Autor Tópico: Fotos de pessoas na rua. (legislação/direito)  (Lida 21418 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #60 Online: 23 de Abril de 2017, 07:17:22
Em muitos países (e isso deve incluir o Brasil) você pode tirar fotos de pessoas em lugares públicos desde que não exista um objetivo comercial.

Acho que aqui existe uma confusao dos termos.
Vc pode tirar fotos de pessoas nas ruas (na maioria da situacao em alguns paises e na minoria da situacao em outros) independente de qual sejam seus objetivos.

Se tendo a foto, o que vc fara com ela ou nao eh outro problema.

Isso pq eu posso fotografar com o objetivo para apreciacao pessoal mas depois de ter a foto eu posso achar uma oportunidade de fazer algo a mais do que apenas ter no meu coputador. Ou seja, um ato nao tem relevancia com outro.

Assim como portar arma eh ilegal para a maioria das pessoas, mesmo que o objetivo nao seja atirar em pessoa ou ate mesmo nao atirar em nada. E para certas outras pessoas portar arma eh legal, mesmo que o objetovo seja o mesmo dos que nao podem portar arma (atirar em algo ou nao atirar em nada). Ou seja, um nao tem relevancia com outro.

A resposta entao eh: Vc pode tirar fotos de pessoas nas ruas (ponto final).

Vc nao pode usar fotos de pessoas para fins comerciais sem a permissao delas (Ponto Final).




O problema óbvio é a subjetividade do que é considerado comercial ou não. Eu poderia tirar fotos de pessoas na rua para um projeto de arte (o que é legal e eu não preciso de autorização), mas se eu vender minhas fotos em uma galeria de arte isso não seria uso comercial?

Cada pais tem sua definicao do que eh comercial ou nao. Basta pesquisar.

Para vender fotos em galerias e demais meios artisticos e jornalisticos nao eh caracterizado como trabalho comercial em paises como EUA, Inglaterra, Irlanda, e provavelmente Brasil.

Mas ai entra outra questao que eh a liberdade de expressao vs direito a privacidade. Assim como os limites do da privacidade individual.

Paises como EUA, Inglaterra, Irlanda, a sua privacidade se limita dentro de sua propriedade privada. Nas ruas vc esta exposto publicamente. Mas obviamente que ficar perseguindo alguem nas ruas (espionando, ameacando, causando desconforto e disturbio) tambem eh ilegal.

Em paises como Alemanha eu nao sei se vender em fotos em galerias eh visto pela justica como obras comerciais ou artisticas. Mas nao importa pq na Alemanha a direito a privacidade da imagem se extende tambem em ambientes publicos. Logo, mesmo fotografadas na rua as pessoas tem o direito de nao querer ter suas imagens expostas. A excessao sao apenas para imagem de pessoas em eventos ao qual nao pode ser feita exclusiva a 1 pessoa.

Paises como EUA que dao prioridade a liberdade de expressao, ate mesmo o fotografo que fez fotos das pessoas pela janela das casas delas, mostrando o dia a dia das pessoas dentro do lar delas, sem elas saberem, pode expor e vender as fotos em galerias sem acusado de nenhum crime.

Cabe ver o que a justica brasileira diz sobre o que considera obra comercial e o que considera ser o limite da privacidade vs liberdade de expressao.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #61 Online: 23 de Abril de 2017, 07:21:28

O privilégio de fotografar pessoas em lugares públicos sem autorização existe por conta de atividades jornalísticas e de liberdade de informação.

O dia em que isso acontecer vai ser o dia em que terminarem com a liberdade de imprensa.

Discordo, haja visto que fotografia de rua em paises como Canada e se nao me engano Nova Zelandia (Ou seria Australia), eh um atividade ilegal, mesmo se nao usar a foto para nada. Mas mesmo se tiver fotos de pessoas, se colocar online ou onde for, somente com permissao.

Se nao tiver permissao, tem que colocar tarjas escondenco rostos e placas de carro igual ao Google Maps.

O mesmo vale para Alemanha apesar de ate onde eu entender (por ser confuso), eh permitido foto de rua.


Mas foto de rua eh diferente de foto jornalismo e liberdade de imprensa.
Foto jornalismo atende o interess publico (como imagem de celebridade e pessoas em eventos ou acontecimentos que uma populacao se interessa a ser informada).


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 23 de Abril de 2017, 07:52:21
Onde você achou essa informação de que é ilegal nesses países?


Austrália: It is generally possible to take photographs in a public place without asking permission. This extends to taking photographs of buildings, sites and people. (...) There are no publicity or personality rights in Australia, and there is no right to privacy that protects a person’s image.
fonte: https://www.artslaw.com.au/images/uploads/Street_photographers_rights_2016.pdf


Nova Zelândia: It is generally lawful to take photographs of people in public places without their consent. (...) you can take and/or publish photos or film of people where there is no expectation of privacy, such as a beach, shopping mall, park or other public place.
fonte: http://www.police.govt.nz/faq/what-are-the-rules-around-taking-photos-or-filming-in-a-public-place


Resumo: nesses países você pode tirar fotos de pessoas em locais públicos, e você pode publicar e distribuir as fotos desde que não exista uso comercial da imagem da pessoa ou tentativa de denegrir ou difamar os mesmos.

É uma regra bem razoável, e imagino que a legislação seja semelhante em diferentes países.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 23 de Abril de 2017, 07:56:42
Aliás, um exemplo de como a lei é extremamente leniente é o fato de que paparazzi existem. Os caras passam o dia antagonizando pessoas famosas, ricas e poderosas na rua, e por mais irritantes que eles sejam ninguém pode impedi-los de fazerem o que fazem. É só quando eles invadem espaço privado que a atividade se transforma em ilegal.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #64 Online: 23 de Abril de 2017, 08:08:39
Aliás, um exemplo de como a lei é extremamente leniente é o fato de que paparazzi existem. Os caras passam o dia antagonizando pessoas famosas, ricas e poderosas na rua, e por mais irritantes que eles sejam ninguém pode impedi-los de fazerem o que fazem. É só quando eles invadem espaço privado que a atividade se transforma em ilegal.
E vendem as fotos.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 23 de Abril de 2017, 08:20:42
E vendem as fotos.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Correto. Mas eles não poderiam tirar uma foto do Brad Pitt dirigindo um BMW, e vender a foto para a BMW fazer propaganda insinuando que o Brad Pitt recomenda os carros da marca. Isso seria ilegal, e é onde entra a proibição comercial do uso da imagem.

Mas eles podem vender as fotos para uma publicação "jornalística" legalmente, que pode publicar a foto legalmente em um site/revista em troca de dinheiro, e tudo se justifica sob a desculpa de ser um trabalho jornalístico.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #66 Online: 23 de Abril de 2017, 08:35:39
Onde você achou essa informação de que é ilegal nesses países?

Vc deve ter lido rapido demais:

[...]e se nao me engano Nova Zelandia (Ou seria Australia)[...]


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #67 Online: 23 de Abril de 2017, 08:39:48
Aliás, um exemplo de como a lei é extremamente leniente é o fato de que paparazzi existem. Os caras passam o dia antagonizando pessoas famosas, ricas e poderosas na rua, e por mais irritantes que eles sejam ninguém pode impedi-los de fazerem o que fazem. É só quando eles invadem espaço privado que a atividade se transforma em ilegal.

De novo, entra a questao do interesse publico.
Mas nem todo lugar do mundo a atividade de Paparazzi eh legal. Visto que ficar seguindo e espionando alguem em particular para fotografar eh ilegal em muitos paises como Irlanda e Inglaterra, e provavelmente tambem seja nos EUA.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #68 Online: 23 de Abril de 2017, 08:52:20
E vendem as fotos.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Correto. Mas eles não poderiam tirar uma foto do Brad Pitt dirigindo um BMW, e vender a foto para a BMW fazer propaganda insinuando que o Brad Pitt recomenda os carros da marca. Isso seria ilegal, e é onde entra a proibição comercial do uso da imagem.

