um dia eu chego lá. Este negócio de conversão é muito bom e complexo pelo fato de ser possível aproximarmos de qualquer filme que gostaríamos de utilizar.

Lembro-me de ter gravado uma sequência que você postou um tempo atrás sobre o filme Kodak ProImage. Se fizesse seguindo um fuji, talvez aproximasse mais da primeira, não sei ao certo.

Bem, é isso!

Abraço,

Melão.
Visitem meu flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 16:15:37
Melão.

na verdade foi isso mesmo. Eunestava vendo uma foto minha com ProImage e olhei para essa resolvendo tentar nova conversão. Mas não foi exatamente no WB, pois no WB não se consegue esse tipo de coisa.

Isso é resultado de intervenção direta nos canais de cores na aba Calibrate.

De vez em quando vou lá e faço meia dúzia de modificações e salvo um perfil. Nenhum perfil dá bom resultado sempre, mas é um bom ponto de partida fora dos padrões default que sempre me parecem ruins.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 17:30:14
Olá Ivan, resultado bem interessante! Lindas cores do fundo, com uma cor vibrante e uma intensidade muito boa. Percebi que o volume aumentou também. As cores dos lábios da sua filha também deram um destaque maior à face. Você sabe me dizer se depois desse retratamento, os ruídos ficaram mais evidentes? POis daqui, nesse tamanho, parece que não. Pergunta: você já tentou tratar a foto convertendo para CMYK? Particularmente gosto muito de tratar em CMYK pois te dá mais liberdade de trabalhar com os canais separadamente.

Um abraço,  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 17:36:02
Obrigado, Beto.

Não houve impacto sobre o ruído, e isso é bom. A foto ficou lisa.

Os fatores citados por você foram realmente os que me agradaram, especialmente o volume, eterno problema das digitais.

Eu trato sempre em RGB, ProPhoto 16bits. Mas tento sair do conversor de RAW com ela o mais pronta possível.

Andei reconvertendo umas fotos da s5000 e fiquei bolado. Elas têm uma "seriedade" nas cores que é difícil encontrar mesmo em cãmeras DSLR.

Vi que está com uma XT. Bacana.Acho que é uma excelente opção.

Ivan


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 17:41:42
Sem dúvida alguma a segunda ficou muito mais interessante, independente de ser por uma proximidade com filme ou não. Achei engraçado que a primeira parece puxado para o azul, Ivan, e a segunda para os amarelos e/ou verdes, pode ser impressão minha.  
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 18:03:55
Putz, agora que estou revendo as fotos também achei a segunda melhor (e de fato é; eu é que fui obtuso e não percebi).

Vejo na primeira, no rosto da filha do Ivan, um tom meio 'azulado' , ou seria um cyan? Enfim, um tom que não revela a cor real da pele humana...


abs

 
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 18:15:41
Pois é Ivan, tenho saudades da S5000. rsrsrs. Infelizmente tive que vendê-la para adquirir meu novo equipamento. Ela daria um ótimo backup. Agora é estudar bastante e testar sets de tratamento para chegar num padrão de cores legais para as fotos da minha nova XT.

Vou caminhando...um dia chego lá!

Abraços,  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 18:23:45
Misturando os assuntos, eu fiz o mesmo, Beto. Vendi a FZ5K, na verdade dado o preço que paguei a D50, não precisaria ter vendido, mas como ainda quero uma câmera de filme e uma digital bem compacta, me parece exagero um amador com três câmeras ao menos enquanto não está sobrando dinheiro. Mas estou convencido que é possível 'emular' padrões do filme na câmera digital.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2006, 18:28:26 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 18:28:09
Justamente Gustavo, como ainda estou iniciando na fotografia comercial, acho que ainda dá pra ficar sem backup, mas depois vira uma necessidade.  Mas fotografia vira um vício, e dá vontade de comprar tudo que se vê por aí! Basta só ter dinheiro! rsrsrsrs


A propósito Ivan, qual programa vc utiliza para conveter os raw's da sua Rebel?

Até,  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 18:44:31
Beto:

Uso o velho PS CS mesmo.

Gustavo:

Infelizmente não é possível emular o filme plenamente nas digitais. Se você tem observado, minha busca tem sido exatamente essa, concntrando-me agora na parte do volume da fotografia, essa entidade difícil de definir, mas que é uma espécie de característica da curva de contraste que desenha mais a foto no filme que na digital destacando mutuamente as partes da imagem e a fazendo parecer mais brilhante.

Mas também não vou ficar chorando por causa disso e vou tentando fazer o possível. O exemplo acima mostra o ganho de volume brutal na segunda versão (e olha que eu tinha achado boa a primeira conversão -risos).

Aliás, emular o filme não é bem o caso, pois a quastão é "emular que filme?". Até agora tentei emular os filmes de que mais gostei, o ProImage do qual gosto das cores amareladas e o Fuji Provia do qual gosto dos tons frios e do desenho em alto contraste. Outros filmes não me interessa emular, como os Kidak Gold da vida, o Fuji Superia, filme fino mas de cores sem graça.

Independentemente disso, os fimes, mesmo os de menor contraste como o ProImage e o Duperia têm volume muito mais legal que a digital.


Beto: outro dia postei um tópico em outro fórum falando da saudade que sinto da s5000, aliás maior que a que tenho da s7000 mesmo a 7 sendo melhor. Não sei o que a s5000 tem mas é verdade isso.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 18:56:49
Prefiro a segunda.
Na primeira foto tem a famosa cor de pele Canon, enquanto na segunda
a cor da pele está *BEM* melhor, porem no cabelo da 2ª as tonalidades
escuras ficaram verdes.
Se bem que cabelo claro + piscina com muito cloro o cabelo fica verde mesmo :)


 


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 20:06:19
Essa é a busca inalcançável pela perfeição e o próprio estilo de fotografar e "compor" as cores. Isso é que faz com que não se caia na mesmice. Minha busca é parecida com essa. Desenvolver meu estilo fotográfico de forma ímpar. É por isso que gosto desse fórum. Iniciativas como a sua, Ivan e Pictus, e muitos outros daqui, me levam a explorar mais e mais o peculiaridades e as minúcias da fotografia digital.

Ivan, qual o comportamento das curvas para se chegar num tratamento como esse VERSUS a fotografia de filme?

Até,