ôpa, calma lá! Vamos bem devagar com o andor porque o santo é feito de barro. Que papo é esse de mestre?! E de pupilo?! Bem, este último pode até ser que seja, mas não meu. Note bem que você conhece bem mais que você mesmo pode supor.
Já que vc citou o Redivo, ele sim é um grande mestre, aliás, Mestre. E como ele há tantos outros. Sobre o pacote de filme, puxa vida, aquilo é mesmo uma tentação. Não perca de vista.
Eu quero apenas dar uma opinião, nada mais que isso. O filtro verde-amarelo é bem legal, mas penso que não exatamente para aquilo que vc pretende, pois ele rende mais em fotos de paisagem. Comece experimentando dois: amarelo e laranja, respectivamente, 1 f/stop e 2 f/stop de compensação.
Essa coisa de produzir um "um resultado mais de acordo com o olho humano", bem, eu já li/ouvi isso por aí. Sei lá, por mais teórico e conceitual que seja essa afirmação, pra mim, na prática, o olho humano enxega o quê? Colorido, né! Então, na hora de fazer a foto procure pensar/olhar/raciocinar em P&B porque é isto que vc busca, é isto que vc está lá fazendo.
Uma lente 40mm, 1.7, e ainda rangefinder, eu tô achando que vc vai de Minolta Hi-Matic (Rokkor), ou Canon Canonet, ou alguma Zuiko em qualquer Olympus da vida, por exemplo, uma 35 RD. Se não for nada disso, desculpe-me o chute errado.
De qualquer modo, e seja lá qual for, pense que o filtro também precisa ter qualidade. Aqueles filtros chineses bem baratinhos eu acho uma péssima idéia. Hoje em dia a gente acha bons filtros por preços bem interessantes.
Mas, me diga. E a Rollei do seu pai vai entrar no esquema também? Puta câmera, puta lente, hein!