Autor Tópico: Qual a melhor lente fixa para retratos (não vale a 50mm) para câm cropada?  (Lida 25045 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2012, 20:29:59
Mas não é só o barril o problema, esse se resolve mesmo em software se for o caso.

Mas o "alongamento" de planos não tem correção, nariz grande, orelhas pequenas, olhos esbugalhados e afins...

Mas enfim, as 28mm são legais também, mas exigem cuidados com essas coisas...

[]s

Exato !!! A distorção a que me refiro é a de perspectiva, que é gerada pela distância entre o fotografado e o plano focal. Quando menor a DF, mas perto o plano focal deve ficar do fotografado, gerando distanciamento dos planos. O motivo de se usar 85mm em FF para retratos não é porque a lente 85mm é mais especial que qualquer outra, é porque com esta lente a distância que o fotógrafo tem que tomar do do fotografado para fazer o enquadramento completo faz com que a distância entre os planos (nariz, olhos, orelhas) tornem a imagem mais hormônica. Se o fotógrafo se aproximar muito, o que vai acontecer se usar DF's muito pequenas, o nariz vai se sobressair, as orelhas ficarão distantes. Se usar uma super-tele, os planos ficarão achatados, dando a impressão de rosto mais "redondo" e colando o fundo no fotografado.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2012, 20:31:57
Aí é a questão da perspectiva. Isso daí não tem conserto via PP.

Sim!



Essa distorção de G.A não tem correção. Claro, é bem evidente nesse retrato fechado e fica menos evidente em cenas mais abertas.
Sem contar a relação de proporção/visão com o fundo...


[]s


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #17 Online: 10 de Julho de 2012, 20:33:32
Exato !!! A distorção a que me refiro é a de perspectiva, que é gerada pela distância entre o fotografado e o plano focal. Quando menor a DF, mas perto o plano focal deve ficar do fotografado, gerando distanciamento dos planos. O motivo de se usar 85mm em FF para retratos não é porque a lente 85mm é mais especial que qualquer outra, é porque com esta lente a distância que o fotógrafo tem que tomar do do fotografado para fazer o enquadramento completo faz com que a distância entre os planos (nariz, olhos, orelhas) tornem a imagem mais hormônica. Se o fotógrafo se aproximar muito, o que vai acontecer se usar DF's muito pequenas, o nariz vai se sobressair, as orelhas ficarão distantes. Se usar uma super-tele, os planos ficarão achatados, dando a impressão de rosto mais "redondo" e colando o fundo no fotografado.

Isso aí!  :ok:


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #18 Online: 10 de Julho de 2012, 20:38:00
Exato !!! A distorção a que me refiro é a de perspectiva, que é gerada pela distância entre o fotografado e o plano focal. Quando menor a DF, mas perto o plano focal deve ficar do fotografado, gerando distanciamento dos planos. O motivo de se usar 85mm em FF para retratos não é porque a lente 85mm é mais especial que qualquer outra, é porque com esta lente a distância que o fotógrafo tem que tomar do do fotografado para fazer o enquadramento completo faz com que a distância entre os planos (nariz, olhos, orelhas) tornem a imagem mais hormônica. Se o fotógrafo se aproximar muito, o que vai acontecer se usar DF's muito pequenas, o nariz vai se sobressair, as orelhas ficarão distantes. Se usar uma super-tele, os planos ficarão achatados, dando a impressão de rosto mais "redondo" e colando o fundo no fotografado.

 :clap:

Bela explicação alexandre!  :ok:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #19 Online: 10 de Julho de 2012, 20:54:49
Se tiver grana para investir, na ordem:

35mm 1.4L
50mm 1.2L
45mm F2.8 TS (foco manual)
24mm 1.4L II

Se tiver grana para as lentes acima, é melhor gastar primeiro num corpo fullframe. Tenho visto 5D MK II usadas, em bom estado, com preço bom, 5D MK I a preço de banana.

Se não tiver com grana, na ordem:

Sigma 50mm 1.4 (se puder testar a lente antes de comprar)
50mm 1.4
28mm 1.8
Sigma 30mm 1.4 (se puder testar a lente antes de comprar)
35mm F2

Na boa, eu faço muitos retratos com a 35mm 1.4L e 24mm 1.4L II em fullframe. Basta saber usar as características da lente ao seu favor. :)

Se eu usasse cropada, meu sonho de consumo seria a 24mm 1.4L II.

abraços,

Vini


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #20 Online: 10 de Julho de 2012, 22:23:15
Obrigado a todos que ajudaram neste post.
Peço desculpas de não agradecer um a um...iria ficar um post gigante!!
Acho que minhas dúvidas foram esclarecidas ou pior, agora é que não sei mais o que fazer!!. É que eu estou com um negócio legal com uma lente 85mm 1.8 e estava na dúvida se iria atender aos meus ensejos.
Juro, agora eu fiquei mais perdido que "cachorro quando cai de mudança"  :hysterical: :hysterical:
Abraços a todos...e vou pensar...pensar...... :doh: :doh:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 10 de Julho de 2012, 22:28:01
Se o negócio é vantajoso economicamente, não pense não. Vai na 85 mesmo e seja feliz.
Se não gostar dela, vende com lucro.
É uma lente bem aceita no mercado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #22 Online: 10 de Julho de 2012, 22:35:21
Se o negócio é vantajoso economicamente, não pense não. Vai na 85 mesmo e seja feliz.
Se não gostar dela, vende com lucro.
É uma lente bem aceita no mercado.

