Show de bola essa tabela aí. A maioria das lentes escuras atingem o auge da performance (composto entre nitidez, menos distorção, etc) entre F8 a F11. Alan, com seu kit, é perfeitamente possível realizar fotos de excelente qualidade. Lembre-se que o equipamento somente ajuda, mas quem aciona o disparador e programa a câmera é o fotógrafo. Brother, tirar foto em full manual sempre te dá a opção de lhe dar a oportunidade de dar o efeito que desejar com sua câmera, mas como você tem objetivos específicos, utilizar os recursos oferecidos pela câmera não é prejudicial a ninguém:
- Sua intenção é congelar o movimento e ter ganho em nitidez, mantendo toda a aeronave em foco, certo?
=> primeiro ponto é congelar a imagem: velocidade do obturador> 1.000
=> segundo ponto é ter toda a aeronave em foco, com o máximo de performance da lente, com mínimo de distorções e vinhetas: abertura de F11
Como a exposição é baseada no triângulo de combinação entre a Vel Obt, Abertura e ISO, o único parâmetro a ser escolhido agora será a ISO. Qual será a melhor ISO?
R: A menor sensibilidade ISO possível para se manter a exposição correta em cima dos parâmetros escolhidos inicialmente.
Um erro comum que muitos cometem, principalmente quando iniciando na fotografia, é escolher primeiro a ISO para depois se trabalhar os outros dois parâmetros. Logicamente, cada câmera irá responder de maneira diferente aos acrécimos na ISO, portanto somente você terá condições de testar e verificar em qual ISO, a imagem passa a apresentar ruídos que incomodem.
Mas, sinceramente, pelo que vi na sua foto, com o tempo bom (dia ensolarado), com ISO 400 (ou até menos) dava para colocar F11 e velocidade de obturação acima dos 1/1000 perfeitamente. Não tenha receio de aumentar a ISO da câmera brother!! Feliz Ano Novo irmão!!