Autor Tópico: Ainda sobre a compra de produtos no exterior....  (Lida 8979 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 12 de Março de 2012, 16:58:42
Pessoal, hoje pela manhã enquanto respondia uns e-mails deixei a TV ligada na Globo.. Acabou o jornal e começou a Ana Maria Braga.

Ela fez uma entrevista bacana até, bem elucidativa sobre a compra de produtos no exterior e a entrada deles pelos aeroportos..

Conversou com uma auditora da Receita federal que foi explicando de forma bem clara como a coisa funciona.

Acho que vale a pena assistir. Tira várias daquelas dúvidas sobre a famosa portaria de outubro de 2010 que mudou algumas regras sobre a compra de bens de consumo.

É muito interessante a explicação sobre produtos que saem do Brasil e voltam depois. Facilmente dá pra ter problema com isso..

http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1679034-10345,00.html
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 17:04:05 por Luciano.Queiroz »


Vica Bueno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2012, 20:12:40
Muito boa! Ela fala claramente 'Qualquer máquina fotográfica', com isso não nos restam dúvidas! (:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2012, 20:52:05
Eu nem viajo pro exterior.. mas fiquei preocupado com a saída dos produtos daqui...

Imagine um dia eu sair pra viajar, levar câmera, computador e sei lá mais o que que eu comprei no Paraguai e ter problema na volta? Equipamento surrado é uma coisa, mas e se tiver com cara de novo? complicado isso...
« Última modificação: 14 de Março de 2012, 20:52:49 por Luciano.Queiroz »


Vica Bueno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 16 de Março de 2012, 20:04:47
Sim, na real é complicado viajar com qualquer coisa sem nota né, mas a questão é que a mulher mesmo diz também,que a camera pode estar novinha, mas foi comprada para tirar fotos na viagem, está fora da caixa é isenta.
É muito complicada essa questão toda, mas acho que com isso pode-se ficar mais tranquilo, e também a partir do momento que vc sai com algum bem seu do Brasil é só declarar e manter a nota fiscal consigo que não terás problemas!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2012, 20:50:10
É muito complicada essa questão toda, mas acho que com isso pode-se ficar mais tranquilo, e também a partir do momento que vc sai com algum bem seu do Brasil é só declarar e manter a nota fiscal consigo que não terás problemas!

Aí que tá o problema.. não se declara mais saída e nota fiscal do exterior não adianta nada se o produto não tiver sido legalizado na alfandega quando entrou... o que obviamente nunca acontece pra fugir do imposto de importação..

posso ter um notebook comprado no paraguai.. viajo com ele pra fora e posso ter problema na hora de entrar no Brasil..


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2012, 21:48:43
Fui ao PY levando um ipad 1 na epoca. Procurei o posto da Receita Federal pra fazer a declaraçao de bens, mas soube q essa declaraçao nao era mais realizada. Arrisquei e viajei de Curitiba a Foz com o ipad 1, mesmo com a minha esposa businando no meu ouvido. Chegando no aeroporto de Foz, fui direto ao posto fiscal da Receita falar com um funcionario sobre o meu caso. Ele me tranquilizou q como haviam arquivos pessoais e meus programas no ipad, jah caracterizava um produto usado por mim. Voltei com esse ipad na mochila ( bagagem de mao ), passou no RX e nem deram bola!!!!

Fui a Foz do Iguaçu 3 vezes a compras e a passeio e vou novamente proximo mês. Vou levar minha sony automatica e lah vou comprar D7000 ( se chegar!!! ) + 70-300mm VR II + SB910 + grip + bag para DRSL com grip + cartoes SD classe 10. Jah minha esposa sismou e quer uma NEX-C5 e ainda vou pegar uma SX40 + G1X para mim. Como sao 4 cameras novas, e soh eh permitido 1 por pessoa, o q for mais "levinho" ***EDITADO*** para nao ter problemas de cameras apreendidas no aeroporto. Simples!!!! Tb vou levar cartoes de memoria SD coalhados de fotos antigas para caracterizar a D7000 como camera pessoal. As caixas??? Soh desmontar e colocar entre as roupas, junto com os manuais e CDs. Vale lembrar q vc tem uma cota de US$ 500,00 nos aeroportos e US$ 300,00 na ponte da amizade. Uma camera, 1 relogio e 1 celular para uso pessoal ( estar fora da caixa, com sinais de uso! ) estao fora de cota. Filmadoras, tablets e notebooks sempre sao tributados, mas se paga soh 50% o q exceder os US$ 500,00 q se tem direito. Ainda vale muito a pena!

