Autor Tópico: Nikon D5100 SB-700 AF Speedlight  (Lida 3031 vezes)

Akimi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
Online: 06 de Junho de 2012, 13:13:18
Olá pessoal, vim aqui tirar uma dúvida que está me aborrecendo já, rs.

Primeiramente queria dizer que sou leiga no assunto, comprei minha câmera faz pouco tempo, já dei uma fuxicada e tudo mais, mas ainda sim estou muito longe de saber tudo sobre ela.
Tenho a Nikon D5100 com objetiva 18-55mm e mais uma 55-300mm, sei que não são as melhores objetivas, mas acho que por enquanto posso passar o tempo.

Queria saber qual flash seria o ideal para eu tirar fotos em uma festa noturna, estou totalmente atordoada, não faço a mínima idéia de qual seria o melhor flash, tenho medo de comprar sem saber e na hora de tirar as fotos ficar aquela luz horrível emplastada na cara da pessoa, ou simplesmente o flash for ruim, por favor me ajudem, rs.

Tinha visto essa SB-700 AF, mas não sei se seria o suficiente...

Desde já agradeço quem puder me ajudar  :) 


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2012, 14:07:33
Akimi,

Esse flash é muito bom, você vai ter que aprender a lidar com ele também, dado o número de recursos que ele oferece.
Permita-me uma humilde opinião (sei que os feras já já se pronunciarão por aqui): penso que uma lente de maior abertura combinaria muito bem com o SB-700, como por exemplo a 35mm f/1.8.

Quanto à luz dura na face das pessoas, você tem alguns recursos como o difusor, ou então rebater o próprio flash...

 :ponder:


Akimi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2012, 14:45:10
O problema é a grana curta, estava querendo gastar um pouco mais no flash agora, para não ter problemas futuros, entende?
Visar um flash + uma nova objetiva é inviável...

O pior, é que eu queria uma nova objetiva, mas realmente acho que a grana não vai dar, pois essa de 35mm f/1.8 deve ser cara não?
Ela está mais ou menos quanto?

E outra pergunta, pode ser boba, mas como disse antes sou leiga ainda no assunto, esta objetiva de 35mm  f/1.8, seria melhor para tirar fotos noturnas?
Pelo fato dela ter a abertura maior?
« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 14:50:22 por Akimi »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2012, 15:38:31
Respondendo:

a) talvez o caminho que você escolheu não esteja errado. Um flash agora, mais tarde uma outra lente. O SB700 é muito bom.
b) Eu paguei cerca de 700 reais na 35mm. Apesar da oscilação do dólar, é por aí...
c) f/1.8 é uma abertura muuuito maior que f/3.5, por exemplo, que é o valor máximo que a sua 18-55mm chega. Mesmo que você trabalhe em aberturas intermediárias, ajuda e bastante.

A sua câmera lida bem com valores altos de ISO. Eu não me preocuparia tanto nessa situação, é só deixar a lente em sua abertura máxima, ISO em um valor bem alto (que você tolere), manda ver no SB-700 e vai trabalhando em cima da velocidade do obturador.

Faça testes antes em um ambiente similar, e estude variações de ISO pra você escolher um valor tolerável de ruído nas fotos aos seus olhos.

 :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2012, 16:21:15
O SB700 para mim eh um excelente flash para uso amador. Tem modo FP, master e suporte a modo commander e tudo o mais.

Acho q vc estah indo no caminho certo. Tem gente q começa a colecionar um monte de lentes e nao tem flash externo, aih, como dizem... enfraquece a amizade!!!

Pega o SB700 mesmo, depois vai atras de um rebatedor de dupla face ( branca e preta ) e um bom difusor ( esperando um lambecy chegar ). Aih eh começar a treinar com ele em TTL fora da sapata e depois em manual e tb fora da sapata. Tem muito video sobre isso no youtube e boas dicas em sites.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Akimi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2012, 17:43:52
Então é isso mesmo que vai ser, vou pegar o SB-700 com um difusor!

Valeu pessoal  :D
Ajudaram muito


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2012, 18:04:37
Então é isso mesmo que vai ser, vou pegar o SB-700 com um difusor!

Valeu pessoal  :D
Ajudaram muito

De nada!!! Qualquer duvida, eh soh retornar ao topico.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


FAZOLI

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2012, 15:38:12
Prezados,

Seu que minha pergunta é muito subjetiva e depende da exigência de cada um. Mas, na média, qual seria o valor máximo aceitável para o ISO utilizando a D5100? Digo para uma foto amadora, tirada como hobby.

Obrigado.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2012, 16:01:50
Prezados,

Seu que minha pergunta é muito subjetiva e depende da exigência de cada um. Mas, na média, qual seria o valor máximo aceitável para o ISO utilizando a D5100? Digo para uma foto amadora, tirada como hobby.

Obrigado.

Então, lá em cima eu escrevi que seria o valor que ELA tolerasse.
Digo isso porque cada um tem o seu próprio limite de aceitação de ruídos, principalmente por causa do uso que fará da foto.

Vai imprimir? Que tamanho de porta-retratos? Álbum? Cartaz? Só vai manter no PC? Você é um pixel peeper?

Tenho uma sugestão pra você: escolha um cenário ou uma pessoa para fotografar e faça uma sequência de fotos, variando o ISO, nos valores mais comuns, na sua D5100 (eu já fiz isso): 100, 200, 400, 800, 1600 e 3200 (acho que aí já chega...) e depois faça diferentes visualizações das fotos (PC, impressão), e veja até onde agrada seus olhos. Encontre o seu limite.

 :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2012, 18:34:09
Pequenas impresssoes, acho q entre 1600 e 3200, segura bem. ISO 3200, melhor em RAW e depois tratando o ruido. Se quiser qualidade e grandes impressoes, sugiro nao passar de 1600.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!