Autor Tópico: Tudo sobre o CHDK para canon!!  (Lida 33511 vezes)

Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #75 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 22:24:39
Não vi nada parecido com isso ainda.

Aguardar alguém que tenha tido o mesmo problema.

Parece falha de gravação no cartão, mas é um chute.  :ponder:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


marcus_elias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #76 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 22:33:22
vou tentar mudar a resolução. Estou usando um cartão claesse 4... tbm pode ser!
Canon - SX240


Aldimar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #77 Online: 30 de Março de 2013, 12:29:00
Alguém sabe dizer se é possível usar o CHDK com a canon SX50, pq segundo o que li neste tópico é possível obter alguns controles interessantes de exposição ampliando assim a técnica, sei que é uma camera nova, mas se alguém souber responde aí :ok:
"eu queria roubar a natureza e por isso tive que me tornar um ladrão.”
http://www.flickr.com/photos/96126276@N05/


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 10 de Abril de 2013, 13:43:21
Alguém sabe dizer se é possível usar o CHDK com a canon SX50, pq segundo o que li neste tópico é possível obter alguns controles interessantes de exposição ampliando assim a técnica, sei que é uma camera nova, mas se alguém souber responde aí :ok:
Aldimar, existe uma versão BETA do CHDK para a SX50. Não sei até onde é confiável já que está na fase de testes e nunca vi ninguém que usa comentar algo a respeito.... geralmente os erros que aparecem vão sendo corrigidos... então é bom esperar um pouquinho. É o tempo que vc se habitua com a câmera tb. Se souber de alguma novidade te aviso. o/
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 09 de Abril de 2014, 23:19:08
Vou desenterrar esse tópico pq a pergunta havia ficado sem resposta e hj temos 2 versões pra SX50HS. Uma, digamos, estável e outra beta. A estável + os scripts é a que uso e recomendo... parece q comprei outra câmera! Agora a limitação é mais do usuário que da câmera. Levando em conta meu uso amador e de quem gosta de diversão e versatilidade, a SX50 é uma baita câmera.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


sergio_rfalmeida

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #80 Online: 04 de Maio de 2014, 15:34:18
Amigo, você teria um tutorial de como fazer a instalação do CHDK e onde baixar? Adquiri uma recentemente e estou querendo instalar o CHDK principalmente pelo fato de poder aumentar o tempo de exposição para fotografar estrelas.

Agradeço desde já!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #81 Online: 04 de Maio de 2014, 19:38:05
O tutorial está na primeira página do tópico.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


amurim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 05 de Maio de 2014, 10:32:26
Pessoal, estou tendo problemas com o script chamdo CHDKplus.lua tento carregar ele e dá mensagem de errro dizendo que não há botão ou configuração do botão de saída. Alguém já tentou carregar este script com sucesso ?

valeu
Minhas Fotos no Flickr:



marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 05 de Maio de 2014, 21:27:07
Amigo, você teria um tutorial de como fazer a instalação do CHDK e onde baixar? Adquiri uma recentemente e estou querendo instalar o CHDK principalmente pelo fato de poder aumentar o tempo de exposição para fotografar estrelas.

Agradeço desde já!
Hoje já ta bem mais fácil de instalar ele, pois tem videos no YT e manual no próprio site onde baixa o hack.  Uma das primeiras coisas a fazer depois dele instalado é mudar a língua pra PT. Dai fica muito mais simples
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 05 de Maio de 2014, 21:35:20
Dos recursos que já utilizei os que deixo mais vezes habilitados é o destravamento de ISO com maiores tempos de exposição que naturalmente são travados em 80 apos 1" de exposição. Lembrando que com o hack da pra expor até 60" (originalmente, 15").
Também destravei o limite de video (apesar de não ter utilizado ainda)
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


nafraf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #85 Online: 10 de Maio de 2014, 00:27:25
Desculpe, corrigi o link

http://www.flickr.com/photos/93206274@N05/8473979521/
Fotos RAW como essa são geradas quando o programa está lendo o buffer errado.
Isso pode acontecer por um erro no port, ou porque não todos os modos de captura estão sendo suportados para a captura RAW
No caso da SX240, não é possível gerar RAW usando o modo AUTO nem o LOW_LIGHT.  http://chdk.wikia.com/wiki/SX240HS#CHDK_Specialties

Uma solução possível: verifica se a última versão de CHDK foi instalada e usa um modo diferente de captura (P por exemplo); se o erro persiste, posta uma mensagem no forum de desenvolvedores do CHDK, existe um thread para cada modelo.


nafraf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #86 Online: 10 de Maio de 2014, 13:49:05
Dos recursos que já utilizei os que deixo mais vezes habilitados é o destravamento de ISO com maiores tempos de exposição que naturalmente são travados em 80 apos 1" de exposição. Lembrando que com o hack da pra expor até 60" (originalmente, 15").
Também destravei o limite de video (apesar de não ter utilizado ainda)
Com a maioria de modelos é possível ter tempos de exposição maiores de 60". A lista de modelos que suportam esses tempos está nesta tabela: http://chdk.wikia.com/wiki/CameraFeatureTable.  Coluna ETR = Yes.
Se algum modelo não suporta a função, se o usuário da câmera estiver disposto a testar uma nova versão, os desenvolvedores do CHDK podem ajudar.


