Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 208498 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #150 Online: 07 de Setembro de 2009, 16:59:38
Natão é difícil o sensor pegar gordura, porque não costuma ter contato com a mão e coisas do tipo. Normalmente isso só ocorre quando se faz alguma besteira. Neste caso o melhor a fazer é mandar na assistância, que eles fazer o serviço por um preço bem justo e a responsabilidade é totalmente deles. ;)

entendo, o fabricante bem que poderia indicar um tipo específico de líquido para limpeza do sensor, tudo isso especificado em manual. Não que eu esteja precisando disso, mas quem sabe um dia não possa acontecer? Bem se acontecer, é o jeito realmente é levar numa assistência. E qualquer pozinho que ficar por lá ou o próprio sensor retira ou eu tiro com um pincel de blush e uma bombinha de ar (com filtro - mesmo que num gato) mesmo!



« Última modificação: 07 de Setembro de 2009, 17:01:03 por Natão »


MIKERUN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #151 Online: 30 de Outubro de 2009, 08:15:36
Limpar sempre para conservar.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #152 Online: 12 de Janeiro de 2010, 18:51:10
Léo, e demais amigos que usam Pincel de Blush para limpeza do sensor...

Estou precisando limpar o sensor de minha Fuji S3, e só o Fuc Fuc não resolveu.

Pedi pra minha esposa comprar um pincel de Blush.
Seguindo a receita do Léo, pra pedir pra mocinha mais delicada... indicação do pincel mais macio.rs

Porém o pincel que ela indicou como sendo o mais macio, achei um pouco grande. Tem 3 cm. Achei que fica um pouco apertado pra entrar na câmera e limpar. Com um pincel menor penso que seria mais cômodo. Porém o pincel menor, ela disse que não seria tão macio quanto esse.

O que me aconselham??

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Leo.Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #153 Online: 12 de Janeiro de 2010, 23:10:34
Natão é difícil o sensor pegar gordura, porque não costuma ter contato com a mão e coisas do tipo. Normalmente isso só ocorre quando se faz alguma besteira. Neste caso o melhor a fazer é mandar na assistância, que eles fazer o serviço por um preço bem justo e a responsabilidade é totalmente deles. ;)

Na primneira vez que fui limpar o sensor da 40D fiz uma inhaca. Não foi erro meu pois já limpava o sensor da XTi. Parece-me que na 40D havia uma camada de proteção gordurosa, no entanto, tinha que limpar pois os ciscos já apareciam em f/10.

Só deu trabalho, mas limpou.

Achei isso muito estranho.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #154 Online: 13 de Janeiro de 2010, 18:14:37
Elias eu uso um maiorzinho, funciona bem. Atualmente existem alguns pincéis específicos que também são aletrizados e capturam a poeira.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #155 Online: 16 de Janeiro de 2010, 00:14:17
Obrigado, Leo!

Eu prendi as cerdas do pincel com um elástico.. pra ele ficar menor.
Era muito largo e eu achei que com uma coisa menor, seria mais fácil.

Fiz a limpeza. E o ponto de sujeira maior.. que estava grudado saiu!

Não ficou zerado... ficaram umas marquinhas... mas uns pontinhos bem pequenos!


Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Belinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #156 Online: 26 de Janeiro de 2010, 14:03:21
Leo, valeu pelas dicas. Você é sempre muito generoso. :) Sou novata e tenho uma nikon d-40 com flash sb-600 novinhos e sou "apaixonada" por eles. :wub: Um dia desses fotografei a filha de um casal de amigos que estava fazendo 15 anos e não percebi que a lente da objetiva estava suja e algumas fotos,(ainda bem que não foram todas) ficaram borradas.  :(Você acha que tem jeito de tirar os borrados com algum programa, pois já tentei photoshop, lightroom, etc. Me dê uma dica. :aua:
BelinhaSMGS


leonardofp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #157 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 17:57:10
Leo...
tenho a seguinte duvida, a minha lente que uso pouco na poeira e tal está com um ponto de pelo...ou de algodao ou de pano, mas está por dentro dela...dá pra ver que é por dentro...existe alguma maneira?
abs.

otimo post sobre essas duvidas..todos estão de parabéns.


