Como muitos no fórum não tenho grana sobrando para investir em equipamentos e softwares caros para calibrar o monitor e manter uma relação perfeita entre o que se vê na tela e o que é impresso. Para colegas de fórum como eu que tentam a maior qualidade com o menor custo possível tá ai uma dica que vai ajudar bastante. Claro que não é o ideal, mas é melhor que nada!!!..rsss
Texto Adaptado da Revista Fotografe Melhor Número: 112Configurando a cor no Photoshop CS2Procure inicialmente o Color Settings (Cofigurações de Cores) – (Edit (Editar) => Color Settings (Cofigurações de Cores), mas varia de menu, conforme a sua versão do Photoshop). Ative a opção More Options (ou Advanced Mode) (Mais Opções). Salve o perfil com seu nome e a data.
Sua Configuração deverá ficar como a imagem abaixo:
Target:Providenciado a Configuração de cor, é necessário um arquivo de referência, conhecido como Target. Você vai precisar do arquivo no seu computador e na versão impressa (do seu seu laboratório de preferência ou até mesmo de sua impressora, isso depende de onde você revela suas fotos) no papel que você costuma usar.
Você pode baixar o Target em um dos links abaixo:
Baixar do Site Europanet (Editora Europa)Importante: Peça ao cara do minilab que não faça nenhum tipo de alteração no arquivo, pois isso alterará o Target. Com o Print nas mão siga os passos da calibração.Calibrando o monitorColoque o target impresso ao lado do monitor e abra o arquivo Target no Photoshop.
IMPORTANTE: ao abrir, surge a janela Missing Profile (Perfil Ausente). Escolha excepcionalmente a opção Don't color Manage (Deixar como está (não efeturar o gerenciamento de cores)) - a primeira das três opções.
Vá em Painel de Controle => Adobe Gamma e Selecione a opção: Passo a Passo (Assistente). Avançar.
A janela 1 provavelmente partirá de sRGB, ou do perfil nativo do seu monitor. Mas pode-se clicar em load (carregar) e carregar o AdobeRGB (1998).
A janela 2 pede apenas o seguinte: deixe o contraste do monitor no máximo (100%), depois mexa no brilho até que o quadrado cinza, no centro do quadrado preto, seja muito sutilmente visível. Mas no nosso caso, como temos um Target em mãos, vamos ajustar para ficar parecido com o print. Como você já percebeu, a tela do Adobe Gamma não deve cobrir a imagem do Target no Photoshop. senão simplesmente não vemos o que estamos fazendo.
A janela 3 se refere ao tipo de fósforo do seu monitor. A princípio, deixe em P22-EBU. Se você tem monitor Sony, Apple ou Mitsubishi, pode escolher Trinitron.
A janela 4 representa o melhor recurso que temos neste caminho amador. É importante desmarcar o New Single Gamma Only (Visualizar Somente Gama Único). A idéia é mexer nos triângulos até que os quadrados de dentro se confundam com os de fora. Mas o que faremos é mexer neles até que as cores se pareçam com o nosso Target. Preste atenção nas fotos em p&b. Se conseguir um bom neutro, está no caminho certo.
O Gamma, a princípio, transita entre 1.8 e 2.2 (quanto maior, mais escuro). Mas você pode escapar um pouco desses valores.
Não esqueça que você pode fazer ajustes complementares nos botões de Brilho do seu monitor, o que é até preferível.
A janela 5 diz respeito ao Ponto de Branco do monitor. Apenas deixe em 6500K.
A janela 6 também deve ser deixada em 6500K. Muito raramente. escolher um outro valor pode se aproximar do Target, mas a princípio. deixe como está.
A janela 7 (penúltima) serve para você aferir o antes e depois. Clique rápida e alternadamente entre uma e outra para sentir o resultado. Se não estiver satisfeito. volte e refaça alguns passos.
A janela 8 solicita que você nomeie o seu perfil de monitor (já é um ICC Profile, ainda que a extensão seja .icm). Escreva seu nome e a data em que fez o perfil. Isso será útil posteriormente. pois é preciso refazer periodicamente o perfil. Afinal, o monitor envelhece e uma cor vai se esvaindo antes da outra. E você vai aprimorando o olhar também.
Este Perfil de Cor. Ou ICC Profile, refere-se ao sistema operacional. Ou seja, em tese. todos os programas tentarão mostrar as cores da mesma forma. No Photoshop. é provável que você ainda veja a imagem um tanto quanto saturada. Normal. É hora de acionar, se quiser. o Calor Settings Configurações de cores no Photoshop) e ativar a função Desaturate Monitor Colors (Remover Saturação de Cores do Monitor Por:). Quanto maior a porcentagem. mais "lavado" fica o monitor.
Fonte: Revista Fotografe Melhor (Editora Europa)
Matéria por: Marcos KimEspero ter ajudado.
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