Autor Tópico: Lente Prime EF 50mm f1.4 - dificuldade de Foco  (Lida 16179 vezes)

hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Maio de 2012, 19:14:27
A lodrita disse o que eu iria dizer...

Se você só teve experiências com a lente do kit, pode ser que você não esteja acostumado com a profundidade de campo mais curta por causa da grande abertura da lente. Tente tirar fotos em f/4 ou f/8 para tirar essa dúvida.

Eu tenho uma 50mm f/1.8, e pode acontecer de focar no olho de uma pessoa e o nariz sair desfocado, tão curta é a profundidade de campo. Numa lente de abertura f/1.4 isso deve ficar ainda mais acentuado.

Um grande abraço

Vinícius

Também tenho uma 1.8 e ia falar isto que o montanha escreveu.

Além disto, sinto que o foco da 1.8 é ligeiramente mais lento que de minhas outras lentes (18-55 e 18-135).
Pode ser por causa do para-sol que não dispenso em minha 1.8
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2015, 16:46:40

Eu tenho uma 50mm f/1.8, e pode acontecer de focar no olho de uma pessoa e o nariz sair desfocado, tão curta é a profundidade de campo.


fico pensando nisto, qual é a vantagem então de se ter uma 50mm 1.8 se não posso usufruir desta grande abertura?

por exemplo gostaria de adquirir uma 50mm 1.8 pra poder usar a grande abertura ao invés de elevar o ISO e ter uma foto com muio ruído, já que a intenção é usar o 1.8 pra poder aumentar a velocidade do shutter para a foto nao tremer.
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2015, 18:13:52
Em qualquer lente, as fotos tiradas utilizando a abertura máxima, nunca irá sair focada como se tivesse sendo feitas com aberturas 5.6 ou 8.0.
Eu acho que o problema deve estar aí.

o foco em 1.4 é mais dificil mas nada que justifique 70% de fotos perdidas, sua lente deve estar descalibrada, front ou back focis, faça o teste ou leve numa assistencia.
Ricardo Ghion


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2015, 18:27:38
Certeza que não é problema de focar e recompor?

E os outros comentarios estão confundindo nitidez com foco.
Ela tem que focar certo em 1.4 sim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 31 de Janeiro de 2015, 20:03:00

fico pensando nisto, qual é a vantagem então de se ter uma 50mm 1.8 se não posso usufruir desta grande abertura?

por exemplo gostaria de adquirir uma 50mm 1.8 pra poder usar a grande abertura ao invés de elevar o ISO e ter uma foto com muio ruído, já que a intenção é usar o 1.8 pra poder aumentar a velocidade do shutter para a foto nao tremer.
Discordo. Dá pra fazer excelentes fotos com 1.8. Só não dá para esperar grande retenção de detalhes que, dependendo do tipo da foto, não é importante.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


paulodime

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 31 de Janeiro de 2015, 22:46:24
Qdo tive a 50m0 1.4 eu não usava nessa abertura por achar a imagem muito macia, mas em 1,8 a 2,8 se comportava muito bem para retratos...
02 6D - 35mm f/2 IS -  85mm f/1.8


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 07:46:09
 Mesmo que acerte o foco a perca de nitidez dessas Canon 1.8/1.4 acho absurdo, mas serve para fotos descompromissadas.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 09:41:46
Mesmo que acerte o foco a perca de nitidez dessas Canon 1.8/1.4 acho absurdo, mas serve para fotos descompromissadas.

Nitidez nesse nivel é uma coisa que só fotografo percebe.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #23 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 13:56:36
Bobagem! Ultimamente uso a 50mm em 1.4 e a 85mm em 1.8 quase o tempo todo, sabendo utilizar no momento certo o resultado é incrível
Quem reclama de falta de nitidez é quem gosta de ficar dando zoom em 100% e cropando muito as fotos. Se a foto é bem executada e a composição bem feita desde o começo, não tem o q se preocupar!
Inclusive fotos que todo mundo adora, como as do Rodrigo Eduardo do tobi, são feitas em sua maioria na abertura máxima


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 16:16:07

Bobagem! Ultimamente uso a 50mm em 1.4 e a 85mm em 1.8 quase o tempo todo, sabendo utilizar no momento certo o resultado é incrível
Quem reclama de falta de nitidez é quem gosta de ficar dando zoom em 100% e cropando muito as fotos. Se a foto é bem executada e a composição bem feita desde o começo, não tem o q se preocupar!
Inclusive fotos que todo mundo adora, como as do Rodrigo Eduardo do tobi, são feitas em sua maioria na abertura máxima
Falou e disse tudo.
Algumas das fotos que mais gostei até hoje foram com a 50 1.8 totalmente aberta.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 17:04:04
Não existe isso de serve/não serve de forma geral. Cada um vai saber o que serve para si, cada um sabe qual ponto é mais importante para determinada fotografia. As vezes é melhor que a foto seja mais soft, as vezes você precisa de mais nitidez....


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 19:47:25
O pessoal, perai... Ninguém aqui trabalha com fotografia??

 Quem trabalha sabe da importância de nitidez numa edição em que se trabalha por exemplo com separação de frequência. Vai entregar um trabalho sem nitidez a 100% para uma agencia de publicidade e vê o que te acontece...
 No mesmo espaço de tempo consigo uma edição muito mais natural e limpa na 85mm do que nas 50mm por causa da diferença de nitidez.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #27 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 22:21:54
O pessoal, perai... Ninguém aqui trabalha com fotografia??

 Quem trabalha sabe da importância de nitidez numa edição em que se trabalha por exemplo com separação de frequência. Vai entregar um trabalho sem nitidez a 100% para uma agencia de publicidade e vê o que te acontece...
 No mesmo espaço de tempo consigo uma edição muito mais natural e limpa na 85mm do que nas 50mm por causa da diferença de nitidez.

Ok :ok:


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 22:27:28
Nattis, todo trabalho exige esse nível de nitidez? Não existe trabalho que não queira esse tipo de nitidez?


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 23:28:26
Eu não necessito 100% de nitidez, mas eu busco a nitidez pq sou chato com meu trabalho, e consigo mesmo em 1.2 com a 50mm ou a 85 mm Ótimas fotos bem nítidas.
Ricardo Ghion