Autor Tópico: [D5000] Em busca da qualidade nunca alcançada  (Lida 5439 vezes)

Alan Fernandes

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Online: 28 de Dezembro de 2011, 13:48:04
Boa tarde.

Sou amador e estou me aventurando a fotografar aviões nas minhas férias. Sempre gostei de aviões e agora tenho a oportunidade de fotografá-los no Santos Dumont, aqui no Rio de Janeiro.

Tenho uma D5000 e para esse tipo de fotografia estou usando uma 55-300 VR da Nikon mas ocorre que eu não consigo uma fotografia completamente nítida, não consigo tirar uma foto sequer sem perceber mínimas nuances de falta de foco.

Como são fotos com movimento estou usando sempre AF-C, 1/320 de velocidade e ISO 200 pois não quero fotos com muito ruido. Uso em média 100mm a 200mm com abertura entre F8 a F11.

Este foi um dos resultados de hoje:



Pergunto eu: É por conta do sensor com 12mp? É pouco e por isso não dá um resultado mais sharp? O que está saindo de errado para algumas fotografias não estarem nítidas já que estou utilizando boa velocidade, modo de foco apropriado e etc?
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marciocons

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Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2011, 18:32:29
Alan, sua velocidade do obturador está baixa, tenta subir para 1000 + ou -. Suba também seu ISO para conseguir subir sua velocidade do obturador, sem baixar a exposição. Uma dica é usar o Shutter Priority e regular (subir) o ISO até pegar a abertura de desejada (F11). Uma técnica é acompanhar o movimento do avião, acionando o foco automático, até que o eixo principal da aeronave esteja perpendicular a sua linha de foco. Claro que se esse for o objetivo (ter o corpo principal da aeronave em foco). Cabe salientar que, com um conjunto câmera+lente devidamente calibrados, a imagem irá ter foco 1/3 a frente do ponto principal de foco e 2/3 depois do ponto de foco. Logicamente, esses terços serão maiores ou menores de acordo com a abertura.



Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

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Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2011, 20:43:52
A 55-300 eh uma lente amadora, de baixo custo e com baioneta em plastico ( o q denuncia sua construçao mais fragil e optica nao tao boa ). Coloque uma 80-200mm 2.8 na sua camera q vc vai ter fotos beeemmm mais nitidas, podendo trabalhar com ISOs mais baixos e velocidades maiores.

Ateh mesmo uma 70-300mm AF-S 3.5-5.6 VR ( entre R$ 1.500,00 e R$ 1.800,00 no Brasil ) eh bem melhor q essa 55-300mm.
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marciocons

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Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:47:42
No caso dele, dá para tirar fotos boas com a 55-300 sim, apesar de eu preferir a 55-200 VR (acho que tem mais nitidez). A pane é com certeza a combinação incorreta do ISO/SHUTTER SPEED/APERTURE. Com certeza, bom equipamento ajuda.. mas como disse, somente ajuda. Se a combinação não for de acordo com o objetivo da fotografia, nem a super ultra power PLUS ++++ Nikkor 70-200 2.8 VR vai dar jeito.. Hehehe!
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Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:54:15
Outra coisa, ter baioneta de plástico não quer dizer que a lente venha a entregar imagens ruins. Logicamente, são lentes mais baratas, pois foram fabricadas com materiais de menor custo e devem ser tratadas com mais cuidados.. Eu tenho uma 55-200 VR e sinceramente, vou te dizer que a lente é surpreendemente acima de minhas expectativas para locais abertos e de boa iluminação. O problema maior é tirar fotos no escuro, mas mesmo assim, com a abertura F4 em 55mm (bom para quem não tem a 50 1.8G), ela entrega imagens muito boas. Em 200mm, ela fecha para 5.6, então complica para locais escuros, mas para locais iluminados, ela faz bem o dever de casa. Dê uma olhada nesse review.. http://www.kenrockwell.com/nikon/55-200mm-vr.htm


