Autor Tópico: DSLR com lente fixa?  (Lida 1797 vezes)

Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Online: 15 de Abril de 2006, 14:24:46
Ontém experimentei uma Pentax *ist DL. Fiquei impressionado com a qualidade das imagens e rapidez do foco automático, além da facilidade de desfocar o fundo (com a  minha Sony H1 é bem difícil). Gostei tanto que estou pensando em dar uma de presente para mim. Uma coisa que não gostei é a necessidade de ter várias objetivas. Será que se eu botar uma objetiva ZOOM, tipo 28-300mm, terei a versatilidade de um prosummer como uma Fuji S9000 com a qualidade de uma DSLR? Esse meu vizinho que me mostrou a Pentax me desaconselhou a fazer isso, com o argumento de que essas lentes com range tão grande têm qualidade ótica ruim e que a grande vantagem de DSLR é justamente essa possibilidade de ter lentes próprias para cada ocasião. Sou fotógrafo amador BEM iniciante, mas fiquei muito empolgado em adquirir um equipamento melhor (e eu que pensava que uma H1 já estava de bom tamanho...). Sei que esse tipo de pergunta é até chato de ficar respondendo, mas se alguma alma bondosa fizer esta gentileza ficarei extremamente agradecido. Obrigado.
« Última modificação: 15 de Abril de 2006, 17:03:55 por Zyk »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2006, 14:45:30
Zyk, por partes.

- Existiram algumas DSRL com lentes fixas já (Olympus), para vc ver que seu vizinho não tem de todo razão (embora ele tenha razão no que diz respeito a diminuir um pouco a qualidade em ranges mais longos);
- Esse problema vc resolve com uma lente boa, posso estar errado, mas a 18-200 VR da Nikon tem pouca diferença de qualidade para a 18-70 (dentro desse range), a distorção não é muito maior, ocorre um pouco mais de vinheta, mas nada significativo;
- Quando seu vizinho diz também que vc perde a qualidade, em troca da versatilidade esquece que cada um tem suas preferências, eu particularmente prefiro mil vezes não ter que enviar a câmera para a assistência ou me meter a limpar o CCD, e perder um pouco de qualidade em função de usar uma 18-200 VR quase todo tempo, só não comprei pq a lente está em falta no mercado;
- E finalmente, sim, eu penso que teria muito mais qualidade uma D50+18-200VR do que uma S9000, p. exemplo, no final das contas é o mesmo range, com ISO 200-1600 e estabilizador, sem o stress do CCD sujando, e com vantagens como um bom foco manual e um visor bem melhor, fora a rapidez (uma S9000 grava um RAW em 10s e uma Nikon em 0,5s), claro que tem um preço, uma custa R$2400, a outra talvez mais de R$4000.

Nada impede também que vc tenha mais umas duas lentes, como uma 50mm F1.8 (relativamente boa e barata), que em F2.8 tem uma nitidez absurda, e com ISO 1600 limpinho de uma DSLR vc faz milagres em uso eventual, mas o fato é que no dia-a-dia, 99% do tempo a câmera ficara com algo como uma 18-200 ou 28-200 e atenderá as necessidades, sem carregar outras lentes ou fazer trocas de lente em situações que venham a sujar o CCD (como ambiente com pó ou maresia). É um belo kit, uma D50 + 18-200 VR, só me pergunto se tenho necessidade disso às vezes, é muito money para um amador, às vezes talvez seja caso de experimentar uma FZ30 ou S9000 antes e avaliar a real necessidade frente a qualidade desejada.
« Última modificação: 15 de Abril de 2006, 15:22:04 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2006, 15:31:48
Oi Zik.

Concordo com o Gustavo. Quanto ao preço, se você der uma olhada, por exemplo, no site da Foto Hennemann, o kit da D50 com lente 18-55mm está R$ 2.600,00 na promoção de abril. E olhe que tem lojas bem mais baratas ainda.
Trocar lentes não é tão desagradável assim. Embora, conforme o ambiente, as vezes deixo de fazer uma foto um pouco melhor para não precisar fazer esta troca. Mas, ainda assim a foto fica melhor do que com uma compacta.

Abraços
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2006, 17:56:11
Zyk, o que vc pretende fazer com as fotos?

Estou perguntando porque a qualidade é o ponto chave nessa questão, se vc for mandar pela internet para os amigos ou imprimir em tamanho padrão, vc não vai precisar de uma DSLR + Lentes e gastar rios de dinheiro e ter que se preocupar com mochila, seguro, etc.

Tem no mercado duas opções bem interessantes com um range bem legal, a Fuji S9000 e a FZ30, dá uma boa olhada nessas duas câmeras antes de comprar uma DSLR, ainda mais porque vc falou que é iniciante, acho que pode ser um bom começo ;)

Abraços,
Jack db - Floripa