Ok Hyde...eu estava esperando alguém me encorajar  :) :)
Você acha que numa cropada vai cair bem? Seria específica para fazer retratos.
Abs, João


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #23 Online: 10 de Julho de 2012, 22:52:58
Ok Hyde...eu estava esperando alguém me encorajar  :) :)
Você acha que numa cropada vai cair bem? Seria específica para fazer retratos.
Abs, João

Vai cair bem sim!

Só que você precisará de "bastante" espaço dependendo do enquadramento que for fazer. Em lugares fechados, pequenos, ambientes internos pode ser difícil se distanciar "tanto" do modelo fotografado...

[]s


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 10 de Julho de 2012, 22:55:41
Sim. Cai bem sim... Ainda mais se for a 'L'.
Mas independetemente de ser a Luxury ou não, é uma DF clássica para retratos.
Sempre pode haver um certo "estranhamento" com a DF escolhida. Eu e minha 28mm prime não nos entendemos muito bem no sensor cropado. A lente é bacana, mas quando olho uma cena não consigo pré enxergar o corte que a DF proporcionará.

Então a dica é: É um bom investimento? Compra. Se não gostar, vende com lucro. É um investimento "no preço de mercado"? Compra. Se não gostar vende sem perdas financeiras.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #25 Online: 10 de Julho de 2012, 23:06:41
Vai cair bem sim!

Só que você precisará de "bastante" espaço dependendo do enquadramento que for fazer. Em lugares fechados, pequenos, ambientes internos pode ser difícil se distanciar "tanto" do modelo fotografado...

[]s

Obrigado Dondon pela sugestão. Eu havia pensado sobre essa questão do ambiente.
valeu  :clap: :clap:


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #26 Online: 10 de Julho de 2012, 23:08:44
Sim. Cai bem sim... Ainda mais se for a 'L'.
Mas independetemente de ser a Luxury ou não, é uma DF clássica para retratos.
Sempre pode haver um certo "estranhamento" com a DF escolhida. Eu e minha 28mm prime não nos entendemos muito bem no sensor cropado. A lente é bacana, mas quando olho uma cena não consigo pré enxergar o corte que a DF proporcionará.

Então a dica é: É um bom investimento? Compra. Se não gostar, vende com lucro. É um investimento "no preço de mercado"? Compra. Se não gostar vende sem perdas financeiras.

Oi Hyde, não é a "L", mas tá de bom tamanho. Eu sou mais comprador do que vendedor  :hysterical: não tenho muito tino para isso, ainda mais em equipamento fotográfico...masa gente aprende.
Obrigado mais uma vez  :ok: :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #27 Online: 10 de Julho de 2012, 23:09:06
progrock, se o objetivo for retrato de meio corpo, busto ou cabeça/pescoço, na minha opinião não existe opção melhor. Peguei algumas no Flickr:


Test Canon EF 85mm f/1.8 USM por iclapers, no Flickr


Emma por Matteo Dunchi, no Flickr


Coffee por Matteo Dunchi, no Flickr

Veja que nesta última teve um pouco de perspectiva ainda devido à proximidade. Os olhos ficaram realçados enquanto que as orelhas parecem pequenas e distantes. Este é o tipo de distorção que acho bacana, evidenciou os belos olhos da moça. Uma 135mm aqui daria menos distorção, mas talvez não ficasse tão bonita.

Um efeito colateral é que, usando uma meia-tele, vc diminui muito o ângulo de visão, diminuindo o quanto do fundo vai entrar na foto. Pode ser bom, pode ser ruim, depende do propósito.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #28 Online: 10 de Julho de 2012, 23:11:51
Sim. Cai bem sim... Ainda mais se for a 'L'.
Mas independetemente de ser a Luxury ou não, é uma DF clássica para retratos.
Sempre pode haver um certo "estranhamento" com a DF escolhida. Eu e minha 28mm prime não nos entendemos muito bem no sensor cropado. A lente é bacana, mas quando olho uma cena não consigo pré enxergar o corte que a DF proporcionará.

Então a dica é: É um bom investimento? Compra. Se não gostar, vende com lucro. É um investimento "no preço de mercado"? Compra. Se não gostar vende sem perdas financeiras.

Não, não! Se ele não gostar ele deve vender pra mim pelo preço que pagou!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Sorte ae, Progrock!

[]s


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #29 Online: 10 de Julho de 2012, 23:31:30
Não, não! Se ele não gostar ele deve vender pra mim pelo preço que pagou!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Sorte ae, Progrock!

[]s

Pode deixar Dondon...eu não coloco nem um centavo a mais  :hysterical:
Abs, João