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Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2011, 23:54:33
Alan, sua velocidade do obturador está baixa, tenta subir para 1000 + ou -. Suba também seu ISO para conseguir subir sua velocidade do obturador, sem baixar a exposição. Uma dica é usar o Shutter Priority e regular (subir) o ISO até pegar a abertura de desejada (F11). Uma técnica é acompanhar o movimento do avião, acionando o foco automático, até que o eixo principal da aeronave esteja perpendicular a sua linha de foco. Claro que se esse for o objetivo (ter o corpo principal da aeronave em foco). Cabe salientar que, com um conjunto câmera+lente devidamente calibrados, a imagem irá ter foco 1/3 a frente do ponto principal de foco e 2/3 depois do ponto de foco. Logicamente, esses terços serão maiores ou menores de acordo com a abertura.

Olá! :)

Estou fotografando sempre em modo M.

Pelo que eu entendi lendo em alguns reviews a 55-300 tem melhor qualidade de imagem entre F8 e F11. Você falou em subir o ISO mas se eu subir eu não prejudico a qualidade de imagem? Eu pretendo congelar o movimento com maior nitidez de imagem. Isso é possível? É claro que sei que meu conjunto é amador, sei disso mas sei também que dá pra melhorar. Creio que ainda não é o máximo que meu conjunto possa desempenhar.
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Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2011, 00:00:49
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Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2011, 00:48:32
Show de bola essa tabela aí. A maioria das lentes escuras atingem o auge da performance (composto entre nitidez, menos distorção, etc) entre F8 a F11. Alan, com seu kit, é perfeitamente possível realizar fotos de excelente qualidade.  Lembre-se que o equipamento somente ajuda, mas quem aciona o disparador e programa a câmera é o fotógrafo. Brother, tirar foto em full manual sempre te dá a opção de lhe dar a oportunidade de dar o efeito que desejar com sua câmera, mas como você tem objetivos específicos, utilizar os recursos oferecidos pela câmera não é prejudicial a ninguém:

- Sua intenção é congelar o movimento e ter ganho em nitidez, mantendo toda a aeronave em foco, certo?
 => primeiro ponto é congelar a imagem: velocidade do obturador> 1.000
 => segundo ponto é ter toda a aeronave em foco, com o máximo de performance da lente, com mínimo de distorções e vinhetas: abertura de F11

Como a exposição é baseada no triângulo de combinação entre a Vel Obt, Abertura e ISO, o único parâmetro a ser escolhido agora será a ISO. Qual será a melhor ISO?
R: A menor sensibilidade ISO possível para se manter a exposição correta em cima dos parâmetros escolhidos inicialmente.

Um erro comum que muitos cometem, principalmente quando iniciando na fotografia, é escolher primeiro a ISO para depois se trabalhar os outros dois parâmetros. Logicamente, cada câmera irá responder de maneira diferente aos acrécimos na ISO, portanto somente você terá condições de testar e verificar em qual ISO, a imagem passa a apresentar ruídos que incomodem.

Mas, sinceramente, pelo que vi na sua foto, com o tempo bom (dia ensolarado), com ISO 400 (ou até menos) dava para colocar F11 e velocidade de obturação acima dos 1/1000 perfeitamente. Não tenha receio de aumentar a ISO da câmera brother!! Feliz Ano Novo irmão!!



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Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2011, 01:08:56
E quase ia esquecendo.. hhehe... Dispara em High Continuous Shooting, AF-Continuous e seja feliz!!!


Se o seu cartão pedir arrego, hehe, dispara em JPEG.. é o que a maioria dos fotógrafos de ação fazer para não encher o buffer..
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Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2011, 09:08:41
Outra coisa, ter baioneta de plástico não quer dizer que a lente venha a entregar imagens ruins. Logicamente, são lentes mais baratas, pois foram fabricadas com materiais de menor custo e devem ser tratadas com mais cuidados.. Eu tenho uma 55-200 VR e sinceramente, vou te dizer que a lente é surpreendemente acima de minhas expectativas para locais abertos e de boa iluminação. O problema maior é tirar fotos no escuro, mas mesmo assim, com a abertura F4 em 55mm (bom para quem não tem a 50 1.8G), ela entrega imagens muito boas. Em 200mm, ela fecha para 5.6, então complica para locais escuros, mas para locais iluminados, ela faz bem o dever de casa. Dê uma olhada nesse review.. http://www.kenrockwell.com/nikon/55-200mm-vr.htm

Muito bacana esse review da 55-200mm VR. Excelente custo x beneficio, leve e pequena. Depois de ler diversos reviews de Ken Rockwell, doei agora os US$ 5.00 "que ele me pediu" por pay-pal.

Como nao pretendo viajar com uma tele a tira-colo, ainda vou de 70-300mm AF-S VR nova ou uma 80-200mm 2.8 usada.
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Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2011, 09:08:58
Show de bola essa tabela aí. A maioria das lentes escuras atingem o auge da performance (composto entre nitidez, menos distorção, etc) entre F8 a F11. Alan, com seu kit, é perfeitamente possível realizar fotos de excelente qualidade.  Lembre-se que o equipamento somente ajuda, mas quem aciona o disparador e programa a câmera é o fotógrafo. Brother, tirar foto em full manual sempre te dá a opção de lhe dar a oportunidade de dar o efeito que desejar com sua câmera, mas como você tem objetivos específicos, utilizar os recursos oferecidos pela câmera não é prejudicial a ninguém:

- Sua intenção é congelar o movimento e ter ganho em nitidez, mantendo toda a aeronave em foco, certo?
 => primeiro ponto é congelar a imagem: velocidade do obturador> 1.000
 => segundo ponto é ter toda a aeronave em foco, com o máximo de performance da lente, com mínimo de distorções e vinhetas: abertura de F11

Como a exposição é baseada no triângulo de combinação entre a Vel Obt, Abertura e ISO, o único parâmetro a ser escolhido agora será a ISO. Qual será a melhor ISO?
R: A menor sensibilidade ISO possível para se manter a exposição correta em cima dos parâmetros escolhidos inicialmente.

Um erro comum que muitos cometem, principalmente quando iniciando na fotografia, é escolher primeiro a ISO para depois se trabalhar os outros dois parâmetros. Logicamente, cada câmera irá responder de maneira diferente aos acrécimos na ISO, portanto somente você terá condições de testar e verificar em qual ISO, a imagem passa a apresentar ruídos que incomodem.

Mas, sinceramente, pelo que vi na sua foto, com o tempo bom (dia ensolarado), com ISO 400 (ou até menos) dava para colocar F11 e velocidade de obturação acima dos 1/1000 perfeitamente. Não tenha receio de aumentar a ISO da câmera brother!! Feliz Ano Novo irmão!!

O que mais falar? Simplesmente era tudo que eu precisava saber!

Obrigado DE VERDADE!

Estou indo agora pro Santos Dumont para aplicar tudo que você falou e depois posto aqui as fotos.

Um forte abraço e um feliz ano novo! :)
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Alan Fernandes

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Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2011, 13:38:39
Pessoal, obrigado pelas dicas.

Fiz essas fotos agora. O que acharam?
http://www.flickr.com/photos/alanmfernandes/

Melhorou? Usei sempre F11 1/1000 ISO 1000

 :)
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Portela 2011

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Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2011, 15:37:15
Melhorou muito Alan. Ainda achei que pode ficar um tequinho mais claras. Um um ponto a mais no iso, ou, se não quiser arriscar, na pós mesmo. Agora é olhar muita foto de avião e pegar variações de composição.  :ok:


marciocons

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Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2011, 17:40:13
Melhorou muito Alan :clap:


Como o tempo hoje estava bem nublado, acredito que em outras ocasiões, você terá como usar ISOs mais baixas... No mais, parabéns pelas fotos!!
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Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2011, 17:54:41
As fotos estao melhores e mais nitidas!!!! DEixando um espaço a frente do aviao, a composiçao da foto fica mais agradavel  e menos estatica.
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