Autor Tópico: Lentes especificas pra fotografar detalhes minimos como uma formiga, um orvalho.  (Lida 5001 vezes)

Adriana Vesco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
Sou apaixonada por fotografia , comprei uma Nikon D90 e agora a paixao virou  um amor. Porem amo  fotografar flores, natureza, e principalmente foto que exige uma minuciosa exatidao, como uma formiga, uma gota de orvalho e nao consigo  dar foco. gostaria de saber  qual lente eu tenho que comprar pra obter  perfeiçao nestas fotos...PS; nao sou fotografa e nunca fiz qualquer curso, estou aprendendo no manual da maquina e na vontade mesmo. Desde ja agradeço as respostas, e aceito sempre opinioes e dicas de como fotografar.
Avesco.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
AF-S Micro-Nikkor 105mm f/2.8
Tamron 90mm f/2.8 SP


Alexandre Freires

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.816
  • Sexo: Masculino
Adriana,

Tenho a AF-S Micro-Nikkor 105mm f/2.8 que o Natão comentou acima, e lente não deixa nada a a desejar, ela é excelente.
Alexandre Freires
Site: www.duasrodasbrasil.com.br


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Adriana,

também como você sou apaixonado pela fotografia e adoro fotos macro.... estou na mesma que você, dá raiva quando queremos fotografar aquela gota de orvalho numa folha, e não foca essa maldita lente... esta que falaram acima, mesmo não a tendo, não tenho dúvidas que é muito boa... mais tenho certeza que é muito cara também. Não sei quanto você está disposta a pagar, Mas eu não tenho 2 a 3 mil reais sobrando pra pegar uma lente dessas não... eu tou pensando em comprar uma "AFS micro 40mm 2.8G" que é a lente macro mais  baratinha das nikkor... tá por volta de 900 a 1000 reais... o ruim que com ela tem que chegar beeeeem pertinho mesmo, e pra fotografar formigas é dificil pq acaba asustando a bichinha....  aqui tem fotos com ela: http://www.flickr.com/groups/nikon40mmaf-smicro/
Tem a "AFS 60mm 2.8G micro" que é um pouco melhor que essa, e consequentemente um pouco mais cara... deve ta runs 1500 (reais) por ai... no geral quanto maior os "mm" melhor (pq ce vai conseguir fotografar em macro sem precisar chegar muito perto,  e com mais qualidade) e consequentemente mais cara...  essa que falaram acima acho que é macro profissional mesmo.. a 40mm é mais pra diversão...
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, 11:38:23 por gruggio »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Adriana, tem também as opções, baratas ou alternativas que estamos vendo nesse tópico:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=63127.msg606569#msg606569

 :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Adriana,

Tenho a AF-S Micro-Nikkor 105mm f/2.8 que o Natão comentou acima, e lente não deixa nada a a desejar, ela é excelente.
a essa excelente lente pode se acrescentar filtros close -up , e tubos de extensao, para aproximar muito mais ainda!!.
abs.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Tenho uma Sigma 70-300mm AF-S e nao tah tao cara essa lente. Custa uns 700,00 no ML e jah vi vendendo ela de uns 550,00 usada. Eu travo ela em 300mm ( 1:1 ), deixo em modo manual de foco, modo Speed na camera ( D50 ) e dou o foco me aproximando ou distanciando do assunto. Jah bati diversas fotos boas com ela...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Adriana Vesco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
PESSOAL MUITO OBRIGADO PELAS RESPOSTAS QUE RECEBI... vou continuar pesquisando e assim que optar por qual lente comprar eu retorno pedindo orientaçoes de uso, de luz, enfim... muito grata mesmo. até mais e continuem me auxiliando sempre. :ok:
« Última modificação: 02 de Novembro de 2011, 01:14:49 por Adriana Vesco »
Avesco.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
PESSOAL MUITO OBRIGADO PELAS RESPOSTAS QUE RECEBI... vou continuar pesquisando e assim que optar por qual lente comprar eu retorno pedindo orientaçoes de uso, de luz, enfim... muito grata mesmo. até mais e continuem me auxiliando sempre. :ok:


que isso Adriana. tamo aê. qualquer coisa posta... e quando comprar a lente posta as fotos ai pragente ver!  :ok:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Tenho uma Sigma 70-300mm AF-S e nao tah tao cara essa lente. Custa uns 700,00 no ML e jah vi vendendo ela de uns 550,00 usada. Eu travo ela em 300mm ( 1:1 ), deixo em modo manual de foco, modo Speed na camera ( D50 ) e dou o foco me aproximando ou distanciando do assunto. Jah bati diversas fotos boas com ela...

Não existe zoom, com nível de ampliação 1:1, que eu saiba. Macro dedicada mesmo só as 40, 60, 85, 105, 200, da nikon (micro-nikkor) a sigma 105 e 150mm, a tokina 100mm e a tamron 90mm.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2011, 12:45:34
Não existe zoom, com nível de ampliação 1:1, que eu saiba. Macro dedicada mesmo só as 40, 60, 85, 105, 200, da nikon (micro-nikkor) a sigma 105 e 150mm, a tokina 100mm e a tamron 90mm.
As Nikon manuais eram 1:2, igual que a 28-105 e a 24-85.
abs


Adriana Vesco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2011, 18:17:15
Pessoal eu ainda nao consegui pstar fotos aqui, alias até agora só consegui  ler as respostas e responder agradecendo a voces que me  deram dicas... ontem eu postei umas fotos no Flickr de flores que fotografei na exposicao de Holambra este ano... se alguem for dar uma olhada depois digam o que acharam. La assino como AVESCO. Bom fim de feriado e até mais.
Avesco.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2011, 22:49:49
Correndo o risco de levantar polêmica mas... pelo conceito geral, macro só de 1:1 para cima. Portanto, 1:2 seria até bom, mais ainda longe de macro.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2011, 23:00:12
Pessoal eu ainda nao consegui pstar fotos aqui, alias até agora só consegui  ler as respostas e responder agradecendo a voces que me  deram dicas... ontem eu postei umas fotos no Flickr de flores que fotografei na exposicao de Holambra este ano... se alguem for dar uma olhada depois digam o que acharam. La assino como AVESCO. Bom fim de feriado e até mais.


Adriana, copie o link direto da foto no Flickr e cole aqui desta forma:

{img}Link da foto aqui{/img}

Substitua as chaves ( {} ) do exemplo por colchetes ( [] ) na hora de colocar os links.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 02 de Novembro de 2011, 23:31:41
Correndo o risco de levantar polêmica mas... pelo conceito geral, macro só de 1:1 para cima. Portanto, 1:2 seria até bom, mais ainda longe de macro.

Não há polêmica.
Macro só de 1:1 para cima mesmo. Nenhum zoom, que eu saiba, chega a isso.
O que o Ângelo disse é que as zoom ditas macros não chegavam à 1:1, apenas 1:2. Não me pareceu uma defesa das zoom 'macro' e sim uma constatação de, mesmo antigamente (((no tempo dele  :assobi: ))) já era assim.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova