Autor Tópico: "DESAFIO EM CONJUNTO" Tratamento Digital  (Lida 49295 vezes)

Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Online: 16 de Fevereiro de 2005, 10:51:40
Após discutirmos alguns tratamentos,(http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?showtopic=715)
chegamos à idéia de lançar um "Desafio" entre nós colegas do Fórum.

Objetivo: estudarmos as formas de tratamentos de cores, contrastes, brilhos, etc... no Photoshop, para melhorar a qualidade de nossas fotos.

O Desafio seria o seguinte: Um de nós posta uma foto sem tratamento, pode ser em raw convertida em jpg ou jpg direto. Daí o usuário que postou a foto pede o tratamento específico, por exemplo ("queria um tratamento em cores onde pudesse evidenciar as cores verdes da grama, as vermelhas das flores, etc....") entre outros inúmeros tratamentos, como P&B e Sépia, com mais contrastes, evidenciar as sombras, minimizar ruídos, envelhecer fotos, etc...

Assim, cada usuário interessado em fazer seu próprio tratamento da melhor forma à chegar ao exato pedido pelo usuário, posta a foto e os sets de tratamento para compararmos os mesmos entre todos que postaram e assim achar um set perfeito para cada tipo de foto e cada tipo de necessidade específica.

Agora é com vocês:
Quem tiver afim de participar está convidado, lembrando que as regras são só exemplos, podemos discutir uma forma melhor de fazer isso e que quanto mais pessoas quiserem participar melhor para podermos ampliar nossos conhecimentos em tratamento digital.

Aguardo confirmações de participação,
Um abraço a todos,

 


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2005, 14:13:47
Gostei da idéia... e gostaria de estreiar  esse desafio:



Gostaria de que fosse evidênciada mais a textura das pétalas, assim como suas cores.

Desculpem a pressa, mas é que estou faminto de informações, gostaria muito de aprender à tratar minhas fotos. E nada melhor do um fórum para aprendermos e trocarmos experiências.

Valeu


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2005, 18:58:18
Fala Arguejo! Essa foto já tá assim bastante "pronta", mas mesmo assim dei uma mexida rápida no PS. Tá aí:

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2005, 21:38:30 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2005, 19:05:18
Minha versão. Valorizei a cor que eu acho que a flor deveria ter, meio arroxeada.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2005, 20:26:59 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2005, 19:54:09
Meu tapinha.... :) Literalmente, fiz o basicão. :)
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2005, 19:54:36 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2005, 20:45:24
Fiz no tamanho original, para podermos ver em 100%.


Gostei das iniciativas! Esperamos mais um pouco ou já começamos a comentar?
Abraços, :rolleyes:  


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2005, 23:11:22
Valeu a todos pela paciência... Deixa eu por uns comentários:

. A do Georges ficou bem melhor que a original, mas percebi uma pequena mudança no sharpness e no contraste... é isso?

. A do pmachado fez o que eu queria, pena que estourou na aberração cromática por causa do roxo na parte mais iluminada da pétala... bastante alteração no sharpness também... acertei?

. A do Leo me encantou... sharpness muito bom, assim como o contraste e cores... dá pra ver perfeitamente a parte verde de dentro da pétala...

. A do Beto também... muito bom sharpness... (isso está repetitivo!! rsrs)... e um roxo lindo das pétalas... deu bastante nitidez nas partes verdes de dentro das pétalas...

Dessa vez não vou escolher um ganhador não... rsrs... todas estão perfeitas...

Todas estão bem melhores que a original... mesmo ela estando quase que pronta, mas senti que precisava de alguns ajustes... Obrigado pela atenção de todos novamente!!!

Acho que se postássemos os valores dos ajustes, seria uma boa não acham?

Quem vai o próximo a postar uma foto pra gente?

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 00:01:56
Vx arquejo, não guardei os valores exatos, mas ajustei uns 15 de contraste, -5 de brilho, apliquei efeito de iluminação e apliquei sharpness com raio 0,8 (acho) e 150%.
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 01:20:14
Olá para todos!
Em níveis, clariei um pouquinho em rgb e dei umas pequenas requladas nos azuis e vermelhos!

Apliquei + 5 de brilho,
em curvas, fiz uma curva pequena de 2 pontos, dando contraste e tirando brilho,
no color balance, ajustei um pouquinho as cores para tentar driblar a aberração cromática nas bordas da pétala e acentuar a cor violeta dela.
Apliquei sharp de 3,0 de raio, em 50% de intensidade, com limiar 0.

Vale lembrar que o intuito deste "desafio" não é destacar vencedores e sim encontrarmos e discutirmos juntos os melhores sets para diferentes situações.


Só como curiosidade, se não estou enganado, o nome desta planta é Clitoria, que faz referência àquilo mesmo que vocês estão pensando...rsrsrsrs. :P

 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 03:15:06
A minha foi bem mais suave que as do pessoal, mas vendo o resultado de todos, vejo que poderia realmente ter usado um pouco mais de contraste (esse meu maldito monitor descalibrado me deixa com medo de aplicar contraste demais). Na verdade preferi trabalhar manualmente aumentando as luzes altas em uns 20 pontos e diminuindo as luzes médias em 10 pontos. Efeito de iluminação de fundo highlights em 10% (não foi feliz, ressaltou demais o verde), redução de noise parcial com perfil genérico (solução totalmente tabajara), sharpness de raio 1,0 150% e remoção parcial de purple fringing trabalhando iluminação no canal azul com máscara (mas novamente sem paciência, fiz de qualquer jeito e não ficou grandes coisa), finalizando com desaturação 10% (que era desnecessário, mas o verde estava me incomodando por causa do efeito de fundo que havia aplicado lá no início, oh azar, mas tava sem paciência de refazer no momento).

PS: agora que o Beto citou o nome da flor... realmente! :D
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 07:59:59
É Georges, vc optou pelo inverso que eu optei, eu optei em matar o verde de fundo escurecendo ele para destacar a flor sem ter que saturar muito as cores dela.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 08:24:32
Também tentei fazer o mesmo que você Leo, mas exite um ponto mais claro na pétala (central) que dificultou um pouco as coisas, podendo levar ao estouro! Onde está no PS o "Efeito de iluminação de fundo highlights" no photoshop em português? Por falar em Photoshop, alguém tem o crack para o CS?

Um abraço,
 


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 16:16:45
Não sabia que o nome da planta era esse... acho que foi por isso que me encantei tanto com ela!!! tirei logo três fotos dela nesse dia...

Só pra efeito de informação, essa planta é um tipo de cipó que fica enrolada em folhas espinhudas... dá pra perceber algo parecido no fundo...

É isso aí... acho que mais importante do que a gente fazer os ajustes, é mostrar quais foram para que o aprendizado seja melhor... tá vendo!! Nem imaginava que vocês tinhas mexido no brilho da foto... sou muito amador mesmo... mas, vivendo e aprendendo...

Só está demorando para a próxima foto aparecer!!!

Valeu


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 17:41:29
Bom arguejo,
existem várias espécies do gênero Clitoria. Aqui em Minas existem várias, de várias cores também! Impressionante com nós seres humanos somos tão ligados à natureza e as vezes nem percebemos. rsrsrsrsr. A evolução se encarrega do resto....


Quem será o próximo a postar a foto? Quem se abilita?
Abraços,
 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 19:33:25
Beto, em português eu realmente não sei, mas no Photoshop CS original é o comando Shadow/Highlights, sendo que se mexer só em shadows, tu clareia o fundo, e com highlights tu mexe só no que já tá bem iluminado... Eu na pressa fiz o inverso do que deveria ter feito, clareei ainda mais o fundo verde (deveria ter mexido só no levels ou só no contraste diretamente).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil