Autor Tópico: Review pessoal - Olympus OM-D E-M5  (Lida 20316 vezes)

Konica forever

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Vejam imagens da venda no Imageshack
Resposta #75 Online: 30 de Julho de 2013, 22:36:49
Olá, agora tb. tenho uma E-M5, estou abandonando Nikon DSLR, levei além dela da Alemanha uma linda Konica T3N e vou futuramente explorar esta opção de usar lentes Hexanon na E-M5 (mas ainda não tenho o adaptador).

Ja usei a E-M5 numa viagem curta na Bahia e estou impressionado. Só usei o modo 100% automático, nem tive tempo de ler o Manual por enquanto, mas a automática presta! O modo automático p.ex. consegue ajustar corretamente uma foto contra o sol acima do mar na hora do por do sol, excelente.

Levei junto com o corpo (que consegui seminovo bem em conta com grip!) a lente Panasonic 14-45 que tb. gosto por enquanto.

Devo admitir que o custo das melhores lentes fixas do sistema assusta (12mm, 25mm, 45mm, 75mm), acho que não vou entrar nessa, minha decisão de sair do sistema Nikon DSLR era também motivada pela possibilidade de baixar o custo do equipamento, além de ter algo pequeno que realmente uso.
idioma teuto-português; Olympus E-M5 + Konica T3n, Hexanon 4/21, 2/35, 1.8/40


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #76 Online: 03 de Agosto de 2013, 13:36:08
Devo admitir que o custo das melhores lentes fixas do sistema assusta (12mm, 25mm, 45mm, 75mm), acho que não vou entrar nessa, minha decisão de sair do sistema Nikon DSLR era também motivada pela possibilidade de baixar o custo do equipamento, além de ter algo pequeno que realmente uso.

Sugiro que compres ao menos a Oly 45mm f1.8,é a mais barata e tem uma qualidade INCRÍVEL :eek: . Tu não te arrependerás!  :D
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


jpuerro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #77 Online: 15 de Agosto de 2013, 17:30:31
Ola pessoal!
tenho 2 olympus om-2n com varias lentes..
pergunto: estas lentes servem direto na om-d ou tem que ter adaptador?
se precisa de adaptador qual é?

abs e obrigado

joao


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #78 Online: 15 de Agosto de 2013, 17:35:19
Ola pessoal!
tenho 2 olympus om-2n com varias lentes..
pergunto: estas lentes servem direto na om-d ou tem que ter adaptador?
se precisa de adaptador qual é?

abs e obrigado

joao

apaguei seu post no outro tópico. naõ tem necessidade de fazer a mesma pergunta em dois tópicos diferentes na mesma sala.  :ok:
Sim, é necessário usar adaptador. Não sei exatamente qual é, mas alguém aqui irá te esclarecer isso.


jpuerro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #79 Online: 15 de Agosto de 2013, 20:10:38
Ah ok Helena! coloquei lá e depois vi que este estava mais atualizado..

Bom então deve existir este adaptador?

obrigado pela ajuda por enquanto.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 15 de Agosto de 2013, 21:44:08
Ola pessoal!
tenho 2 olympus om-2n com varias lentes..
pergunto: estas lentes servem direto na om-d ou tem que ter adaptador?
se precisa de adaptador qual é?

abs e obrigado

joao

João, tem que ter um adaptador sim. Existe um modelo especifico da Olympus, mas custa caro, em torno de 150 dólares. Por sorte existem paralelos, bem mais baratos, em torno de 20 dolares no ebay. São puramente mecânicos, não enviam informação alguma para a câmera, ou seja, você fixa a abertura na lente e a câmera define a velocidade, no caso de prioridade de abertura. Obviamente o foco também é manual.  Quando for comprar procure simplesmente por adaptador OM to m4/3. É bom lembrar do fator crop: a distancia focal das lentes antigas FF, ficarão dobradas no corpo das m4/3, por exemplo uma 50mm se torna uma 100mm na m4/3.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 15 de Agosto de 2013, 21:48:08
Ah ok Helena! coloquei lá e depois vi que este estava mais atualizado..

Bom então deve existir este adaptador?

obrigado pela ajuda por enquanto.

http://www.amazon.com/Fotodiox-Adapter-Olympus-Panasonic-Cameras/dp/B002TSWTAA/ref=sr_1_1?s=electronics&ie=UTF8&qid=1376614036&sr=1-1&keywords=Zuiko+OM+MFT

É esse aí.
Funciona 100%
 :ok: :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 15 de Agosto de 2013, 22:16:02
Boa indicaçao Lordakner! Estou de olho nele também, vou comprar na primeira oportunidade. Tenho um Fotga, xing-ling bem conhecido que funciona, mas nao é lá grande coisa porque tem uma ligeira folga entre o adaptador e o corpo. Ia mencionar no post mas acabei esquecendo. Gostaria de saber mesmo como é e como funciona o original. Pelo preço imagino que deva comunicar a abertura para a camera, nao é? Pelo menos é o minimo q se espera..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 15 de Agosto de 2013, 22:27:03
Boa indicaçao Lordakner! Estou de olho nele também, vou comprar na primeira oportunidade. Tenho um Fotga, xing-ling bem conhecido que funciona, mas nao é lá grande coisa porque tem uma ligeira folga entre o adaptador e o corpo. Ia mencionar no post mas acabei esquecendo. Gostaria de saber mesmo como é e como funciona o original. Pelo preço imagino que deva comunicar a abertura para a camera, nao é? Pelo menos é o minimo q se espera..
Mas a Olympus é capaz de fotometrar pela abertura que tu colocar na lente, te dando a velocidade. Não faz falta alguma.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 15 de Agosto de 2013, 22:49:36
Mas a Olympus é capaz de fotometrar pela abertura que tu colocar na lente, te dando a velocidade. Não faz falta alguma.  :)

