Autor Tópico: Tamron 17-50mm f/2.8 VC  (Lida 2793 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.838
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Online: 16 de Julho de 2012, 10:27:07
Pessoal,

Gostaria de pedir uma opinião aos mais experientes:

Estou prestes a comprar uma D7000 lá fora e estou em dúvida entre pegar a câmera com a kit Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G VR ou pegar apenas o corpo com uma Tamron 17-50mm f/2.8 VC.

Alguém tem experiência com as duas lentes? Valeria a pena pagar 250 USD a mais para ficar com a Tamron em vez da Nikon?

Ter 2.8 ao longo de todo o range é bastante tentador e depois eu poderia extender o meu range com uma nikkor 55-200.

Desde já, muito obrigado!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2012, 11:48:47
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=67367.0

Topico de 12 paginas onde essa lente foi discutida nos miniiiiiiiiiiimos detalhes.

Ha 3 versoes dessa lente e a melhor delas, eh sem VC e com motor de foco.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2012, 20:38:12
Assino em baixo o que o Mad666 falou.. :ok:


Ainda mais agora que estou também a Nikkor 17 55 2.8 e a Tamrom 17 50 2.8...


Em termos de nitidez, contraste, cores... as duas estão muito (mais muito mesmo) próximas..

Agora, a Tamrom é uma lente bem mais leve e mais barata. Se pegar uma com o foco apurado, como a que tenho, entenderá o que falo.

Mas em termo de foco, a Nikkor é bem mais rápida..
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2012, 20:43:17
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=67367.0

Topico de 12 paginas onde essa lente foi discutida nos miniiiiiiiiiiimos detalhes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.838
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2012, 12:55:07
Obrigado pela indicação do tópico... agora é tentar decidir entre com VC ou sem VC... tenho receio de não me sair bem sem VC em situações de pouca luz... teria diferença de qualidade ótica ou seria apenas a questão de o VC deixar o foco mais lento, movendo os elementos óticos? Afinal, poderia-se desligar o VC quando o mesmo estivesse atrapalhando?

Vou ler mais a respeito e continuo aqui ou no outro tópico?

Abs


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2012, 13:06:26
Quando voce desliga o VC a lente passa a operar sem nenhum atraso adicional na focagem, pra desligar o VC tem uma chave ao lado da lente fácil de ser acessada a qualquer momento. Os reviews dizem que o modelo sem VC tem uma optica melhor, mas todos que compram o modelo com VC não reclamam de nada, inclusive esse modelo tem umas das notas mais altas entre todas as lentes quando se leva em consideração a votação de usuários. Eu tenho o modelo com VC a dois meses e até agora é só alegria. Veja esse site de testes http://www.slrgear.com/reviews/showproduct.php/product/1297/cat/23 a nota da qualidade optica dessa lente é 9,8 entre os seus usuários, uma das notas mais altas do site, mesmo considerando as notas dadas as lentes prime.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.838
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2012, 16:26:37
A diferença de preço entre as duas na B&H está de USD 125. É algo a se pensar: se o VC realmente vale à pena.

Leoduzzi, você sente bem a vantagem do VC em suas fotos?


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2012, 16:58:43
Carlos, eu sinto principalmente no final do range dela, entre 35 e 50mm. Consigo tirar fotos nítidas em 50mm usando 1/10s, mas não sinto segurança pra utilizar essa velocidade direto não, com o VC ativado só sinto segurança usando tipo 1/40s sem precisar conferir se ficou bom, mas com essa velociudade e iso 1600 da pra capturar a luz ambiente muito bem e o resto da luz deixo por conta do flash.

 A desvantagem do VC pra fotos de momentos/flagras é que o tempo que a lente gasta pra acertar o estabilizador pode ser o mesmo tempo que vc iria clicar, ai a foto sairá tremida, mas no geral trabalho com o VC ligado e tenho ótimos resultados.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2012, 17:47:33
Bem, se os amigos da Nikon me permitem, vou dar um pitaco já que tenho a lente versão com VC a algum tempo para o mount Canon, e na realidade, tirando a questão do motor de foco são a mesma lente, Canon e Nikon.

Primeiro a questão do AF. Não é que o AF da versão com VC seja mais lento. Na realidade o AF foi aprimorado é mais rápido que a versão sem VC. Para focagem de pontos que não estão muito distantes um do outro (tipo 3 ou 5 metros) ela é bem rápida. Ela fica mais lenta quando se alterna foco no infinito e locais mais próximos. Essa "velocidade" em parte deve-se ao fato de que o anel de foco é bastante direto, ou seja, ele roda muito pouco para mudar o ponto de foco para objetos mais próximos. Aumenta a velocidade, mas torna muito difícil usar o foco manual (que além de tudo não é FTM).

O problema do VC é que dependendo da situação a lente libera o foco enquanto os elementos internos ainda estão se ajustando, o que gera imagens borradas não interessa a velocidade que vc está usando. O segredo é fazer o meio clique, esperar meio segundo e depois fazer a foto. Ou então desligar o VC. Eu uso a seguinte técnica. Se vou usar velocidades de 1/60 para cima, desligo o VC. Se vou tirar fotos posadas (e aí o tal meio segundo não vai fazer diferença), ligo o VC. Aí consigo fotos nítidas com velocidades de 1/30 ou menos, o que é quase impossível com uma lente sem estabilização.

