Autor Tópico: Duvidas sobre lente Nikon D5100  (Lida 5604 vezes)

RSinohara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 06 de Agosto de 2012, 20:19:56
Pessoal, estou começando no mundo das DSLRs. Estou muito animado. E fiquei positivamente surpreso com a útilidade de fórums como este. É incrível a comunidade que se encontra através da fotográfia.

Por isso estou pedindo ajuda. Eu gostaria de adquirir uma lente para a câmera, além é obvio da que vem no kit (18-55). Com certeza vou querer fotografar principalmente paisagens.

Meu primeiro plano era ir em uma loja e 'brincar' com algumas lentes para ver como é. Mas tenho me informado absurdamente (é a primeira vez que me interesso tanto por algum assunto além de programação), e encontrei forums absurdamente interessantes. Por isso vim aqui, e acho que será tão ou até mais útil que testar eu mesmo as lentes (a loja não é um ambiente tão bom, nem eu sou experiente).

O que recomendam pra minha situação? Basicamente estou pendendo pra uma lente até 300mm. 200 seria suficiente, acho. Creio que é o que eu desejo (claro que só vou ter certeza com o tempo - eu encaro tentar as coisas pra eventualmente mudar de rumo).

Estou pensando em uma lente mais simples, não acho sensato gastar muito sendo que ainda estou experimentando. Mas não descarto a possibilidade de buscar um custo-beneficio maior mesmo que seja mais caro. Eu alias estou encarando a possibilidade de comprar uma lente usada (coisa que nunca passou pela minha cabeça, seja qual for o produto). Isso tudo porque estou espantado com a honestidade e prestatividade das comunidades de fotográfia.

Finalmente, eu tenho um tripé e pretendo usa-lo. Acho que é relevante, visto que posso abrir mão de uma abertura tão boa e também do VR (ou OS). To falando besteira? Isso tudo eu aprendi esses dias, então não tenho certeza mesmo.

Obrigado pela atenção!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:25:22
Acho q pra vc, recomendaria 3 opçoes, dependendo dos seus interesses:

1- Nikkor 35mm 1.8G
2- Flash externo, como um SB-600 ou YN-560
3- Nikkor 55-200mm VR

Veja bem o q sao esses 3 itens e vah perguntando por aqui, ok?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2012, 21:55:40
Para paisagens tambem uma boa é a 10-24 f/3.5-4.5G GA, ja fiz uns teste com essa lente e me rendeu fotos bem legais
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


RSinohara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2012, 22:15:36
Então, para uma lente com zoom maior, não seria interessante (pelo preço) uma lente sem VR uma vez que já uso, estou acostumado e pretendo usar tripé?
(essa pergunta é real, eu não sei se to pensando errado mesmo).

Eu quero ter uma aproximação boa, essa é a minha ideia principal.


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2012, 00:51:53
O VR minimiza a falta de nitidez das imagens, causadas pelo tremor da câmera em baixas velocidades de disparo, sei la pessoalmente prefiro pagar um pouco mais em uma lente com VR pois estou acostumado com e quando uso uma lente sem eu noto alguns ruidos a mais.
Em questão da lente se você quer zoon acho eu que a 55-200 é a melhor opção custo x beneficio.
Para paisagens acho tambem levar em consideração o angulo de visão (a quantidade de objetos que você pode colocar em cena).
Mais ou menos a 55-200 vai te dar um angulo de visão entre 45º a 12º, ja a Grande angular te dá mais ou menos um angulo entre 100º a 84º quer dizer muito mais objetos em uma unica cena.

Mas isso vai depender do seu estilo de fotografia mesmo;
Espero que tenha ajudado um pouco
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


RSinohara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2012, 02:01:57
Que acham da TAMRON AF 18-250mm 1:3.5-6.3 (IF) MACRO. Seria uma lente legal pra começar e descobrir o que eu quero mais pra frente?

Vi avaliações boas desta lente (levando em consideração o range).

Talvez eu esteja querendo 'abraçar' o mundo, e seja melhor ficar com algo mais básico para ver do que sinto falta, mas por outro lado acho que pra começar a lente do kit (18-55) não é das melhores.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2012, 03:09:30
Se vc nao definir suas prioridades, fica dificil te ajudarmos. :(

Para a sua camera, recomendo duas tele objetivas: 55-200mm VR e 70-300mm VR. Aih vai depender do seu bolso...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2012, 05:49:42
Acho q pra vc, recomendaria 3 opçoes, dependendo dos seus interesses:

1- Nikkor 35mm 1.8G
2- Flash externo, como um SB-600 ou YN-560
3- Nikkor 55-200mm VR

Veja bem o q sao esses 3 itens e vah perguntando por aqui, ok?

2x
Uma alternativa um pouco mais cara ao item 1 para quem não gosta de fixas é a Tamron  17-50 2.8 amplamente discutida nesse fórum. Tem uns dois tópicos dedicados só a ela (vale a pena dar uma lida).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


RSinohara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2012, 11:59:17
Se vc nao definir suas prioridades, fica dificil te ajudarmos. :(

Para a sua camera, recomendo duas tele objetivas: 55-200mm VR e 70-300mm VR. Aih vai depender do seu bolso...

Tem razão! Eu vou tentar ir em uma loja e testar várias lentes diferentes pra sentir.


RSinohara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2012, 13:16:05
Obrigado pela ajuda pessoal. É muito extenso esse assunto. Mas a gente chega lá. Obrigado!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2012, 17:15:36
Tem razão! Eu vou tentar ir em uma loja e testar várias lentes diferentes pra sentir.
É difícil você avaliar uma lente só indo na loja. Mesmo que você tire algumas fotos o visor da máquina não é possível de mostrar o que realmente a lente+fotógrafo+corpo são capazes.
Eu, particularmente, no começo tinha ficado um pouco decepcionado com a nitidez da 35 1.8 mas é uma questão de adaptação + excessos de expectativas pois, afinal, quem faz a foto em primeiro lugar é o fotógrafo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


RSinohara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2012, 17:54:39
Pois é, a 35 1.8, da vantagem sobre a lente do kit, não tem VR. Eu não entendo (nunca usei outra lente fora a do kit, daí minha dificuldade para escolher). Isso não seria um fator contra?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2012, 20:03:46
A 35 1.8 não tem VR mas com aberturas maiores você consegue usar velocidades de 1/60 e 1/80 tranquilamente tendo ainda bastante luz sem usar ISOs exagerados ou pode dispensar o uso de um flash.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


RSinohara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2012, 23:42:28
Entendi entendi. Não pensei nisso...

É muita coisa :). Valeu!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2012, 09:07:21
As lentes de abertura 1.8, 1.4 e 1.2, nunca tem VR. Nao eh necessario nesse tipo de lente.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!