Recebi esse -email hoje do Luigi do site
http://www.entreculturas.com.br/ e resolvi compartilhar.....tem uma explicação interessante.....por favor leiam e comentem....
Enviadas: Quinta-feira, 12 de Abril de 2012 0:08
Assunto:
Forum Mirrorless X DSLRPrezado André,
Pelo meu painel administrativo do Entre Culturas verifiquei vários acessos ao artigo que compara as mirrorless da Sony e Olympus a partir do forum
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=68383.0 Entrei lá de curiosidade para ver.
Gostaria de agradecer a menção ao site e esclarecer algumas questões que foram colocadas pelo Alexandre em réplica a sua postagem.
Ele questiona o fato de eu ter comparado primariamente JPEG em vez de RAW.
Isto tem uma explicação bastante simples: RAW não é um formato de imagem como JPEG ou TIFF.
RAW são arquivos de dados que guardam basicamente os sinais elétricos do sensor coletados em cada píxel com o mínimo de processamento e são normalmente arquivos proprietários do fabricante da câmera e quase sempre específicos para cada modelo. Algumas partes do arquivo inclusive são encriptadas pelo fabricante e só ele tem acesso. Atualmente existem centenas de RAW's diferentes. Não há um formato universal.
Isso significa que somente a câmera que captura a imagem consegue interpretar perfeitamente a informação que foi coletada nos sensores e explica porque o Adobe Camera RAW e Lightroom tem que soltar updates para cada modelo específico de câmera que aparece no mercado para tentar ficar compatível e se aproximar do que cada câmera interpreta. Daí você tem que informar o modelo nas configurações do Adobe Camera RAW se quiser algo um pouco mais próximo do real.
Isso explica também porque um foto tirada em RAW em uma Nikon, por exemplo, sai perfeita, do jeitinho que você fotografou e bem superior ao JPEG quando você usa o Nikon Capture NX2 para processá-la. Entretanto, quando você abre o mesmo arquivo no Adobe Camera RAW ou Lightroom, mesmo tendo especificado o modelo da Nikon no Adobe, a foto aparece completamente diferente do que você fotografou (fica uma porcaria). É que a Adobe tenta emular o que cada software proprietário faz, mas com um resultado quase sempre inferior, porque na maioria das vezes eles não tem acesso ao formato proprietário, sem falar que ela não tem como reproduzir os ajustes que você colocou na câmera como balanço de branco, sharpness, contraste, saturação como o software do fabricante da câmera faz.
A lista de câmeras suportadas atualmente pela Adobe está em Supported cameras for the Camera Raw plug-in and Lightroom
Os membros do fórum poderão notar que na data do teste da DPreview, a Olympus OM-D EM-5 não estava na lista porque é uma câmera que está sendo lançada agora e a Sony NEX-7, por outro lado, já estava contemplada, porque foi lançada meses atrás.
No teste, a DPreview fez uma observação que tinha usado o Adobe Camera RAW para processar os arquivos RAW da EM-5 usando as configurações de outro modelo já que a EM-5 ainda não é suportada pela Adobe. Então, criou uma situação desigual que torna injusta a comparação, uma vez que a Alpha NEX-7 já era suportada pela Adobe e a EM-5 não. Daí porque escolhi mostrar em JPEG primariamente, para uma comparação mais justa nesse caso, já que o JPEG é processado por cada câmera sem passar por um software de terceiros.
Quanto a superioridade da OM-D EM5 em relação às câmeras APS-C da Nikon e Canon, eu sustento isso. Todo o meu equipamento é Nikon, e eu sempre usei câmeras semi-profissionais da Nikon, robustas, seladas, ótimas e tenho uma porção de lentes Nikkor de alta qualidade. Mas não consigo encontrar nem 1/3 dos recursos que a EM-5 oferece em qualquer câmera Nikon DX. E o resultado de imagem que ela é capaz de produzir é superior à Nikon D300-S.
Basta comparar honestamente, mesmo as câmeras de entrada mais recentes da Canon e Nikon, e ver se alguma tem metade dos recursos que a EM-5 oferece. Alguma tem estabilização em 5 eixos no corpo da câmera, transformando qualquer lente comum em lente estabilizada? Não! E por aí vai. Comparando um a um os recursos chega-se à conclusão que a EM-5 é superior. Tudo isso em uma câmera cuja robustez, selamento contra chuva e poeira, controle sobre todos os parâmetros e personalização a colocam em um patamar não de uma DSLR de entrada, mas de uma linha semi-profissional como a Canon EOS-7D e a Nikon D-300S. Sem contar a portabilidade, porque aí já nem tem conversa.
Eu desisti da linha DX da Nikon. Vou colocar à venda minha câmera e comprar uma EM-5. Minhas lentes Nikkor, todas FX ainda bem, vão ficar guardadas até eu poder comprar uma D800E (e vou ter que trabalhar alguns anos para isso).
Mesmo a Sony NEX-7, embora seja uma mirrorless portátil, tem o sensor tamanho APS-C como a Canon EOS-60D, só que com uma resolução maior de 24 mp. E portanto, pode ser até mais facilmente comparada com essa. Mesmo tamanho de sensor, resolução maior, maior número de recursos, maior portabilidade.
Eu não ficarei surpreso se as DSLRs de entrada desaparecerem em alguns anos. Vai permanecer a linha profissional e semi-pro. As mirrorless já estão erodindo o market share das DSLRs de entrada.
É isso. Abraços,
Luigi
Lista de modelos Olympus e Sony suportadas pela ADOBE Camera RAW e LightRoom em 11/04/2012:
Olympus
E-1
E-3
E-5
E-10
E-20
E-30
E-420
E-450
E-520
E-600
E-620
E-P1
E-P2
E-PL1
E-PL1s
E-PL2
E-P3
E-PL3
E-PM1
EVOLT E-300
EVOLT E-330
EVOLT E-400
EVOLT E-410
EVOLT E-500
EVOLT E-510
C-5050 Zoom
C-5060 Zoom
C-7070 Wide Zoom
C-8080 Wide Zoom
SP-310
SP-320
SP-350
SP-500 UZ
SP-510 UZ
SP-550 UZ
SP-560 UZ
SP-565 UZ
SP-570 UZ
XZ-1
Sony
A100
A200
A230
A290
A300
A330
A350
A380
A390
A500
A450
A550
A560
A580
A700
A850
A900
Alpha NEX-3
Alpha NEX-C3
Alpha NEX-5
Alpha NEX-5N
Alpha NEX-7
DSC-F828
DSC-R1
DSC-V3
SLT-A33
SLT-A35
SLT-A55V
SLT-A65
SLT-A77