Autor Tópico: Nikon D7000 vs Canon T3i – dynamic range  (Lida 7622 vezes)



Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 13 de Outubro de 2011, 07:42:20
"como se faz pra levantar as sombras? tem algum tutorial?
se eu não souber isso posso ter um sensor com dr20 que não vai servir pra nada..."

Cara, DR não serve só pra "levantar sombras"...

Vou dar um exemplo: saca quando passa na televisão um jogo de futebol no fim da tarde, em que uma parte do gramado fica no sol e outra parte fica na sombra? O que acontece com a cãmera nesses casos? Quando a câmera segue o jogo na parte onde tem sol, o que está na sombra fica bem subexposto, não dá pra ver nada. Mas quando vai pra sombra é a parte iluminada do campo que estoura, e é lá que não se vê mais nada.

Isso porque a DR da câmera tem um limite: pra expor corretamente a parte com luz, ela afunda a parte sem luz na sombra. Inversamente, pra expor corretamente na sombra, ela afoga o resto no sol.

Agora: se vc tem uma cãmera com DR maior, o que acontece? vc consegue uma exposiçaõ mais equilibrada, porque o sensor CONSEGUE REGISTRAR DETALHES DA CENA NUM LEQUE MAIS AMPLO DA ESCALA MENOS LUZ=>MAIS LUZ, ela tem UM ALCANCE DINÃMICO MAIOR (DYNAMIC RANGE = "ALCANCE DINÂMICO")

Vc quer tirar a foto de uma igreja ao meio dia - a porta esta aberta e lá dentro tem toda a decoração barroca da igreja - vc quer fotografar a fachada e ao mesmo tempo registrar o cenário lá dentro - a igreja está lavada de sol e o interior dela está bem menos iluminado (em comparação com a luz do sol na parte de fora - e agora José?

SE o sensor da sua câmera não tem um alcance dinâmigo legal, vc ou vai fotometrar corretamente a fachada e ficar um negrume da porta pra dentro, ou fotometrar a parte de dentro e a fachada vai virar uam brancura que ninguém aguenta. Quanto maior o DR (dynamic range - alcance dinãmico), mais facilmente vc vai conseguir uma exposição equilibrada e registrar os detalhes tanto da parte de fora quanto da de dentro.

Right?

E onde o "levantar luzes" entra nesse salseiro? Aí que entra a maior utilidade do DR: Se vc por acaso SUBEXPÔS ou SUPEREXPÔS  a foto e ela ficou uma ÊME, vc pode corrigir a curva de exposição para um lado ou para outro e RECUPERAR os detalhes que estavam perdidos e SALVAR a foto - isso porque a LATITUDE DE EXPOSIÇÃO do sensor (ou filme, whatever) é MAIOR por conta do DR MAIS AMPLO.

O exemplo que o Pictus postou aqui é só um exemplo extremo, uma forma de demonstrar cabalmente A LATUTUDE MAIOR DO SENSOR, RESULTADO DO SEU DR MAIS AMPLO. Não é pra vc tirar fotos assim e recuperar depois, entendeu?
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 07:43:10 por Malheiros »
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 13 de Outubro de 2011, 07:45:09
Se eu falei alguma besteira me corrijam. Somos todos aprendizes na escola da vida - e da fotografia ^^
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


l.yacoub

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
  • lendo o manual
Resposta #33 Online: 17 de Outubro de 2011, 13:13:00
malheiros, obrigado pela resposta!
a minha duvida era como ajustar a luminosidade nos programas, mas o pictus colocou uns links que ajudaram bastante.
Valeu cara! obrigado :ok:
"pus nos olhos vidros pra poder
    melhor te enxergar" n. reis