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 10 de Maio de 2014, 15:34:04
Com a maioria de modelos é possível ter tempos de exposição maiores de 60". A lista de modelos que suportam esses tempos está nesta tabela: http://chdk.wikia.com/wiki/CameraFeatureTable.  Coluna ETR = Yes.
Se algum modelo não suporta a função, se o usuário da câmera estiver disposto a testar uma nova versão, os desenvolvedores do CHDK podem ajudar.

De fato a informação do nafraf está corretíssima, o que eu quis dizer com —dá pra expor até 60" — é que realmente na prática eu fiz e afirmo que dá até 60". Mas, o limite da SX50 + CHDK é 64". Conforme as especificações muito bem colocadas pelo colega.
Aliás, ali tem várias informações que podem tirar muitas dúvidas dos usuários. Eu mesmo não tinha visto esta página ainda. :ok:

Também outro recurso que achei muito legal e até útil é o script detector de movimentos. Funciona mesmo. Agora dá até pra saber se alguém entra no meu quarto, quando não estou! :hysterical:

Só não vi ainda se tem algum que pode deixar ela enxergando no escuro, tipo aquelas 'câmeras do bbb' :shock:
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


nafraf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #88 Online: 10 de Maio de 2014, 17:22:32
Outra informação que tal vez ajude a quem quiser tempos de exposição > 64s. Configuração para tempo de exposição de 90 segundos. No menú do CHDK:
Se o CHDK estiver em português:
Código: [Selecionar]
Operações extra foto ->
Verificação velocidade [LongExp]
   Long Exp. Value [*][00:01:30]
Se o CHDK estiver em inglês:
Código: [Selecionar]
Enhanced Photo Operations ->
Override Tv type [LongExp]
  Long Exp. Value [*][00:01:30]

Para selecionar entre os campos horas:minutos:segundos, usar os botões de zoom in/out.

Também outro recurso que achei muito legal e até útil é o script detector de movimentos. Funciona mesmo. Agora dá até pra saber se alguém entra no meu quarto, quando não estou! :hysterical:
Dá para fazer, mas a luz vai ter que estar acessa :)

Citar
Só não vi ainda se tem algum que pode deixar ela enxergando no escuro, tipo aquelas 'câmeras do bbb' :shock:
Essa alteração não é possível com o CHDK, o CHDK só executa funções do firmware modificado.  Para obter uma câmera IR é preciso remover o filtro dentro da câmera. Não é muito simples... mas é possível :)


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 10 de Maio de 2014, 18:21:03
Outra informação que tal vez ajude a quem quiser tempos de exposição > 64s. Configuração para tempo de exposição de 90 segundos. No menú do CHDK:
Se o CHDK estiver em português:
Código: [Selecionar]
Operações extra foto ->
Verificação velocidade [LongExp]
   Long Exp. Value [*][00:01:30]
Se o CHDK estiver em inglês:
Código: [Selecionar]
Enhanced Photo Operations ->
Override Tv type [LongExp]
  Long Exp. Value [*][00:01:30]

Para selecionar entre os campos horas:minutos:segundos, usar os botões de zoom in/out.

Então, mas na prática isso não funcionou na minha câmera, já havia testado com 1min30seg e ela para de registrar em 1:04 mesmo. Por isso que uso 1min00seg.
A não ser que a última atualização da firmware já mudaram isso também. Pois quando testei a alta exposição nessas condições ela fez o que eu disse acima, estava na primeira versão do Hack. Depois que atualizei só uso 60" mesmo.

Citar
Dá para fazer, mas a luz vai ter que estar acessa :)

Meu quarto é escuro, logo, pra entrar vai ter que acender a luz... :D

Citar
Essa alteração não é possível com o CHDK, o CHDK só executa funções do firmware modificado.  Para obter uma câmera IR é preciso remover o filtro dentro da câmera. Não é muito simples... mas é possível :)

Sabia que tinha algum jeito... mas no meu caso que não tenho muitos ReCuR$$o$, melhor não arriscar mesmo. De qualquer forma, valeu por expor suas considerações.
« Última modificação: 10 de Maio de 2014, 18:23:36 por marotomt »
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."