Autor Tópico: Rolleiflex - Ajuda pra compra.  (Lida 4773 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 06 de Julho de 2012, 20:25:56
Pessoal, é a primeira postagem minha aqui nessa parte do forum. Faz tempo que ando querendo uma TLR mas gasto toda a grana na DSLR e não sobra pra essa..  :aua: :aua:
Mas dizem que quando a gente quer de verdade uma coisa o universo conspira a favor. Hoje me ofereceram uma Rolleiflex numa condição que pra mim é mais que excelente, na troca por um instrumento musical que eu mesmo fabrico.

Então as perguntas:

01 - Conseguem identificar o modelo dela pelas fotos? Andei fazendo uma pesquisa e não consegui descobrir com certeza.
02 - O proprietário me disse que foi usada a última vez a uns 20 anos. Na época foi toda limpa e lubrificada, e depois guardada. Só pegou pra fazer as fotos hoje pensando na possibilidade de negócio comigo.
03 - Não entendo dessas câmeras, existe alguma dica pra saber se tudo está funcionando? Ainda não vi a câmera pessoalmente, só nas fotos. Não gostei desses "riscos" na lente, mas podem ser microriscos comuns que apareceram mais por causa do flash na foto..
04 - Caso não esteja funcionando algo, consigo consertar nos dias de hoje? é viável o conserto?
05 - Falando em valores, qual o valor de mercado de uma câmera como essa? Tenho visto na internet valores entre R$800,00 e R$1500,00.. Isso se aplica a esta??

Desculpem tantas perguntas.. e seguem as fotos:











« Última modificação: 06 de Julho de 2012, 20:29:53 por Luciano.Queiroz »


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2012, 21:01:20
Os riscos não são da lente e sim do protetor...

Pede fotos sem isso, assim dá pra ver qual é a lente (Planar, Xenotar, etc.).

Pra te ajudar na sua pesquisa, as "bolinhas" embaixo do nome Rolleiflex são parte do fotômetro.

Esse valor tá um pouco alto... mas não sei, to meio por fora. Na minha eu paguei 250, mas veio detonada, na época (2008) um amigo comprou uma inteira com acessórios por menos de 500 reais...

Se vc gostar compra. Não tem muito o que dar defeito nessas cameras, mas provavelmente o fotometro já era, e vc vai ter que usar um meio de medição externo.

Se vc comprar, mande dar uma geral no Sr. Perez, na 7 de abril (Anatec).


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2012, 21:12:41
Essa camera é bem legal.

o amigo lsd já fez as perguntas que eu ia fazer...

se vc tiver acesso à camera, fica mais fácil pra ver se está OK.
testes básicos: fotometro, velocidades, e o sistema TLR, fazer o foco o mais próximo possível, fazendo com que a lente fique mais pra frente e veja como está o jogo pra cima e para baixo e para os lados.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2012, 21:21:21
Exato!

Outra coisa, pela idade, é comum acontecerem vazamentos de luz. Se não houver nenhum dano visível nos cantos da maquina e nas partes móveis, vc só vai saber se tá vazando luz batendo fotos.

Mas meu, a Rollei é muito legal e em termos de manutenção, ela é um fusquinha, é tudo simples e barato, só precisa dar na mão de quem conhece, como o citado Sr. Perez. O dia que ele morrer eu vendo a minha Rollei!  :D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2012, 21:29:21
Pra te ajudar na sua pesquisa, as "bolinhas" embaixo do nome Rolleiflex são parte do fotômetro.

Esse valor tá um pouco alto... mas não sei, to meio por fora. Na minha eu paguei 250, mas veio detonada, na época (2008) um amigo comprou uma inteira com acessórios por menos de 500 reais...

valeu pelos comentários pessoal.. preciso dar uma resposta meio ligeira lá..
Nas pesquisas que fiz achei que essa pode ser entre os modelos 2.8E ou F, de 1956 a 1960.. vou ver se descubro mais..

Não sou por dentro do valor de mercado, mas nessa faixa de 250.00 só achei Yashica Mat. No mercado livre estão na casa dos R$1000.00 pra cima.. No ebay de 300 dólares pra cima tb..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2012, 21:32:19
pra mim é vantagem porque teoricamente vou dar um cavaquinho em troca.... o preço de venda de um instrumento desse é R$1300.00.. mas o custo pra mim é barato.. é valor de mão de obra, que não me importo de dar em troco da câmera.. mas se não estiver funcionando ou se valer bem menos que o cavaco é dose...


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2012, 22:06:33
Ah... Se for uma Xenotar f/2.8 acho que uns R$900,00 R$1000,00 tá de bom tamanho. Tem um cara vendendo uma em outro fórum por 900. E a dele tá redonda.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2012, 22:08:04
Carl Zeiss Nr 1752264 Planar 1:3.5 f= 75mm


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2012, 22:47:36
Carl Zeiss Nr 1752264 Planar 1:3.5 f= 75mm

Boa também.

É basicamente o mesmo valor da outra. Pode comprar. :ok:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2012, 23:36:17
Se não me engano a Planar foi a melhor lente usada pela Rollei, tipo, a mais sharp...

(posso estar errado ou confuso depois de umas noites sem dormir... )


rogeriofranck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2012, 14:40:09
Ótimo negócio!

um ajuda o outro como músico, e o outro como fotógrafo


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2012, 04:29:28
aqui pelo numero de serie da camera voce vai achar o ano e modelo correto
vela na barra lateral esquerda onde esta Resources e serial numbers
http://www.rolleiclub.com/st/books/

nomalmente o fotometro não funciona, mas pode dar sorte desse estar ok , pode usar a Tabela Sunny 16......e outra coisa que aparece com mais frequência é que as velocidades baixas ficam agarrando, falta de uma limpeza e lubrificação ..ela parece bem conservada e sem duvida uma bela aquisição


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2012, 08:00:37
aqui pelo numero de serie da camera voce vai achar o ano e modelo correto
vela na barra lateral esquerda onde esta Resources e serial numbers
http://www.rolleiclub.com/st/books/

nomalmente o fotometro não funciona, mas pode dar sorte desse estar ok , pode usar a Tabela Sunny 16......e outra coisa que aparece com mais frequência é que as velocidades baixas ficam agarrando, falta de uma limpeza e lubrificação ..ela parece bem conservada e sem duvida uma bela aquisição

 :ok: