Autor Tópico: Yashica LM - uma relíquia da minha família.  (Lida 3839 vezes)

lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Online: 14 de Agosto de 2012, 02:05:59
Pois bem, achei uma Yashica LM que pertenceu ao meu bisavô. Segue aqui uma foto da criança:
http://www.flickr.com/photos/tutabeier/7779090882/in/photostream

Apesar de alguns riscos, as lentes não possuem fungos. No mais, cortina, velocidade e obturador estão 100%.  :clap:

Mesmo sendo uma relíquia, eu quero queimar uns filmes com essa bichinha (isse se minha mãe ou meu avô não me matarem antes de eu sair pela porta com ela no pescoço). Os filmes eu já achei, também já achei como colocar os filmes 120 nela (apesar de ter entendido no vídeo, acredito que vou penar um pouco).

Alguém sabe onde posso achar o manual dela? 95% das funções eu entendi (disparador, diafragma, obturador, temporizador e etc). Mas tem um botão de iso e outro de medição (fotômetro?) que não sei como funciona (se tiver, será que acho bateria?).

Outra coisa: quantas poses essa câmera faz com um filme de 120? Ainda dá pra achar filme de 220?


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2012, 09:46:56
Link do manual:
http://www.butkus.org/chinon/yashica/yashica_lm_44/yashica_lm_44.htm

E faça boa leitura, e depois posta as fotos não vá esquecer... parabéns pela maquina é muito bacana...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2012, 09:56:59
Filme aconcelho dois, os dois se acha no Brasil, comprando pela internet, nas lojas grandes de SP.

1 - ASA 100 - Fuji Acros
2 - ASA 400 - Ilford HP5 Plus

Ambos preto e branco!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2012, 23:29:06
Link do manual:
http://www.butkus.org/chinon/yashica/yashica_lm_44/yashica_lm_44.htm

E faça boa leitura, e depois posta as fotos não vá esquecer... parabéns pela maquina é muito bacana...

Este não é o manual da câmera, mas não tem problema, pois quando falei que iria usar a câmera minha mãe disse "peraí", saiu da sala e voltou com a caixa original da câmera (completa, com tampa e papelões do interior), com parassol, com filtro amarelo e vermelho, com case de couro e com manual em inglês.

Em outras palavras: a câmera está completinha. Funcionando 100% (inclusive o fotômetro) e com todos os acessórios.

Eu vou escanear este manual e enviar para este site, para que eles disponibilizem o manual lá.

Obviamente que eu não pretendo vender, mas alguém tem idéia de quanto vale mais ou menos uma câmera como esta (tudo funcionando e com todos os acessórios e caixa original)? Só curiosidade mesmo.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2012, 23:53:31
Se a sua for a que está no link da foto que vc postou, não tem fotometro.

Tem sim, um modelo de LM que tem o fotometro.

No ebay, acha-se, em bom estado, por 139 dólares. As Yashica não são as mais caras.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2012, 23:56:09
Se a sua for a que está no link da foto que vc postou, não tem fotometro.

Tem sim, um modelo de LM que tem o fotometro.

No ebay, acha-se, em bom estado, por 139 dólares. As Yashica não são as mais caras.

Abcs

Tem sim. Fotômetro de selênio. Mas ele está escondido embaixo daquele "Yashica LM". Aquilo é uma tampa que tu levanta e expõe o fotômetro. Quando não for usar, fecha a tampa e o fotômetro não fica exposto. O fotômetro é igual ao da Trip 35, aquelas bolinhas de selênio.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2012, 15:51:22
Lucas,

Dá uma olhadinha no Mercado Livre, de vez em quando a aparece uma. No eBay tem muito mais ofertas do que aqui no Brasil. Esses dois lugares já vão te dar uma idéia de preço.

No caso dos preços lá fora, considere o seguinte. Quem for comprar vai pagar:

- O preço da câmera
- Frete para o Brasil
- 60% de imposto de importação (Sobre produto + frete. Sim, esses valores somados é a base de cálculo).
- 6,38% de IOF sobre a despesa no cartão de crédito.

O mercado brasileiro anda bem mais devagar que o eBay, por exemplo. Então o que muita gente faz é pegar o preço em Dolar no eBay (+ o frete talvez, isto depende de você) e converter isso para Reais. Pronto! É uma boa referência para valores atualmente praticados aqui no Brasil, mas, considerando que a câmera esteja realmente muito boa (pois é assim que ela se apresenta lá fora), sem nada pra fazer a não ser colocar filme.

Uma câmera como essa se ficar parada por muito tempo recomenda-se fazer um CLA (sigla em ingês que quer dizer Limpeza, Lubrificação e Ajuste). Esse serviço aqui em SP, num lugar bom feito por gente competente, deve custar entre R$ 90,00 e R$ 120,00 creio eu.

Pra vc ter uma idéia de preço do eBay, uma câmera pra custar muito barato cujo valor seja, por exemplo, de U$ 150.00 + U$ 45.00 de frete, isto vai custar como preço final aqui no Brasil por volta de R$ 675,00.

Me lembrei de outra coisa. As Yashica Mat são equipadas com duas lentes: Yashinon e Yashikor. Há alguma diferença de qualidade entre as duas. Pesquise sobre esse assunto e veja você mesmo.

Eu estou vendendo uma. CLIQUE AQUI e veja a carinha dela.

Não sei se me falta um pouco de "etiqueta" por fazer propaganda indireta aqui no seu post. Por favor, não fique muito bravo comigo, não.
-22.352971,-48.775582


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2012, 16:26:42
Lucas,

Dá uma olhadinha no Mercado Livre, de vez em quando a aparece uma. No eBay tem muito mais ofertas do que aqui no Brasil. Esses dois lugares já vão te dar uma idéia de preço.

No caso dos preços lá fora, considere o seguinte. Quem for comprar vai pagar:

- O preço da câmera
- Frete para o Brasil
- 60% de imposto de importação (Sobre produto + frete. Sim, esses valores somados é a base de cálculo).
- 6,38% de IOF sobre a despesa no cartão de crédito.

O mercado brasileiro anda bem mais devagar que o eBay, por exemplo. Então o que muita gente faz é pegar o preço em Dolar no eBay (+ o frete talvez, isto depende de você) e converter isso para Reais. Pronto! É uma boa referência para valores atualmente praticados aqui no Brasil, mas, considerando que a câmera esteja realmente muito boa (pois é assim que ela se apresenta lá fora), sem nada pra fazer a não ser colocar filme.

Uma câmera como essa se ficar parada por muito tempo recomenda-se fazer um CLA (sigla em ingês que quer dizer Limpeza, Lubrificação e Ajuste). Esse serviço aqui em SP, num lugar bom feito por gente competente, deve custar entre R$ 90,00 e R$ 120,00 creio eu.

Pra vc ter uma idéia de preço do eBay, uma câmera pra custar muito barato cujo valor seja, por exemplo, de U$ 150.00 + U$ 45.00 de frete, isto vai custar como preço final aqui no Brasil por volta de R$ 675,00.

Me lembrei de outra coisa. As Yashica Mat são equipadas com duas lentes: Yashinon e Yashikor. Há alguma diferença de qualidade entre as duas. Pesquise sobre esse assunto e veja você mesmo.

Eu estou vendendo uma. CLIQUE AQUI e veja a carinha dela.

Não sei se me falta um pouco de "etiqueta" por fazer propaganda indireta aqui no seu post. Por favor, não fique muito bravo comigo, não.

Relaxa, Braga. Eu não me importo com sua propaganda. Como eu disse, eu não venderia ela, só queria mesmo saber o preço pela curiosidade.

Vou dar uma pesquisada sobre a lente.

Essa tua tem fotômetro? Eu ainda não compreendi como funciona o fotômetro...

Ele marca uma abertura (por exemplo, 5.6). Aí eu preciso deslizar uma régua que tem em cima da câmera até alinhar o 5.6 com o ISO do filme (por exemplo, 100). Depois, pelo que entendi, é possível tirar todas as combinações de velocidade e abertura direto desta régua. Mas como?

Vou tentar escanear ainda hoje o manual. Aí quem puder me ajudar, agradeço.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2013, 18:53:17
Relaxa, Braga. Eu não me importo com sua propaganda. Como eu disse, eu não venderia ela, só queria mesmo saber o preço pela curiosidade.

Vou dar uma pesquisada sobre a lente.

Essa tua tem fotômetro? Eu ainda não compreendi como funciona o fotômetro...

Ele marca uma abertura (por exemplo, 5.6). Aí eu preciso deslizar uma régua que tem em cima da câmera até alinhar o 5.6 com o ISO do filme (por exemplo, 100). Depois, pelo que entendi, é possível tirar todas as combinações de velocidade e abertura direto desta régua. Mas como?

Vou tentar escanear ainda hoje o manual. Aí quem puder me ajudar, agradeço.

escaneou o manual?? eu peguei uma linda mas não veio com manual.. :(


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2013, 23:46:35
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2013, 23:48:34
-22.352971,-48.775582


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Março de 2013, 08:03:48
valeu Braga, mas esse não abre, e a minha nova LM é igual a do lucas.beier

http://www.flickr.com/photos/tutabeier/7779090882/in/photostream

Uai, pra mim aqui tá abrindo normalmente. Até fiz download do bicho. Quer que eu te mande por email? Se sim, me mande o endereço por MP.
-22.352971,-48.775582


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #13 Online: 27 de Março de 2013, 11:15:59
Uai, pra mim aqui tá abrindo normalmente. Até fiz download do bicho. Quer que eu te mande por email? Se sim, me mande o endereço por MP.

mandando