Leonardo Mota

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #158 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 19:02:31
Muito bom!
Leonardo Mota


amandasilva

  • Trade Count: (15)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #159 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 23:24:06
Parabens pelo post, mas mesmo assim fico com medo de limpar minha camera


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #160 Online: 16 de Março de 2010, 20:21:11
Galera, não sei se aqui é o melhor lugar para dizer isso.
Tenho uma lente sigma 28-105 ela está com alguns fungos daqueles tipo teia de aranha, sabe, nas partes internas, já levei na assistencia para fazer limpeza, mas em quatro meses voltaram a aparecer. Um amigo disse para eu colocar para pegar um pouco de sol pela manhã com as lentes para cima que mataria os fungos, já testei e  nada adiantou.
Se alguem tem alguma dica e puder colocar aqui será de grande valia.
Só para constar agarantia da assistencia é só tres meses.
A proposito, parabens Leo. pelo tuturial 
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Newbie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #161 Online: 11 de Abril de 2010, 03:42:02
Tenho dúvida em relação ao pano a ser usado para limpar as lentes. Comprei um monitor-TV 24" essa semana da Samsung (já chegou), e veio um pano/flanela junto, e no manual diz para usar apenas ele na hora de limpar para que não risque as laterais de vidro(?) polidas. É esse aqui:




Será que esse é o sintético? Se for creio não ser apropriado para lentes, mas visto a origem dele e a função, pode ser que seja ideal.

Também tenho uma questão em relação ao uso de água para limpeza. Lendo o tópico vi que o Leo não aconselha, mas não porque a água em si é danosa as lentes, mas pelo simples fato de nela conter sais minerais. E se eu umidecer esse pano com vapor de água saindo de uma caneca ao fogo? Os minerais desse modo permanecem na caneca e a água no pano estará dessalinizada. Claro que vou deixar o pano esfriar para usá-lo.

A mancha em questão não sai com pincel de blush porque é uma marca digital do meu dedo.
« Última modificação: 11 de Abril de 2010, 03:46:26 por Newbie »


Newbie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #162 Online: 11 de Abril de 2010, 06:42:38
Mais imagens do pano(flanela?):







Esse é o monitor com acabamento em vidro polido que deve ser limpo com o pano acima:





Também tenho papel higiênico Neve Neutro, dupla folha, que uso para limpar meu óculos:









Queria saber qual é o mais aconselhável e que não riscará minha lente, lembrando que não é sujeira, mas sim marca de impressão digital.
« Última modificação: 11 de Abril de 2010, 06:44:28 por Newbie »


PEVERMEI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #163 Online: 14 de Abril de 2010, 16:23:25
Bom dia a todos!
Espero que estejam bem!

Caro Leo, preciso do seu help.

Eu estava trocando a lente da minha máquina e um "amigo" ("" pois não sei se posso chamar de amigo) pegou minha outra lente e deu uma soprada, pois achava que era assim que limpava. (isso pq eu tenho o maledeto pincel de blush)
Depois de dar uma puxa comida de toco, percebi respingos de saliva na lente. Passei a flanelinha bastante e não estão saíndo os respingos.

Oque posso fazer?

Muito obrigado pela atenção!!1

Grande abraço!
"VIVA CADA MOMENTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO, POIS UM DIA VAI SER!"



NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #164 Online: 20 de Abril de 2010, 15:44:59
Eu uso exatamente este pano azul que veio com o monitor Samsung e nunca arranhou as lentes, sempre uso a velha bombiha fuc-fuc antes. Apesar das explicações técnicas contrárias eu uso alcool isopropílico em uma das lentes que ja não esta tão perfeita. Posso afirmar que uso não piorou em nada o estado da lente.