Autor Tópico: Formato RAW - Saiba o que você esta perdendo!  (Lida 17444 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #120 Online: 26 de Abril de 2013, 17:27:29
O problema não é RAW vs. JPG. O problema não é Canon vs. Nikon. O problema não é profissional vs. amador. O problema não é rapidez vs. demora de workflow.
O problema é FOTOMETRIA!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #121 Online: 26 de Abril de 2013, 17:32:17
Mas no exemplo citado, não seria melhor baixar a humildade no cabra (lembrando que vc disse que a familia do sujeito está na expectativa) e ele fotografar em modo automático? Do que querer fazer bonito sem ter como e depois querer fazer mágica via RAW(nem tudo se salva)?

Ok... mas é mágica igual... só muda o truque, digamos assim.
Agora... se o cara tem uma máquina... acima disso... tem vontade de aprender... pq vai colocar no AUTO?
Uma hora o cara vai sentir vontade de meter a cara... parar de fotografar passarinho e paisagem... Aí ele vai enxergar as falhas dele... se não forem tantas ao ponto de não ter conserto... se conserta... e o cara vai ver q da proxima vez vai ser mais fácil bater com mais cuidado.


E completando (pelo texto q tu incluiu)...
Acho que sim... o cara mesmo fica na expectativa de poder usar seu equipamento... afinal.. comprou pq? Pra deixar guardado q não foi...
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 17:45:56 por SCCOPO »
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #122 Online: 26 de Abril de 2013, 17:37:48
O problema não é RAW vs. JPG. O problema não é Canon vs. Nikon. O problema não é profissional vs. amador. O problema não é rapidez vs. demora de workflow.
O problema é FOTOMETRIA!

Aham... mas eu entendi q o problema do tópico era "Formato RAW - Saiba o que você esta perdendo!"

Então eu coloquei que RAW não é uma relíquia sagrada  :worship:  q só deve ser utilizada por monges consagrados... é uma ferramenta que tá na tua camera e se tu usar desde o começo do teu aprendizado tem mtas vantagens... só isso...

EMHO  :assobi:
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 17:39:57 por SCCOPO »
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #123 Online: 26 de Abril de 2013, 17:46:21
Ok... mas é mágica igual... só muda o truque, digamos assim.
Agora... se o cara tem uma máquina... acima disso... tem vontade de aprender... pq vai colocar no AUTO?
Uma hora o cara vai sentir vontade de meter a cara... parar de fotografar passarinho e paisagem... Aí ele vai enxergar as falhas dele... se não forem tantas ao ponto de não ter conserto... se conserta... e o cara vai ver q da proxima vez vai ser mais fácil bater com mais cuidado.

No sentido de aprender (agora mudou.. a familia saiu e a obrigação tb), aí não discuto... mas neste sentido... vale muito mais ele investir esse tempo que ele gasta aprendendo raw, em fotometria.

O que estamos querendo dizer é que não pq o sujeito tem uma calculadora que ele não precisa saber matematica.
Ele não precisa ficar errando conta e sofrendo, pode usar a calculadora, mas se a familia do cabra pede para ele calcular algo de maior responsabilidade, vc acha que essa é a melhor maneira? Se existe a necessidade, melhor aprender os conceitos do que ficar fera em HP12C.

Posso ser meio antiquado e purista.... infelizmente o que vc prope é uma tendencia das novas gerações... pois existe tudo pronto na internet.... não precisamos mais pensar... sempre tem um tutorial , sempre tem um video para fazer por nós, sempre tem um trabalho de escola pronto na internet para copiar. Sempre existe um facilitador e uma justificativa para utilizá-lo e mil motivos para não perder tempo aprendendo.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #124 Online: 26 de Abril de 2013, 18:15:41
No sentido de aprender (agora mudou.. a familia saiu e a obrigação tb), aí não discuto... mas neste sentido... vale muito mais ele investir esse tempo que ele gasta aprendendo raw, em fotometria.

O que estamos querendo dizer é que não pq o sujeito tem uma calculadora que ele não precisa saber matematica.
Ele não precisa ficar errando conta e sofrendo, pode usar a calculadora, mas se a familia do cabra pede para ele calcular algo de maior responsabilidade, vc acha que essa é a melhor maneira? Se existe a necessidade, melhor aprender os conceitos do que ficar fera em HP12C.

Posso ser meio antiquado e purista.... infelizmente o que vc prope é uma tendencia das novas gerações... pois existe tudo pronto na internet.... não precisamos mais pensar... sempre tem um tutorial , sempre tem um video para fazer por nós, sempre tem um trabalho de escola pronto na internet para copiar. Sempre existe um facilitador e uma justificativa para utilizá-lo e mil motivos para não perder tempo aprendendo.

Bom...  Discordo pq pra mim parece que a pessoa não pode usar um recurso que tá ali... 

E discordo de se pensar q a pessoa não terá a capacidade de perceber que  tá errando s pode consertar...  Se o cara usar AUTO...  Aih não vai aprender...  Mas o cara tah cuidando obturador / diafragma / ISO...  E vai que dá merd@? Não tem Bradesco Seguros....  Mas tem LR
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #125 Online: 26 de Abril de 2013, 18:29:15
E pensei agora no q deve ter dito o lambe - lambe qdo criaram a câmera portátil...  Ou os outros da sequência qdo inventaram o fotômetro? Poxa, era mto mais roots fazer a medida soh no olho... E depois qdo meteram a fotometria na câmera? Bah...  Tudo na mão q barbadinha...  :-
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #126 Online: 26 de Abril de 2013, 18:33:56
Bom...  Discordo pq pra mim parece que a pessoa não pode usar um recurso que tá ali... 

E discordo de se pensar q a pessoa não terá a capacidade de perceber que  tá errando s pode consertar...  Se o cara usar AUTO...  Aih não vai aprender...  Mas o cara tah cuidando obturador / diafragma / ISO...  E vai que dá merd@? Não tem Bradesco Seguros....  Mas tem LR

Jura que vc entendeu isso? Que pena mesmo.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #127 Online: 26 de Abril de 2013, 18:38:36
E pensei agora no q deve ter dito o lambe - lambe qdo criaram a câmera portátil...  Ou os outros da sequência qdo inventaram o fotômetro? Poxa, era mto mais roots fazer a medida soh no olho... E depois qdo meteram a fotometria na câmera? Bah...  Tudo na mão q barbadinha...  :-

Ele disse... se pudéssemos medir a quantidade de luz de forma absoluta poderíamos montar uma tabela ASA x Abertura x Velocidade. Cconverse com uma pessoa que usou essas tabelas, ele não pensou pequeno pensou grande.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #128 Online: 26 de Abril de 2013, 18:40:50
Jura que vc entendeu isso? Que pena mesmo.

É o que disse desde o começo. Opinião é opinião. Ele já tem a dele formada. Acresça a isso a indisposição para se abrir e a aparente dificuldade em interpretar texto e o incomunicabilidade fica estabelecida.
Na boa, já vi isso acontecer trocentas vezes aqui no fórum. E simplesmente não vale a pena perder tempo.
Saiu do tópico. Fui........

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #129 Online: 26 de Abril de 2013, 18:44:08
Jura que vc entendeu isso? Que pena mesmo.

Entendi isso pq tu disse que eu to oferecendo uma trapaça... Comparou com plagiar um trabalho de escola...  Tah ali escrito...  Nunca...  O cara tá se esforçando...  Saiu do AUTO...  Foi pro MANUAL...  E corre o risco de errar e  sabe disso...  Mas tem a tranquilidade de arriscar pq o equipamento permite isso..


Queria ter dito antes...  Mas o cara  pesquisar um video na internet com um tutorial de como usar um  programa eh trapaça tb? O cara não tah aprendendo algo q contribui pra sua vida?
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #130 Online: 26 de Abril de 2013, 18:54:55
Olha soh...  Tu disse a todo tempo que  o cara tem que quebrar a cara pra aprender... Q se o cara não tem capacidade pra fazer q contrate um profissional...  E q RAW não é muleta...  Poxa..  Só dei uma dica que o RAW eh algo que pode dar um apoio no aprendizado do fotógrafo...  Q a pessoa pode ficar tranquila e não desistir de cara... 

Oq tem de errado e limitado nisso?
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #131 Online: 26 de Abril de 2013, 19:32:25
Eu particularmente acho que é mais fácil de aprender a fotometria sem compensar no raw depois. O feedback que o LCD, histograma e o próprio Jpg incorporado ao raw dão, já são o kit fundamental pra se aprender um dos fundamentos mais tranqüilos da técnica fotográfica.

Passando dessa fase temos que encarar coisas bem mais complicadas, como composição, por exemplo.

O fato do raw salvar os erros de exposição pode ser também um incentivo ao chute. Ora, a maioria dos usuários de cameras digitais (reparem que nao usei a palavra fotógrafos) usa tentativa e erro para expor a foto. Isso, somado ao fato de podermos "consertar" depois, pode ser um incentivo a passar o resto da vida assim.

Ano passado uma menina, formada em um curso de dois anos de fotografia, me consultou sobre um possível "defeito" na sua D700. Segundo ela, ao fotografar uma parede branca, cinza ou preta, as três fotos estavam retornando imagens parecidas, todas cinza. Eu falei, isto significa que seu fotômetro está funcionando bem, você só precisa "avisa-lo" sobre o que ele esta fotografando, pois ele não enxerga o que rebate a luz, apenas percebe a quantidade de luz que é rebatida.


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #132 Online: 26 de Abril de 2013, 19:39:57
Ele disse... se pudéssemos medir a quantidade de luz de forma absoluta poderíamos montar uma tabela ASA x Abertura x Velocidade. Cconverse com uma pessoa que usou essas tabelas, ele não pensou pequeno pensou grande.

Acredito que a pessoa ter acesso a um recurso importante desde o começo do seu aprendizado eh pensar grande...  Acredito que tu entendeu que estava falando dos pensamentos daquelas pessoas q insistem em tratar as novas ferramentas como instrumentos pra preguiçoso pular etapa... 

Mas tudo bem...  Vcs são profissionais... Sabem mais do um simples mortal... 
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #133 Online: 26 de Abril de 2013, 20:28:45
Eu particularmente acho que é mais fácil de aprender a fotometria sem compensar no raw depois. O feedback que o LCD, histograma e o próprio Jpg incorporado ao raw dão, já são o kit fundamental pra se aprender um dos fundamentos mais tranqüilos da técnica fotográfica.

Passando dessa fase temos que encarar coisas bem mais complicadas, como composição, por exemplo.

Legal...  Isso eu concordo...  Compensar no RAW não é o certo...  Eh conserto...  Eu disse isso o tempo todo...  Mas o mais importante do que tu falou foi tem outra questões pra tratar...  E eu acho a composição mil vezes mais importante q a fotometria...
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #134 Online: 26 de Abril de 2013, 20:40:48
Legal...  Isso eu concordo...  Compensar no RAW não é o certo...  Eh conserto...  Eu disse isso o tempo todo...  Mas o mais importante do que tu falou foi tem outra questões pra tratar...  E eu acho a composição mil vezes mais importante q a fotometria...

Eu não diria mais importante, mas é um fundamento mais simples, mais racional, mais fácil de controlar. É como o vôlei, o que é mais importante, sacar, levantar ou atacar? É tudo interligado.