Pessoal...
Sei que isso vai de pessoa para pessoa, mas... queria ouvir os relatos de vcs...
Por quanto tempo vcs guardam arquivos de trabalhos fotográficos????
Ando fazendo uma limpa em meus arquivos... tem coisa que guardo em RAW, em tiff, pastas em jpeg separados por ensaio... gravo em cd, dvd e/ou hd externo... já prometi que esse ano serei mais organizada que em 2011... era um angú só meus arquivos... varias pastas em varios lugares...
Minha pergunta é: quando o cliente não autoriza o uso de imagem em portifólio, o que vcs fazem???? Excluem tudo ou mesmo assim fazem um back-up????
Quando vou entregar o material para o cliente, eu sempre gravo as fotos em um DVD personalizado incluindo a capa e uma outra cópia que coloco em um envelope desses amarelos...
Caso o cliente autorize o uso de imagem, faço um back-up e deixo guardado... quando o cliente não autoriza, um mês depois do material entregue eu excluo tudo, sem dó nem piedade...
Hj aconteceu algo curioso... um cliente que fiz um ensaio no ano passado e não autorizou o uso de imagem, entrou em contato comigo perguntando se eu tinha como gravar mais um DVD com as fotos... eu disse que não tinha mais, que havia excluído os arquivos... ele insistiu e disse que pagaria R$ 200,00 só para que eu gravasse novamente... aí eu o lembrei que ele não havia autorizado o uso de imagem e como eu entreguei 2 cópias, acabei excluindo as fotos... ele entendeu minha atitude... e nenhum momento ficou zangado...