Autor Tópico: Tamanho da lua  (Lida 2687 vezes)

Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Online: 13 de Abril de 2006, 00:19:15
Olá,

Alguém sabe se o tamanho da lua varia conforme a época do ano? Digo, o tamanho capturado por uma máquina fotografica. Por exemplo, se eu bater a foto da lua com a mesma máquina, usando a mesma lente, com mesma distância focal, com a mesma resolução, em épocas diferentes do ano, ou mesmo as diferentes fases da lua, o tamanho da lua em relação ao tamanho da foto irá variar?

Pergunto isso, pois tirei várias fotos da lua em várias épocas e percebi hoje que uma foto da lua crescente tirada em novembro do ano passado, mal cabe num crop 640x480. Hoje tirei umas fotos da lua cheia e vi que nem ocupa a metade do crop do mesmo tamanho (640x480). As duas fotos foram tiradas com a mesma máquina, com a mesma distância focal, com o mesmo teleconverter. A câmera é uma Sony H1 (que tem lente fixa). Será que me equivoquei em alguma coisa?

As fotos (zoom 12X + teleconverter Raynox 2.2), crop 100% 640x480:

A Lua estava bem acima da minha cabeça, hoje, por volta de 00:00:


A Lua estava logo acima do horizonte (montanha), começo de dezembro de 2005, por volta de 21:00:


 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2006, 00:30:42
Olá Zyk! Se varia durante o ano de forma tão significativa, não sei, mas de acordo com a altura dela no horizonte já varia bem... Será que não foi o caso? Ah, e esses contornos cianos e vermelhos, são do Raynox? Achei também as fotos um pouco "lavadas", tu aplicou algum tratamento muito pesado? Abraço!
« Última modificação: 13 de Abril de 2006, 00:39:03 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2006, 00:42:05
Acho que nessa época do ano ela nasce bem "maior"....
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2006, 02:14:45
Georges,

Apliquei algumas camadas de USM na foto da lua cheia. Tirei a foto na mão, deitado no chão e ficou meio embaçada. As aberrações cromáticas, não sei se são do Raynox ou lente da máquina. provavelmente do Reynox, pois a qualidade é bem duvidosa mesmo.

Original sem tratamento (só o crop):



Alguma explicação para esta variação de tamanho da lua? Refração atmosféria? Distância Terra-Lua?
 


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2006, 05:40:31
Zyk,

Tudo blz?

Acho que tem a ver com a refração da luz mesmo... Pelo menos me dá a impressão de que qdo é dia de lua cheia e ela está na linha do horizonte, ela fica maior do que no "meio" do céu...  Acho que o mesmo acontece com o tamanho do sol, qdo ele está na linha do horizonte...

Ou será que eu tô falando bobagem??

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2006, 14:13:49
Tem posições no mundo onde ela tbm fica bem maior.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Móggi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
    • http://www.bol.com.br
Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2006, 19:54:46
Olá colegas, não sou expert no assunto, mas pelo que sei o tamanho da lua tem a ver com a posição em que ela se encontra, se estiver próxima a linha do horizonte, teremos a sensação de que ela estará maior pelo fato de que temos um parâmetro para visualizá-la, ou seja, teremos objetos e contornos na linha do horizonte que nos darão uma possibilidade de definirmos tamanhos, quando ela está fora da linha do horizonte, por cima de nossas cabeças, não temos esse parâmetro e  nos parece menor a lua, entretanto seu tamanho é o mesmo. Coisas da perpectiva do olhar, acho eu.
Apesar da lua orbitar ao redor da terra, ela, em certas épocas do ano estará em determinada distância da terra, porque a terra não é EXATAMENTE redonda, ocasionado assim um afastamento ou aproximação do ponto de onde a observamos. Haja vista as mares, que se originam desse tipo de fenomeno.
Acho que é isso.

Grande abraço a todos,

Móggi.
Francisco
Cascavel-Pr.

Nikon D50 + 18/70
Sigma 70/300DG Macro
Canon A400