Autor Tópico: Sugestão de câmera para biólogos  (Lida 7525 vezes)

casayuri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 10 de Agosto de 2012, 18:20:29
Olá a todos  :)

Gostaria de sugestões para compra de uma câmera digital SLR Nikkon ou Canon (bom, isso por que dizem que são as melhores). Sou bióloga e fotógrafa amadora, muito amadora rs. Bom, tiro minhas fotos de trabalho numa câmera super simples (daquelas digitais básicas) , mas gostaria de investir numa máquina melhor agora. Se vocês puderem me ajudar a escolher um modelo e que tipo de lentes/acessórios comprar, ficaria muito contente  :D

Aqui vão algumas considerações:

1) Sou bióloga e vou a campo. Então seria bom que fosse algo não mega pesado.
2) Pretendo tirar fotos de invertebrados, ou seja, coisas pequenas, tipo aranhas e insetos, às vezes de até 1cm
3) Muitas das fotos em campo serão à noite.
4) O tempo entre uma foto e outra, especialmente à noite, não pode ser muito grande, pois como tiro fotos de coisa vivas (que tendem a correr quando levam o primeiro flash na cara), preciso ser rápida!
5) Também queria aproveitar a máquina para tirar fotos de paisagens, inclusive em viagens de férias
6) Em questão de preço, também nada super caro, pois não pretendo trocar de máquina por um bom tempo.
7) Também tirarei fotos de animais em laboratório
8) Vou aos Estados Unidos, então pretendo comprar por la.

Putz, são muitas considerações, eu sei... rs
Mas eu as coloquei só pra vcs terem uma idéia do que eu preciso em uma máquina e que tipo de lentes precisarei!!!

Agradeço de coração quem puder me dar sugestões e conselhos! Será a minha primeria máquina do gênero, comprada com grana suada, então preciso acertar na mosca (olha só o trocadilho biológico hahahahaha)

Obrigada a todos



 


mmf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Feminino
  • A fotografia está entrando em minha vida aos pouco
    • Flickr
Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2012, 18:49:43
Olá companheiro(a) de profissão... Curso biológicas e comprei uma T3i para trabalho! Para a escolha da minha câmera fui pesquisando entre os meus professores e colegas, onde um professor meu (ornitólogo) possui uma Nikon D5100 e dois companheiros de turma possuíam, respectivamente, uma T3 e uma T3i. Acabei optando pela T3i, tanto pelas qualificações quanto pelo gosto de pega-la em mãos... Por enquanto só possuo a lente do kit, mas também quero uma lente macro para tirar fotos de artrópodes em um geral (apesar que vou começar a trabalhar com silvestres, mas a minha lente quebra o galho no momento)! E também pq queria para tirar fotos do cotidiano e (quem sabe) conseguir uma grana rsrsrs Em fim, sou super iniciante no meio das DSLR! Mas gostei mesmo do resultado da T3i... Espero ter ajudado! Abraço e boa sorte :D
MMF - Canon EOS 600d / Rebel T3i; Lente 18 - 55mm.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2012, 19:22:27
Qualquer cam de entrada vai lhe atender muito bem, tanto Canon quanto Nikon.
Posso opinar pela Canon que é o sistema que mais conheço.

Acho que a sua maior preocupação nem deve ser a cam, porque ela, comj o passar do tempo, se vai. Fixe-se na lente e no flash.

Eu recomendo para lente a EF 100mm f/2.8 USM Macro (pelo custo); EF 50mm f/2.5 Compact Macro (pelo custo); EF 100mm f/2.8L Macro IS USM (pela alta qualidade); MP-E 65mm f/2.8 1-5x Manual Focus (pela altíssima qualidade); EF 180mm f/3.5L Macro USM (pela alta qualidade).
A MP-E é de foco manual mas consegue altíssimas magnificações no nível de 1:5.
A 100mm L tem custoXbenefício bom aliando alta qualidade e boa distância de foco para magnificações máximas de 1:1.
A 180mm L é a que vc vai conseguir ficar mais afastada do motivo para conseguir magnificação de 1:1.

Quanto ao flash opte por um sistema próprio para macro como o MR-14EX TTL Macro Ring Lite Flash. Existem outros susbstitutos mais baratos. Aí só pesquisando para saber direito. Há muita coisa...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


tadashifotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • http://www.olhares.com/tadashifotografo
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2012, 13:29:11
Muitos vão te recomendar Nikon ou Canon que são excelentes equipamentos e possuem uma grande variedade em acessórios, principalmente lentes. A recomendação que muitos fazem para as câmeras reflex é justamente pela possibilidade da troca de lentes pois são elas que fazem a captação da imagem e cada tipo de lente tem as suas características na imagem resultante.

Entretanto, você pretende fazer uso em campo e por causa disso o equipamento estará exposto às  intempéries do ambiente. Pensando nisso leve em consideração adquirir uma Pentax K5.

Eu utilizo equipamentos Nikon mas estou pensando em trocar por Pentax, o problema é que a Pentax não possui uma variedade de acessórios tão grande.

Para entender melhor veja o vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=Eo61t5fH6Qw


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2012, 13:35:09
Casayuri,

Sobre equipamentos vc hja rcebeu algums dicas...boas dicas alias! Mas o tipo de fotografia que vc pretende fazer não é das mais simples, por isso nao esqueça de consultar, comprar, enfim...bons livros sobre MACROFOTOGRAFIA

 Boa sorte!
 M Rezende


casayuri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2012, 10:53:51
Oi pessoal

Obrigada pelas diversas respostas. Pois é, tenho que pesquisar os preços e ver quanto vai morrer nessa brincadeira toda rs...

E quanto a Nikon, alguém tem alguma sugestão de lentes/corpo?

Abraços a todos





tadashifotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • http://www.olhares.com/tadashifotografo
Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2012, 13:59:22
Embora já tenha saído de linha, a Nikon D90 é uma ótima opção em relação custo X benefício e você ainda encontra exemplares novos no mercado.

A sucessora da D90 é a D7000 mas em breve também será lançada a substituta dela.

Uma lente de uso geral muito popular é a Nikon 18-105mm, inclusive para estes 2 modelos de câmera existe a opção de compra na forma de kit combinado com essa lente. Com um kit desses é possível fazer muita coisa mas você vai ter que aprender a utilizar o equipamento para extrair todo o potencial dele.

Oi pessoal

Obrigada pelas diversas respostas. Pois é, tenho que pesquisar os preços e ver quanto vai morrer nessa brincadeira toda rs...

E quanto a Nikon, alguém tem alguma sugestão de lentes/corpo?

Abraços a todos


tadashifotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • http://www.olhares.com/tadashifotografo
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2012, 14:06:43
Independente da marca do equipamento escolhido, dê uma olhada no acessório no link abaixo.

Não se trata de um flash, é um acessório de iluminação que se acopla na lente, funciona como uma "lanterna".

http://www.amazon.com/NEEWER%C2%AE-Light-Macro-Canon-Tamron/dp/B003LYF5P2/ref=sr_1_2?s=photo&ie=UTF8&qid=1345050235&sr=1-2&keywords=ring+light

Oi pessoal

Obrigada pelas diversas respostas. Pois é, tenho que pesquisar os preços e ver quanto vai morrer nessa brincadeira toda rs...

E quanto a Nikon, alguém tem alguma sugestão de lentes/corpo?

Abraços a todos


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2012, 18:39:38
Antes de tudo, coloque o valor que está disposta a investir.

Não temos como recomendar nada sem esse "item"


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2012, 17:22:32
opa, cheguei um pouco atrasada, mas cheguei...
sou colega de profissão tbém, rs. Quer dizer, sou colega de diploma, pois sou na verdade, servidora pública, loooonge da biologia, hehe.
mas nos meus estágios, trabalhos voluntários e etc, ficou claro, MUUITO claro que pra mim, nada seria melhor do que uma boa superzoom. Qdo se anda no campo, às vezes em trilhas puxadas, com mochila, lanchinho, água, filtro solar, repelente, lanterna, etc, fica complicado incluir uma câmera grande com suas 2-3 lentes... Pra mim pelo menos, nunca rolou. Sem falar no troca troca de lente, poeira no sensor...
Se vc comprar uma boa superzoom como a Panasonic FZ150, vai ter fotos "close up" a 1 cm de distância do objeto (não é macro, é close up!), mas pode adicionar um filtro close up de boa qualidade tipo a raynox DCR-250 e melhorar ainda mais a aproximação (bem, nesse caso, será a magnificação da foto mesmo, pois a aproximação não tem como ser mais de 1 cm, hehe). Pode tbém usar um flash circular para macro (mas aí não vai ser possível usar junto com o filtro close up, pois ambos ficam rosqueados na lente, como um filtro).
Pode ainda, acoplar um flash externo.
Sinceramente, por tudo o que vc descreveu aí, acho que uma Panasonic FZ150 vai te atender muito bem.
Leia um puquinho sobre ela aqui. É uma câmera bem bacana.
http://www.foto-facil.com/2011/08/panasonic-fz150-e-missao-de-corrigir.html