Mas eles podem vender as fotos para uma publicação "jornalística" legalmente, que pode publicar a foto legalmente em um site/revista em troca de dinheiro, e tudo se justifica sob a desculpa de ser um trabalho jornalístico.

Mas eh um erro achar que tudo que envolve dinheiro seja tratado como comercial.

No caso do Brad Pitt tendo a imagem sendo usada associado a uma marca, associando a marca a pessoa e usando o nome e imagem da pessoa para vender a marca oue produtos, eh obviamente errado de se fazer sem a permissao da pessoa, assim como eh obviamente  comercial pela a descricao que acabei de fazer nas linhas acima.

Trabalhos jornalista, editorial, conceitual, artistico nao eh necessariamente comercial. Na verdade se um desses se torna comercial ja nao eh mais jornalismo, editorial ou artistico.

Eh a falta desse dissernimento que faz com que muita gente olhe para revista de moda hoje em dia e nao sabe dizer quais as imagens sao editoriais e quais imagens sao comerciais. Pq por mais que a publicidade use da linguagem da foto moda conceitual em suas imagens, nao eh a mesma coisa.

Se fosse a mesma coisa nao haveria a mostruosa disparidade salarial entre um fotografo comercial e um fotografo de moda conceitual e editorial. E o mesmo para modelos.

Da mesma forma que entretenimento nao eh educacao, por mais que muita gente ja nao saiba distinguir ambos hoje em dia.


Fotos paparazzi nao vendem nada, nao buscam promover marcas ou produtos. O que elas fazem eh somente falar da vida de alguem ao qual um publico tem interesse.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 23 de Abril de 2017, 10:20:14
Na constituição brasileira se fala sobre o direito que uma pessoa tem à intimidade, à sua imagem e à vida privada. O artigo 20 do código civil diz o seguinte:

“Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão de palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.”

Agora, não sei em até que ponto fotografar uma pessoa na rua seria uma violação dos direitos à privacidade...

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7024


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #70 Online: 23 de Abril de 2017, 10:32:24
Na constituição brasileira se fala sobre o direito que uma pessoa tem à intimidade, à sua imagem e à vida privada. O artigo 20 do código civil diz o seguinte:

“Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão de palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.”

Agora, não sei em até que ponto fotografar uma pessoa na rua seria uma violação dos direitos à privacidade...

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7024

[...]se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.”

Ou seja, nao eh diferente do que EUA, Irlanda, Inglaterra...


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #71 Online: 26 de Abril de 2017, 12:30:27
Quando você utiliza para fins comerciais, a pessoa fotografada pode requerer direitos sobre a fotografia, afinal é uso da imagem dela, mas a legislação brasileira tem muitas brechas, que dependendo da ótica do julgador, o ganho de causa pode ser para o lado do fotógrafo, como pode ser para o lado do fotografado.

Não gerando ato vexatório e sendo utilizado apenas para fins de divulgação do próprio trabalho (e não sendo utilizada em algum trabalho), como em um Flickr ou no site do fotógrafo, normalmente quando ocorre algum litígio, a pena máxima é a remoção da imagem do local onde está sendo exposto.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #72 Online: 27 de Abril de 2017, 14:46:52
Para trabalho autoral publicado em exposição, livros etc é permitido. Caso publicidade deverá haver autorização por escrito.
Caminante no hay camino hace camino al andar


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #73 Online: 27 de Abril de 2017, 21:38:55
Se eu fizer um livro de street e comercializar o mesmo, não preciso da autorização de ninguém que apareça nas fotos?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #74 Online: 28 de Abril de 2017, 02:44:10
Se eu fizer um livro de street e comercializar o mesmo, não preciso da autorização de ninguém que apareça nas fotos?

Pergunte a alguns editores ou advogados da area.