Sim, estou ciente, mas faz falta ter tal informaçao no EXIF para consulta futura.. Constar somente velocidade nao ajuda muito, pior é ter que anotar tudo a mão,  rs..
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 22:50:46 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


jpuerro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #85 Online: 16 de Agosto de 2013, 18:10:45
Opa! valeu pela ajuda pessoal! para mim não faria diferença pois sempre fotografo no manual e minhas lentes são todas com foco manual também!!

ah, também uso nikon e não vi no ebay um adaptador para essas lentes para nikon, só para canon e outras... ele não existe?
pois minha zuiko 55mm 1.2 ficaria tão bem na minha nikon.. he he!

abs


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 16 de Agosto de 2013, 19:33:40
ah, também uso nikon e não vi no ebay um adaptador para essas lentes para nikon, só para canon e outras... ele não existe?
pois minha zuiko 55mm 1.2 ficaria tão bem na minha nikon.. he he!


Tudo indica que é uma adaptação complexa que tem que ser feita em cada lente Zuiko que se pretenda usar com Nikon.. Nao é a toa que nao se encontra facilmente..
http://www.leitax.com/OlympusOM-lens-for-Nikon-cameras.html
« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 19:34:34 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


jpuerro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #87 Online: 19 de Agosto de 2013, 11:27:39
Nossa vc tem razão angelone!

parace complexo ao ponto de dar vontade de desistir... he he! :o

obrigado!

joao


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 08 de Dezembro de 2013, 10:21:29
Olá pessoal!

É sempre instigante quando entramos num universo "novo", "desconhecido"... finalmente chegou a hora de ter uma mirrorless micro 4/3!!  :)


E a escolha foi esta linda Olympus OM-D ME-5 junto com uma objetiva Zoom GA M-Zuiko 9-18mm f/4-5.6 ED MSC (aqui está):











Bom, a primeira impressão ao pegar na mão não correspondeu às minhas expectativas; pensava que era uma câmera mais "robusta", maior e mais pesada... mas de fato ela é bem compacta e levinha (cabe na palma da mão, e olha que tenho mãos pequenas...!)




Comparando com uma Canon G12, vejam como ela é apenas um pouquinha mais comprida... sem a objetiva, diria que essa EM-5 se encaixaria na categoria de "compacta", pelo tamanho:






E também imaginava que ela teria a mesma consistência das câmeras antigas... não que ela seja frágil (ela é bem construída sim, e selada contra intempéries); mas eu tenho aqui uma relíquia do meu tio que já faleceu, uma Mamiya; e achava que era igual essas antigas, mas com sistema digital... vejam abaixo a comparação entre as duas; a Mamiya é um pouco maior...





*****************
E agora, em relação aos comandos, no começo estranhei tudo, pois estava acostumado com as DSLR´s.... mas já estou me adaptando bem; primeiramente parece uma câmera de "brinquedo", miniatura... mas já não estou mais com essa impressão.

Ainda me confundindo com os 2 dials superiores (controle de abertura e velocidade); não decorei ainda se é p direita , esquerda....rssss;

O menu tem muitas funções, no LCD  e de fácil acesso; o AF é muito bom mesmo, super rápido; o visor também gostei!!

Bom, ainda não tem nem 24h que estou com ela, por isso não tenho como aprofundar muito....

******************
E, finalmente.... os resultados!!!
Não fiz muitas fotos ainda, ontem estava a maior chuva.... então, vou deixar aqui apenas 3 exemplos "despretenciosos", somente mesmo para ilustrar as primeiras fotos com essa duplinha!!

1. Uma em 9mm (18mm equiv.):


2. Minha princesinha, tb em 9mm:


3. Uma em 18mm (36mm equiv.), tentando verificar o desfoque (...já que num sensor reduzido com uma lente "escura", dizem que não dá pra fazer um bom desfoque, mas outros fatores são mais importantes que isso, vejam uma prova... que acharam?):


Gostei muito desta última foto (lembrando que todas as três sairam direto da câmera, em Jpeg, sem edição...); ótima definição, sharpness, cores, contraste, e Bokeh...!!!

Ou seja, fiquei muito satisfeito!!!  :D :D

Em breve, um "teste" prático mais "rigoroso".... entre essa dupla e a MarkIII+tokina 16-28mm (...aguardem!!!).

Até mais!!!!  :ok: :ok:
*********************



*********************
Sony A5100 + 16-50mm


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #89 Online: 08 de Dezembro de 2013, 10:54:35
aiinnn, que lindaaaa!!
Essa pratinha....  :wub: :wub: :wub: :wub:
Ela deve ser do tamanho da E-P3. Comigo foi o contrário... qdo chegou a E-P3 eu me assustei um tico com o tamanho, pensei que fosse um pouco menor, hehe. mas agora já habituei, e creio que nesse aspecto, não terei qualquer surpresa com a E-M5.
Qto à robustez, eu já não esperava nada de diferente tbém, acho que não só pelo sistema em si (as entranhas do sistema digital devem ser bem diferentes das entranhas dos antigos sistemas de filme), mas tbém pq hj as coisas infelizmente são feitas pra serem descartáveis, terem tempo útil de vida só pra gente ir comprando mais e mais.
Estou contando os dias pra receber minha neguinha, hehe.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2013, 10:55:12 por Helena Bsb »