Hein...?
repetindo:
Cada um usa monopé quando e como quiser.O único que falou em "mudar de profissão" neste tópico foi você.
Relatei que após mais de vinte anos fotografando shows, eventos, esportes, e situações pelo mundo, é muito comum o uso de 70-200mm handheld, na mão, sem monopé. Já para situações onde há pits de fotógrafos, como desfiles de moda, como o SPFW e onde os fotógrafos ficam
estáticos, é comum o uso. Em shows de rock/pop, onde vale mais ter mobilidade no pit para fotografar, se usa menos monopé.
Isso não quer dizer que quem quiser fotografar shows com monopé não poderá faze-lo, mas:
-em shows costuma haver luz suficiente para fotografar sem ser necessário o uso do monopé.
-em shows de atrações internacionais, permite-se fotografar 1 a 3 músicas, e utilizar monopé poderá diminuir a agilidade e mobilidade em um pit lotado.
-após fotografar inúmeros festivais de rock, shows em lugares como Berlim, Washington D.C., NY, Dallas, Los Angeles, Rio, SP, Praga, e outros, posso dizer com alguma bagagem que é raro ver pessoas usando monopé para fotografar shows, e mais raro ainda com 70-200mm. Com 300mm, 400mm, 500mm, ou 600mm, em estádios com shows de Madonna, Rolling Stones, etc, é mais comum.
-Porém, com o advento do VIDEO em DSLRS, os monopés tornaram-se cada vez mais comuns, já que são muito uteis para video, e muitas vezes um tripé seria complicado de usar (crowds) e um monopé já ajuda.
Em tempo, tenho dois monopés diferentes, e uso nas mais diversas situações.
Está mais claro agora?