Autor Tópico: Filtro densidade neutra variável  (Lida 11676 vezes)

lucianogf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Setembro de 2011, 17:39:42
Fala galera, como estão as coisas?

Pessoal, estou interessado em comprar um filtro de densidade neutra e vi que existe um que é variável, porém em minhas pesquisas encontrei em valores que vão de R$ 130,00 a R$ 450,00.

Alguém saberia justificar esta diferença de preços?

A marca que encontrei com preço menor se não é engano é GreenL e a de maior valor é LCW.

Luciano


Bernardoj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2011, 11:35:49
Pra que serve isso?
Nikon D5100
Lumix G2


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2011, 12:39:40
ou (acrescentando): NUNCA soube sequer da existencia disso aí.. o máximo a que cheguei um dia foi usar dois polarizadores para reduzir luz, mas nd variável? um filtro só? never. Então, lá vai a pergunta de leigo bisonho: tem um link?
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.138
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2011, 16:51:36
Pelo que sei, os filtros ND existem com diferentes valores de retenção de luz, mas não "variáveis". Não seria um polarizador?


xSampaio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2011, 18:42:03
Esses filtros se assemelham ao polarizador na mecânica da construção, e variam o grau do ND conforme vai girando o filtro.
Porém pelo que ja vi eles tem uma variação pequena, por exemplo entre ND1 a ND2, ou seja cobrem as variações entre 1 grau de filtro.
Pelo que custam acho que somente seriam interessante se variassem entre ND1 a ND4 ou mesmo de ND2 a ND8.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2011, 19:43:37
Eu tenho um, polaroid, comprado no ebay.
São 2 polarizadores 1 linear em cima e 1 circular em baixo.
Promete variar de nd 1X até nd 400X, mas na prática não chega a isto.
Amanhã de dia faço umas fotos e coloco aqui.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2011, 22:27:10
Eu descobri a existência desse ND variável pelo depoimento do Paulo aqui no fórum, com fotos inclusive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=57027.msg544281#msg544281

Estou esperando informações mais consistentes para saber se vale a pena comprar um desses, porque para quem quer fazer fotos com ND pode ser uma super mão na roda.
_______________

Paulo, a variação real chega a quanto??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lucianogf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2011, 01:58:16
Pessoal, desculpem-me, não imaginava que o filtro seria tão estranho aqui e não coloquei link algum. Seguem alguns links.

Do vendedor que estou negociando um no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200215199-filtro-densidade-neutra-variavel-nd4-nd400-52mm-_JM

Filtro LCW que custa R$ 325,00: http://www.fotodigital-online.com/tecnica/equipamentos/835-filtro-fader-nd-variavel-para-tornar-o-dia-em-noite.html

kenko: http://www.resumofotografico.com/2011/08/filtro-de-densidade-neutra-variavel.html

Foi postado acima um link com algumas fotos de teste de um filtro desses, e consta que houve algumas aparições de cores estranhas com o filtro, acredito que 'talvez' a justificativa da diferença de valores de um para outro seja justamente esta, além do que, como consta no texto do LCW, o mesmo tem anel exterior maior para evitar vinhetagem.

E isso seria uma mão na roda, em vez de carregar vários filtros usar apenas um ;)


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2011, 07:49:24
[...]  e consta que houve algumas aparições de cores estranhas com o filtro, acredito que 'talvez' a justificativa da diferença de valores de um para outro seja justamente esta, além do que, como consta no texto do LCW, o mesmo tem anel exterior maior para evitar vinhetagem.
E isso seria uma mão na roda, em vez de carregar vários filtros usar apenas um ;)

bem, o que me parece é que (como já mencionado) não passam de dois polarizadores empilhados. Na teoria, quando usando polarização cruzada (filtros posicionados a 90 graus um do outro) a passagem de luz é zero; na prática, chega próximo, digamos que acima de 99%. As "côres" que aparecem são devidas à diferença de polarização que vc pode simular colocando um material qualquer entre dois filtros e girando-os. Isso é comum na indústria sucro-alcooleira: projeta-se luz polarizada contra um frasco com solução de açucar e "lê-se" o colorido após passar pelo segundo filtro. No caso dêsses filtros apresentarem essa "feature" supôe-se um defeito qualquer de fábrica (empenamento, densidades diferentes, etc).

contudo.. QUANTAS vezes temos necessidade de um ND acima de 2? ou 4/8, que são as medidas mais comuns? os ND cokin são fácilmente empilháveis e, só com esses 3 aí consegue-se ND 14, o que é um resultado CAVALAR. Então a coisa fica mais parecendo aquela história do "preciso ou desejo?". Posso desejar algo que não preciso (uma bugiganga tecnológica) e (IMHO) parece-me ser o caso.

saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2011, 10:15:31
Na Revista Film Maker desse mês saiu um texto interessante sobre esse tipo de filtro... Fader ND... um teste com o Filtro ND MarkII...

Pra filmagem é fantástico, porque possibilita você de certa forma travar exposição e abertura do filme e controlar a intensidade de luz por ele....

Mas como sempre, filtros bons são caros... e acho que nesse a qualidade manda mais ainda pra não dar tanta distorção...

o site do fabricante desse filtro testado: http://www.lightcraftworkshop.com/



PS. Senhores moderadores... esse tópico não tá no lugar errado não?
« Última modificação: 11 de Setembro de 2011, 10:20:36 por Luciano.Queiroz »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2011, 11:28:18
Sem filtro.
ISO 80, f2,8, 1/13s


Com filtro no mínimo.
ISO 80, f2,8, 1/3s. Mesmo com o WB no manual a cor fica diferente.


Com filtro no máximo. Tive que fazer uma compensação de exposição para tentar igualar a anterior.
ISO 80, f2,8, 2s.


Pelas minhas contas foram mais ou menos 5 pontos.

« Última modificação: 11 de Setembro de 2011, 11:29:19 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


lucianogf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2011, 20:45:44
contudo.. QUANTAS vezes temos necessidade de um ND acima de 2? ou 4/8, que são as medidas mais comuns? os ND cokin são fácilmente empilháveis e, só com esses 3 aí consegue-se ND 14, o que é um resultado CAVALAR. Então a coisa fica mais parecendo aquela história do "preciso ou desejo?". Posso desejar algo que não preciso (uma bugiganga tecnológica) e (IMHO) parece-me ser o caso.

Pra quê ter 3 se posso ter apenas um, né?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2011, 20:55:54
Paulo, vc sentiu que houve uma certa 'mudança' nas cores? Um certo azulado na imagem? É efeito da polarização dupla??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2011, 09:37:25
Hyde, sem dúvida as cores estão diferentes, mesmo com o wb manual.
E a foto foi feita com luz artificial, que deve ter um efeito diferente da luz natural passando pelos filtros.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2011, 10:09:44
WB não deve ser problema fotografando em raw