O q mais se apreende sao roupas, e nao eletro-eletronicos, como pensamos. E com essa nova regulamentaçao, fica facil voltar com uma D800E + Nikkor 24-70 2.8 fora da caixa e o cartao cheio de fotos. Configura para uso pessoal!!!!

Da ultima vez comprei um notebook de US$ 670,00 e paguei US$ 170,00 x 0,5 = US$ 85,00 de imposto. Nem deram bola!!!! Preferi declarar q arriscar perder o produto no aeroporto. Na ponte, te param e pedem para declarar. No aeroporto, nao tem como vc declarar, entao a mercadoria fica apreendida!!! O seguro morreu de velho...

1.10. É proibida a divulgação de qualquer tipo de mensagem que faça apologia a atos ilegais ou venha ferir a legislação brasileira vigente.
« Última modificação: 18 de Março de 2012, 18:19:08 por Mr. Hyde »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Vica Bueno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2012, 00:24:27
É Verdade, tinha esquecido desse fato que não se pode mais declarar, eu teria medo de arriscar viajar sem nota! Ainda mais se for uma coisa que é minha a tempo e que está com muitos documentos meus! E quanto a voltar com UMA camera, pelo que lemos sem problema nenhum né, é a de uso pessoal, quanto a voltar com QUATRO cameras, ai BOA SORTE! Porque a alfandega nada mais é do que uma loteria mesmo!  :)


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2012, 05:40:09
Nao vou voltar com 4 cameras, volto com 1 camera, minha esposa com outra e ***EDITADO***, sacou?

1.10. É proibida a divulgação de qualquer tipo de mensagem que faça apologia a atos ilegais ou venha ferir a legislação brasileira vigente.
« Última modificação: 18 de Março de 2012, 18:20:04 por Mr. Hyde »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 18 de Março de 2012, 10:19:28
Está aí, um excelente serviço de utilidade pública a Ana Maria Braga e a Globo nos prestaram (coisa rara!).


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2012, 11:07:22
Está aí, um excelente serviço de utilidade pública a Ana Maria Braga e a Globo nos prestaram (coisa rara!).

hhahahaha.. concordo plnamente! me surpreendeu quando vi também! Mas a Ana podia ter estudado o assunto antes pra não ficar tão perdida confundindo as coisas e atrapalhando o andamento da entrevista.. rs


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #10 Online: 18 de Março de 2012, 12:44:40
hhahahaha.. concordo plnamente! me surpreendeu quando vi também! Mas a Ana podia ter estudado o assunto antes pra não ficar tão perdida confundindo as coisas e atrapalhando o andamento da entrevista.. rs

Sim, foi meio enrolado, mas pelo menos foi feito.

Valeu por compartilhar, Luciano.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2012, 15:27:20
Nao vou voltar com 4 cameras, volto com 1 camera, minha esposa com outra e 2 vao pelo correio de Foz do Iguaçu ateh minha casa, sacou?

Mad666

os correios do paraná exigem a apresentação de NF para fazer o despache de eletrônicos. recomendo negociar com a loja a entrega ***EDITADO***

1.10. É proibida a divulgação de qualquer tipo de mensagem que faça apologia a atos ilegais ou venha ferir a legislação brasileira vigente.
« Última modificação: 18 de Março de 2012, 18:21:08 por Mr. Hyde »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2012, 17:21:26
A nota das lojas do PY nao valem, nesse caso?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 20 de Março de 2012, 13:41:07
A nota das lojas do PY nao valem, nesse caso?

Nota do exterior dentro do Brasil só vale se tiver passado pela Aduana a regularizado a entrada...
« Última modificação: 20 de Março de 2012, 13:41:58 por Luciano.Queiroz »


aziz filho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #14 Online: 22 de Março de 2012, 14:24:51
Não consegui abrir o video, mas li a matéria. E minha dúvida principal continua. Eu vou comprar uma 5dmark II e uma 24-70 em NY. São para uso pessoal, estarão fora da caixa, com minhas fotos e tal. Caso alguém tenha entendido, por favor me explique: Quando eu estiver entrando no Brasil na volta, com a minha câmera comprada lá, eu vou ao setor BENS A DECLARAR e declaro ou eu passo direto pressupondo que já é de meu uso pessoal e não tenho de prestar esclarecimento?