Meus pensamentos:
1) Além das feiras de negocios e eventos corporativos acredito que o filé seja a fotografia "institucional". Entendo isso como os Retratos de alto executivos, fotos de plantas industriais, fotografia dos processos produtivos e dos produtos. Vivemos um tempo onde imagem é primordial, sendo assim algúem está fazendo as fotos. (Não falo de imagens que podem ser compradas em banco de imagens...)
2) Portfolio é essencial e inclusive segmentado, ou seja, de acordo com o cliente que faz contato vc seleciona o que vai mostrar e que obviamente seja mais proximo de sua necessidade. De nada adianta fotos aéreas lindas de plantas industriais para um cliente que deseja foto de seu novo e chic escritório.
3) É dificil entrar, mas uma vez dentro do segmento e sendo profissinal, atendendo a necessidade do cliente, a fidelidade tende a ser grande, pois empresas não gostam de correr riscos para economizar alguns trocados. Mudar um fornecedor é um processo chato...
4) Uma forma de entrar é focar os contatos para mercados novos, segmentos novos, empresas novas. Querer fotografar grandes eventos, em grandes hotéis para grandes clientes e com grande destaque na midia...é mais dificil
5) Para quem vem de outra área (meu caso) o inicio "deve" prever divulgar a todos os profissionais / empresas que conheceu, que agora vc é fotografo, meio obvio, mas não podemos esquecer.
Fiz um evento corporativo apenas, gostei, o cliente diz que gostou mas por hora nao rendeu mais nada...tb nao foquei mais nesse segmento...mas tá no radar.
Em relação aos valores acredito que seja como todos os outros segmentos da fotografia. Depende do seu nível do seu cliente e claro, do que vc entrega.
Fotografar por "diária" de 300 pilas, prefiro ir andar de bike
Exemplo: Fiz um trabalho de produto (pequena industria eletronica) e cobrei R$ 1.000,00. Fiz as fotos em um dia na minha casa. O cliente fechou na hora comigo quando disse o valor e mostrei algumas fotos. Depois soube que outro "estudio" estava cobrando 80% a mais que eu. Em contra partida é fácil achar anuncios na web de fotografia de produtos, por R$200,00 (um anuncio generico, mas enfim, é uma oferta de serviço). Ou seja, tem para todo mundo. Temos que saber em que "nivel" queremos/podemos.
Momento pensador: "TEM ALGUÉM FAZENDO. ESSE ALGUÉM É MORTAL COMO EU. LOGO EU TB POSSO"
as maneiras de se chegar é que sao elas...
M Rezende