FZ150
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b) grava em RAW
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Só fui descobrir que tinham tirado essa característica da FZ28/35/38/40/47 na última geração quando já tinha comprado.
Não sou Fotógrafo, mas ocasionalmente preciso documentar algumas referências pra computação gráfica. Eu me interessei por essa família desde que a FZ35 era lançamento mas só agora realmente precisei e comprei a FZ47. Tinha refeito minha pesquisa, mergulhei várias horas no comparômetro* do
http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM, e tinha ficado satisfeito os resultados da FZ47 apesar de ela penar notoriamente em ISOs maiores que 200. Preocupante ainda mais para eu que acreditava que apenas registros a 1/500s seriam livres de borrão.
Apesar de significante, só o ruído do CCD em ISOs elevados não justificava a diferença entre R$ 800 e R$ 1300 nem pra mim. Mas no meio de tanta informação, não percebi que a Panasonic tirou o formato RAW justamente na 47. Isso sim enfim justifica a diferença de preço.
Mas apesar da decepção de perder o RAW, fiquei bem feliz com a FZ47 na mão. Por mais que eu tenha que ser mais cuidadoso onde eu vou querer meus míseros 256 níveis por cor, comprovei que ela produz fotos de ótima qualidade e ainda posso usar o multi burst com diferenças de exposição (não lembro o nome do recurso) pra contornar a falta de escala.
Impressionado mesmo fiquei com o estabilizador permitindo que eu fotografe interiores agora no ISO 100 e na mão. Meu Parkinson psicossomático era o que me preocupava com a qualidade em ISOs elevados, mas minhas preocupações estavam mal direcionadas (enquanto alguns se enganam com megapixels, eu idolatrava o ISO). O fato é que enquanto eu conseguia frequentemente borrar fotografias até de 1/200s nas compactas tradicionais, com o estabilizador da FZ47 (além do formato e peso mais ergonômicos) eu consigo tirar fotos de interior em até 1/10s sem tripé e ainda no zoom máximo.
Em suma, eu recomendaria a FZ150 apenas se você terá proveito para imagens RAW, do contrário a economia de pegar uma FZ47 naturalmente será bem vinda. Mas então pq não recomendar a FZ40 que até tem o sensor maior ao invés da 47? Recomendo o review mais informativo que considerei e até inclui crops entre as gerações:
http://www.cameralabs.com/reviews/Panasonic_Lumix_DMC_FZ47_FZ48/index.shtml* O comparômetro do imagin-resource deixa vesgo o olho destreinado depois de algumas horas. O que aprendi lá foi que, na mesma faixa de preço aqui no Brasil, a L120 tira ruído até de onde deveria ter e recorre a um sharpen obsceno, a S4000 faz um sharpen quase que de desenho animado, e a HS10 faz um sharpen não muito agressivo mas megapixel às vezes é bom. Como purista pobre e ambicioso, escolho as super citadas superzooms da panasonic.