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2012, 17:37:33
Rbém acho que uma FZ150 como a Helena sugeriu dá conta de quase todas as suas ponderações......e tem um custo/benefício muito bom!
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2012, 17:40:22
ah sim, hoje, eu já tenho uma câmera reflex.
e para as aventuras biológicas, tenho uma canon SX40hs (é outra boa opção). continuo não levando a reflex pra o campo.  :D
As costas agradecem...
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, 17:41:43 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2012, 17:50:49
Rbém acho que uma FZ150 como a Helena sugeriu dá conta de quase todas as suas ponderações......e tem um custo/benefício muito bom!

cara, pra mim, a FZ150 dá conta de TODAS as ponderações. Vamos lá:

1) Sou bióloga e vou a campo. Então seria bom que fosse algo não mega pesado. ok pra Pana FZ150, é uma câmera que vai de 25mm (grande angular-GA) até 600mm (super tele), sem ter qualquer necessidade de carregar outra(s) lente(s) pra cobrir esse ou algum range mais próximo!!

2) Pretendo tirar fotos de invertebrados, ou seja, coisas pequenas, tipo aranhas e insetos, às vezes de até 1cm ok para a FZ 150, que faz fotos macro (close up, na verdade) a 1 cm de distância. Pra fazer fotos como a Pana na reflex, precisaria de outra lente, que com certeza não é coisa barata (veja o item 6, rs)

3) Muitas das fotos em campo serão à noite. ok para a Pana, pois para usar ISO baixo, basta o uso de um tripé. Aliás, se quiser extrair o máximo de qualidade até com a reflex, o uso do tripé é indicado, SEMPRE, em luz baixa. Ou então, usa-se o flash (pode se usar um flash externo no caso da Pana).

4) O tempo entre uma foto e outra, especialmente à noite, não pode ser muito grande, pois como tiro fotos de coisa vivas (que tendem a correr quando levam o primeiro flash na cara), preciso ser rápida! Bem, talvez aí a Pana não esteja totalmente dentro da ponderação, rs, mas o problema no caso, é o flash... acho que pra congelar o bicho correndo de noite, precisaria de flash. Sim, as reflex são mais rápidas (inclusive na carga do flash externo, creio eu). Tá bom, nesse quesito, a reflex ganha, rs. mas só nesse!

5) Também queria aproveitar a máquina para tirar fotos de paisagens, inclusive em viagens de férias super ok pra Pana, com seus 25mm de grande angular!! As lentes básicas das reflex, são 18mm que correspondem a 27-28mm, ou seja, menos que a GA da pana. Para ter mais GA em reflex, precisa-se desembolsar uma grana numa lente GA (veja o item 6, rs).

6) Em questão de preço, também nada super caro, pois não pretendo trocar de máquina por um bom tempo. Ok para a Pana tbém, pois vc tem tudo em um!! VAi precisar provavelmente de um bom filtro close up para melhorar as fotos macro, um flash circular, um flash externo... Mas tudo isso ela precisaria comprar tbém com a reflex, com exceção da raynox, porém, teria que comprar uma lente macro que é BEM mais cara que a rayonox. Ok, tem a opção do tubo extensor pras reflex, mas é mais algo pra carregar, acho que deve ter um preço semelhante à raynox (talvez um pouco mais barato). mas dá mais trabalho, pois obrigatoriamente vai ter que usar o modo manual da câmera. Nessa, o bicho pode já ter indo embora. A não ser que compre tubos com contatos, que são mais caros que a raynox.  :D

7) Também tirarei fotos de animais em laboratório Ok pra pana tbém. Acho que qualquer câmera vai desempenhar bem essa função, até uma automática compacta, sabendo usá-la.

8) Vou aos Estados Unidos, então pretendo comprar por la. perfeito, pra toda e qualquer câmera, rs.


Viu só como a Pana é uma excelente opção pra ela?  :D
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, 17:57:33 por Helena Bsb »


casayuri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2012, 01:36:47
Puxa, galera

Valeu pelas dicas. Vou dar uma olhadinha no custo de cada uma das sugestoes!
Depois eu conto qual eu comprei
Abracos a todos!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2012, 10:36:24
Vou passar minha sugestão:
D7000 com 105mm VR

Ou se for muito cara para seu "gosto"/bolso:
Tamron 90 macro
Tokina 100 macro

Se ainda assim, o corpo pesar muito (no orçamento ou no pescoço)
D5100 (+) ou D3200 (+) ou D5000 (+ ou -) ou D3100 (-).

Não esqueça do tripé, como falado. Bom é tripé pesado (nunca testei os de fibra de carbono, e o peso estabiliza mais a imagem)...

Um kitzinho de lente (tokina)+camera(D3200)+18-55 (sem cartões) com tax de NYC sai US$1240.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 10:37:06 por dkfuji »