Autor Tópico: Porquê escolhi Nikon? Porquê escolhi Canon?  (Lida 40253 vezes)

Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #60 Online: 03 de Janeiro de 2012, 21:54:56
Bom, não se mede qualidade (ótica) de objetiva por questão de resolução. Há muito mais coisa envolvida, como transição de cores e contrastes e tudo mais.

Agora com certeza, a Nikon tem uma linha prime muito boa, principalmente para iniciantes, a 35mm f1.8G DX e a 50mm f1.8G são objetivas que a Canon não tem em nenhum seguimento, uma custa 200 dólares e a outra 215.

Quanto a medição do DXO, todos aqui estão de acordo que ninguém pode dar crédito a eles (O mesmo DXO fala que o sensor da D90 é melhor - bem melhor - do que o da 7D, 60D e T3i). Os demais reviews nunca apontaram para essa Nikon 50mm tão ruim desse jeito, pelo contrário, ela é a 50mm com melhor resolução wide open do mercado (tirando as leicas e voigtlanders, claro).

Eu nunca usei a Nikon 50mm f1.8G, mas estou para comprar uma. A Canon eu já usei, realmente é uma objetiva bacana, mas "é de brinquedo", autofocus péssimo, e as cores geradas por ela não são tão legais assim.

Mas no geral ambos os mounts tem óticas bacanas. E ultimamente para que tem câmeras com motor de foco, a Nikon está sendo mais vantajosa para quem usa fixas, por oferecer uma gama maior de objetivas atualmente.



Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #61 Online: 03 de Dezembro de 2012, 16:21:45
Escolhi Nikon porque:

* Dials seletores de velocidade e abertura mais bem localizados (ergonomia)

* Linha de lentes Nikkor me agradou bem mais que a linha de lentes da Canon.

* Botões em geral (atalhos) bem localizados.

* Sensores com ISO 1000x melhor que a Canon. (fiquei absurdamente impressionado quando testei a 7D e a 60D e vi que o iso era quase igual da D90 )


Corpos (tive/tenho):

* D5100
* D7000

Lentes (tive/tenho):

* 18-55mm VR
* 35mm 1.8G
* 50mm 1.8D
* 18-70mm
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2012, 16:22:04 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 03 de Dezembro de 2012, 17:29:21
Tinha Nikon de filme, foi natural procurar por ela na hora de comprar uma dslr. Nem foi por causa de lente ou qualquer coisa, mas familiaridade com a marca.

concordo que não fui lá muito pragmático hehehehe


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #63 Online: 03 de Dezembro de 2012, 17:48:48
Na época o fator preço foi o primeiro argumento.
Me adaptei aos menus da canon  e nunca mais troquei de marca.
Mas já usei nikon emprestada... :D
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #64 Online: 03 de Dezembro de 2012, 19:23:35
Bom... eu tenho Nikon, mas nada me impede de fotografar com Canon... Esse fds foi assim, fotografando com a câmera principal uma Canon 50D montada numa 18-135mm e um 580 EX, e a segunda câmera uma Nikon D90 com uma 80-200mm f/2.8 com um SB-700.

No final das contas, pra mim tendo a câmera pra fotografar, está excelente!

Reforçando depois de algum tempo... hoje estou de Sony e tá tudo na mesma hahahah.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #65 Online: 03 de Dezembro de 2012, 21:25:27
Um dos fotógrafos que mais gosto, Steve McCurry usava uma FM2 e uma 105 f/2.5 e fez a foto que mais marcou a minha a vida (Sharbat Gula). Usava Minolta na época - a SRT 303 do meu pai -  então fui comprar a minha e tentei comprar uma Nikon ou Pentax em Orlando (1998) e não tinha os US$ necessários, elas custavam o dobro da Canon; a Canon EOS Rebel G foi a escolhida e tinha uma coisa que me incomodava; a posição do DIAL atrás do disparador! Depois de muito tempo sem fotografar, comprei uma D40 de uma amigo e viciei em fotografia novamente! Logo em seguida comprei a D700 e a ergonomia dela foi perfeita! Hoje possuo uma D3s, uma F5, a Trindade, uma 50 1.4, uma 85 1.4 e uma 135 DC.
Aquela Nikon FM2 e a lente Nikon 105 f.2.5 AI-s também estão aqui na estante - uma justa homenagem à esta foto magnífica:

"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 03 de Dezembro de 2012, 22:16:25
Eu teria optado pela Nikon, mas não achava a D50 em lugar algum, era uma câmera bastante elogiada nos reviews, mas já tinha saído de linha.

Então acabei optando pela Pentax por achar que a K100D na época era o melhor custo x benefício na linha de entrada, ela tinha o mesmo preço das demais, mas tinha o estabilizador de imagens e ISO3200 (na époica todas ofereciam até ISO1600).
Hoje continuo achando a Pentax um bom custo x benefício para quem não trabalha com fotografia. Há uma gama enorme de objetivas mecânicas baratas e de qualidade e em relação a qualidade de imagem para APS-C a Pentax está fazendo um excelente trabalho com os sensores da Sony :ok:


José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Resposta #67 Online: 03 de Dezembro de 2012, 22:59:31
Equipamento não faz fotógrafo, mas ajuda.