Segundo a questão da nitidez. A versão com VC aparenta ser um pouco mais soft de borda que a versão sem VC em grandes aberturas. No entanto, eu não estou tendo nenhum problema de falta de nitidez nas fotos. Obviamente não terá a mesma nitidez de uma fixa, mas tem qualidade suficiente para a grande maioria das aplicações. E em aberturas de f/4 para cima eu já considero bastante nítida em todo o range (sendo que em f/5.6, a nitidez de centro chega a assustar, maior do que algumas fixas).

A Tamron é conhecida por ter um plano focal um pouco curvado para trás, então são necessários alguns cuidados. Se vc usar a técnica de focar com o ponto central e recompor jogando o motivo para o lado em abertura de f/2.8 (o que já não é aconselhável qualquer que seja a lente), a probabilidade de ter uma foto sem nitidez será grande. Se focar já usando os pontos de foco laterais, minimizando o deslocamento da camera, deve ter resultados bem melhores. Não vou entrar em maiores detalhes, isso já foi bastante discutido por aqui, mas deve-se ao deslocamento do plano focal. Se a lente tem o plano focal curvado para trás como a Tamron, o efeito torna-se mais pronunciado.

Opinião minha, não trocaria pela versão sem  VC. Poder usar 1/30 ou 1/15 ao invés de 1/60 em fotos posadas é ganhar 1 ou 2 pontos de luz. E isso reflete-se positivamente tanto na captura da luz ambiente, quanto no disparo de flash, que fica mais suave, praticamente uma luz de preenchimento. Além disso, como uso a câmera bastante para filmar, a Tamron VC está se mostrando uma lente muito boa também para vídeo. O VC neste caso faz muita diferença.

Fiz um review que está lá no Digiforum. Está um pouco desatualizado, algumas perguntas ficaram sem resposta. Também tem algumas fotos. Embora o mount seja diferente, acho que dá para ter uma idéia.

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=88120&postdays=0&postorder=asc&start=0

Abçs

« Última modificação: 17 de Julho de 2012, 17:53:25 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.838
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2012, 18:43:00
Alexandre, muito obrigado pela sua explicação... estou tendendo a ir com a versão VC principalmente pelo fato de eu estar iniciando no mundo DSLR e, portanto, não ter técnicas bem desenvolvidas. Por outro lado, penso se a relação custo x benefício vale a pena. A sua resposta ajudou a reforçar a importância do VC.


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2012, 19:01:51
Bem, com a Tamrom sem VC tiro diversas fotos com ISO 1600 e 1/40, aliás para fotos posadas em eventos indoor com iluminação razoável, essa é a configuração que uso, mesmo não tendo a mão muito firme. Sempre ouço falar que a versão sem VC tem melhor ótica e que o VC da Tamrom (nessa lente) precisa de tempo acima do normal para estabilizar. Independente disso, como disse anteriormente, adquiri a pouco tempo uma Nikkor 17 55 2.8 seminova e o que percebi é que apesar da construção e da velocidade de foco, ambas são muito parecidas em desempenho ótico, ou seja, são nítidas desde 2.8.

A Nikkor tem vantagem de melhor foco em situações de baixa luz/ contraste, mas em compensação, a Tamrom possui melhor controle de Flare. Quer um conselho? Procure uma sem o VC, que vc tenha condições de testar para verificar se ela te atende bem. Mesmo tendo a considerada top de linha da Nikkor no range 17-50, ainda continuo achando que em termos de ZOOM (não compare com as fixas), a Tamrom 17 50 2.8 é o melhor custo x benefício. Cabe logicamente salientar que não comparo com as lentes fixas, pois a proposta é outra...

Uma das fotos que tirei com ela (Tamrom). Não é uma grande foto, mas dá para ver que mesmo com ISO alto, ela consegue manter boa nitidez em F2.8. Lembro que o Bokeh numa lente de range até 50, mesmo sendo 2.8 em uma câmera cropada, não é cremoso como o da Nikkor 85 1.8G.

D7000/ ISO 3200/ 1/40s/ F2.8 (Sem edição, só a conversão de RAW para JPEG) e sem Flash

« Última modificação: 17 de Julho de 2012, 19:12:40 por marciocons »
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2012, 12:59:53
AlexandreS, muito legal esse seu summary review que você escreveu. Estou comprando uma no Ebay e pedindo para o meu primo trazer. Acabei optando pela VC justamente pelo ganho de poder tirar fotos entre 1/30 e 1/60 que ajuda muito no ganho de luz sem usar ISOs ou aberturas muita extremas.
O máximo que pode acontecer é eu acabar gostando mais da minha 35 1.8 e depois vender a Tamron por preço de custo aqui no MF. Aposto que compradores não irão faltar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2012, 13:45:09
Tsouto, obviamente que não dá para comparar a nitidez de uma fixa como a 35mm f/1.8 com uma zoom. Mas eu acho uma lente bastante honesta.

Este final de semana fiz um book externo da minha filha mais velha e usei 85mm f/1.8, 135mm f/2.5 e como GA a Tamron, quase sempre em f/2.8 para gerar mais desfoque de fundo (mas neste caso com o VC desligado e sempre usando os pontos de foco laterais ao invés de focar com o central e recompor). E os resultados foram muito satisfatórios.

Abçs!



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460