Sempre usei Minolta, embora paquerava câmeras da NIKON. Achava que elas tinham a robustez que faltava na Minolta.

Por força de mercado de trabalho, acabei por esquecer um pouco do formato 35mm e fui em direção a formatos maiores: Pentax67 (6X7) e ToyoView 45D (4X5pol). Esta última ainda com back 6X9 (Wista). São equipamentos que exigem bem mais de você.

Com a entrada do digital ficou complicado investir em PhaseOne para a Toyo e tive que voltar para o pequeno formato. A alternativa para quem tinha Minolta foi partir pra Sony. De início achei as câmeras fracas, mas agora acho a Sony pode tomar um rumo mais sério. Estou satisfeito com a minha nova A77 e uma super objetiva 16-50mm.
José Diaz


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #68 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:46:45
Um amigo comprou a D50 e ficou me instigando a comprar uma DSRL, eu usava uma Fuji 9500 (eu acho). fiquei tentado, mas não tinha a grana, esperei mais uns meses e qdo resolvi q iria comprar, fui na Best Buy aqui e lembro q peguei nas mãos a Rebel (acho q era a T1i em 2006) e a D80, a D80 me deu muito mais firmeza achei a Rebel menor e isso foi definitivo para mim, foi amor a primeira vista, comprei a D80 e nunca mais pensei em outra marca.
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 04 de Dezembro de 2012, 08:46:04
Minha Opçõe era por uma dslr de entrada onde tivesse uma boa camara a um custo aceitavel , e das marca Canon ou Nikon , ai apos primeira pesquisa rápida :  D5100 x T3i


Apos ler :,  Ler varios review na internet, testes comparitivos , leitura de manual , foruns , etc;
cheguei  a 2 conclusões :

1. As duas camaras estão muito proximas , uma ganha aqui , outra ganha ali .
2. As duas camaras estão anos luz a frente do aspirante a fotografo que a iria usar ( Eu ) 

a decisão foi : Com qual das duas me identifiquei mais no design e visual .

Fiquei com a Nikon D5100 , e estou adorando

Abraços 
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #70 Online: 04 de Dezembro de 2012, 11:10:29
"Escolhi" a canon por oportunidade ($$$)... Mas usaria qualquer uma se pudesse.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #71 Online: 04 de Dezembro de 2012, 11:20:47
Sou desenhista projetista e desde quando comecei a analizar as Nikons, tive certeza que elas foram muito bem elaboradas, tanto na ergonomia, quanto na parte mecânica! A parte eletrônica em termos de funcionamento não deixa a desejar, mesmo a Canon tendo a maioria das vezes tecnologia eletrônica/software mais avançada, ainda prefiro o conjunto da Nikon.

Sem mais,

Michel


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 04 de Dezembro de 2012, 21:24:34
Minha primeira câmera veio meio por acaso: em 95 eu trouxe de Miami uma Minolta 5xi para um conhecido. Chegando aqui, ele disse que não tinha como me pagar e eu fiquei com a câmera pra mim. Essa Minolta me atendeu bem por um tempo ate que meu filho nasceu e eu comecei a perder muitas fotos por causa do autofoco meio fraquinho. Comecei a pesquisar o assunto em busca de um autofoco melhor e tomei conhecimento da recém lançada EOS3 (isso em 2000, 2001, se não me engano), com seu sistema de foco ultra rápido, eye-control, entre outras inovações. À partir de então não saí mais da Canon e passei pelas Pro1, G12 e a atual 5DIII.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #73 Online: 04 de Dezembro de 2012, 21:44:19
Minha primeira câmera veio meio por acaso: em 95 eu trouxe de Miami uma Minolta 5xi para um conhecido. Chegando aqui, ele disse que não tinha como me pagar e eu fiquei com a câmera pra mim. Essa Minolta me atendeu bem por um tempo ate que meu filho nasceu e eu comecei a perder muitas fotos por causa do autofoco meio fraquinho. Comecei a pesquisar o assunto em busca de um autofoco melhor e tomei conhecimento da recém lançada EOS3 (isso em 2000, 2001, se não me engano), com seu sistema de foco ultra rápido, eye-control, entre outras inovações. À partir de então não saí mais da Canon e passei pelas Pro1, G12 e a atual 5DIII.
Lembro bem desta Minolta...
Na loja que eu comprei a Canon Rebel G fiquei entre Minolta 5Xi, a Nikon N90 e a Pentax Zx alguma coisa! Na ocasião a Canon era a mais barata!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 04 de Dezembro de 2012, 23:57:10
Essas eram as câmeras da vez naquela época.

Na verdade, a câmera que esse conhecido havia pedido era uma Pentax PZ-70, que eu não achei em lugar nenhum de Miami naquela ocasião. Todos os vendedores, em todas as lojas, sem excessão, recomendavam a Minolta 5xi ao invés da Pentax. Eu, como não conhecia absolutamente nada do assunto, acabei aceitando a recomendação.